terça-feira, 30 de novembro de 2010

Luc & Juli na Batucada Pantanera

Embora nunca haja tempo para nada, sempre é necessário dar um tempo com as corridas.

O que não significa descanso para a tão exigida garganta. Afinal de contas, nesta quinta-feira, voltamos, a patroa e eu, ao palco do Pantanero Bar. Que foi onde tudo começou, já contei isso por aqui.

Luc & Juli, eu e ela, vamos apresentar uma parte do nosso repertório de sertanejo universitário nesta quinta-feira, 2 de dezembro, na programação da "Batucada Pantanera". Uma farra que o Mateus Ferreira arma todas as quintas-feiras lá no Pantanero. Depois de nós, sobe ao palco a rapaziada pagodeira do VemKiVem, ali de Toledo.

É claro que esperamos todos os amigos lá. Vamos começar a tocar às onze da noite.

sábado, 27 de novembro de 2010

Mundial GT nas telas do mundo

Uma das perguntas que mais ouvi e li nesta semana de GT1 World Championship aqui em Interlagos diz respeito à transmissão das corridas pela televisão. Pergunta que, para o público brasileiro, respondi já no post anterior.

As corridas de hoje e amanhã, uma classificatória e outra valendo pontuação cheia, serão mostradas ao vivo pelo site da categoria, esse aqui, com o mesmo sinal que a geradora de imagens, que neste fim de semana é minha conterrânea Master TV, vai enviar para a transmissão pelo mundo inteiro. A corrida de amanhã, que os gringos tratam como Championship Race, também será mostrada para o Brasil pela Rede TV!, que também transmite as etapas do Itaipava GT Brasil.

Além do site da categoria, que pode ser acessado de qualquer ponto onde haja algum sinal de internet, o Bloomberg TV também mostra as corridas para todo o globo. E há uma lista bastante extensa de países que veem as provas do GT1 World Championship, que ainda chamamos por aqui de Mundial FIA GT, por canais de esportes.

Áustria, Alemanha e Suíça, por exemplo, assistem pelo canal alemão Sport 1. A República Checa e a Eslováquia assistem pelo Sport5. Reino Unido e Irlanda têm três opções – a ESPN Internacional, a Sky Sports e o Bloomberg TV, este também levando a transmissão à América do Norte e à América Latina. Os países dos dois continentes (ou são um só?) também têm a opção de acompanhar o Mundial pelos canais paralelos do Speed Channel.

A Fox mostra para a Austrália. Países africanos de língua francesa têm a opção do Sport+, o mesmo que, claro, leva as corridas ao público da França. Na Bélgica também são duas opções, RTL e EXQI Sport. Na Holanda, a transmissão é atribuição da RTL7. A TV+ atende a Bulgária. A Espanha vê pelo Canal+, a Sérvia pelo Arena TV, a Itália pelo canal Nuvolari. O canal Astro transmite para Brunei e Malásia. No Japão, acompanha-se pelo J Sports.

O Showtime mostra o campeonato para os países da Península Arábica e para parte da África. O Sport TV – que nada tem a ver com o nosso SporTV – mostra o Mundial para Angola, Moçambique e Portugal. A Finlândia vê na programação do URHO. Até no Chipre podem-se assistir às corridas do GT1 World, pelo Supersport, que também mostra para a Grécia. Na África do Sul, a opção é o canal Setanta Africa.

Vários desses países têm cada corrida exibida várias vezes, e na esmagadora maioria dos casos a transmissão acontece ao vivo.

Nesse ponto, os gringos sabem das coisas. Muito.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Velocidade em dose tripla

A programação do fim de semana aqui em Interlagos é, de fato, das mais interessantes.

Com três categorias dividindo a programação, as duas primeiras corridas acontecerão já na tarde de amanhã. A primeira delas será histórica: a inédita disputa do GT1 World Championship, que há até pouco tempo era conhecido como Mundial FIA GT, terá largada às 14h30. Logo em seguida, com largada às 17h, será disputada a penúltima etapa do Itaipava GT Brasil. Nenhuma dessas duas provas será mostrada pela televisão.

No domingo, a primeira corrida será a etapa final do TNT Superbike, que tem três pilotos na disputa pelo título. Largada às 10h20. Narro para a transmissão pelo site da categoria. A corrida também será exibida na íntegra a partir das 18h, pela ESPN Brasil.

A segunda corrida do dia será a última da temporada do GT Brasil, com largada às 13h e a habitual transmissão ao vivo da Rede TV!, com Luiz Alfredo e Tiago Mendonça no comando. A segunda corrida brasileira do GT1 World, com largada Às 15h, também será mostrada pela Rede TV!.

A maioria já sabe, mas lembrar não faz mal. A inédita rodada dupla brasileira do GT1 World terá sete pilotos brasileiros na pista. Enrique Bernoldi e Xandinho Negrão vão revezar o Maserati MC12 número 2 da Vitaphone Racing Team, esse da bela foto aí de cima, produzida pela Fernanda Freixosa.

Daniel Serra e Chico Longo fazem jornada dupla – disputam o vice-campeonato do Itaipava GT com o Lamborghini LP560 da equipe Cimed-Via Italia e estreiam na categoria mundial com o Maserati MC12 da Triple H Team Hegersport. Haja fôlego. Sérgio Jimenez e Cláudio Dahruj competirão com o Corvette Z06 da MadCroc Racing. E Ricardo Zonta mantém a parceria com o alemão Frank Kechele no Lamborghini Murcielago 670 R-SV da equipe Reiter. Essa dupla venceu as duas provas da etapa passada, na pista espanhola de Navarra.

(ATUALIZANDO EM 27 DE NOVEMBRO, ÀS 10h25)
Acabo de conversar com Jeff Carter, assessor de imprensa do GT1 World Championship. Ele confirmou que as duas corridas da etapa brasileira, batizada pela Cerveja Itaipava, serão transmitidas ao vivo pelo site da categoria, com as mesmas imagens que serão enviadas via satélite para dezenas de países. O link para quem quiser assistir às provas é esse aqui.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Tratamento vip

Podem me taxar de campeão dos lugares-comuns. De fato o sou, meu carente senso de percepção não me permite acesso a nada que você seguramente já não tenha concluído.

Chegando hoje cedo ao aeroporto, ainda em Cascavel, dei de cara com o jatão aí, da Polícia Federal. Vim a saber ainda lá, folheando o jornal enquanto tomava um café à espera do meu transporte, bem mais modesto, que o avião da PF ali estava por ter levado à cidade, no início da madrugada, dez bandidos envolvidos com a onda de terror que toma conta do Rio de Janeiro.

De Cascavel, a nova vizinhança embarcou nas vans que a levaria às acomodações da Penitenciária Federal de Catanduvas, a 60 km dali. E pelo que li na nota de capa do jornal Hoje, nosso moderno veículo ali repousava enquanto se aguardava a chegada ilustre do traficante Marcinho VP para conduzi-lo confortavelmente a Porto Velho - agora há pouco, lendo o Último Segundo, vi que o não menos ilustre Elias Maluco aproveitou a carona para o Norte.

Levam uma vida de regalias, nossos bandidos. Enquanto nos hospitais públicos da minha cidade, e da sua também, seguramente, cidadãos de bem padecem com a falta de leitos, de médicos, de ambulâncias, de medicamentos, de alguém que de fato se preocupe com seu sofrimento nas esferas onde essa dignidade deveria ser viabilizada por decreto.

É uma merda, esse nosso país.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Mais uma corridinha do TNT Superbike

Em dois tempos, eis aí a sétima etapa do TNT Superbike, corrida de três semanas e meia atrás no autódromo de Curitiba. Com vitória de Maycon Zandavalli, antecipo-lhes o final.

O campeonato chega ao fim neste domingo, em Interlagos, com definição do título - Murilo Colatrelli, José Luís "Cachorrão" Júnior e Alecsandre "Doca" di Grandi são os candidatos, como pode ser visto no site do TNT Superbike.

A narração, para o azar de vocês, é minha, a mesma que foi utilizada na transmissão ao vivo da corrida pela internet.





Não sei quem é Sonny Braz, que postou esses arquivos no YouTube. Mas deixo aqui meu agradecimento a ele.

Propaganda, a alma do negócio

Eu saía do Bradesco fulo da vida, hoje cedo, diante da constatação de que minhas provisões não me foram creditadas - o que não chega a ser uma hecatombe; na verdade, nem surpresa é - quando dei de cara com o que, segundo dizem alguns amigos, é uma daquelas coisas que me procuram.

Em princípio, nada de espetacular. Um Fusca à venda, algo com de fato que sempre tenho uma certa química. Esse, contudo, me chamou atenção pelo inusitado anúncio afixado nos dois vidros traseiros laterais.

Deu vontade de trazer para a garagem. Pelos atributos frisados, e como meu depósito bancário não veio, deve estar além das minhas possibilidades.

Sem contar que a Juli provavelmente me daria as contas se eu aparecesse em casa com mais um desses.

Mas está bonitão, o carro. Vale a pena ligar pro cara.

domingo, 21 de novembro de 2010

Na melhor de quatro

Terminou agora há pouco a penúltima corrida da temporada brasileira da Stock Car. Corrida movimentada, essa de Brasília. Ricardo Maurício chegou àquelas bandas como líder e favorito a ganhar a corrida. Largou da pole e liderou até um pneu estourado tirá-lo da disputa na 29ª volta.

Vitória de Cacá Bueno, liderança do campeonato para Max Wilson, quatro pilotos chegando a Curitiba daqui a duas semanas com chance de conquista do título. Na falta do que fazer, já que o almoço por aqui ainda não está pronto, especulo um pouquinho sobre as chances de cada um na caça ao título, que será definida daqui a duas semanas em Curitiba. Acho que vou para lá acompanhar, inclusive.

Na Stock Car, os títulos são decididos num confronto à parte nas quatro últimas corridas de cada campeonato. Apenas os 10 melhores pilotos na pontuação até ali seguem nessa disputa. Cada "finalista" pode computar três resultados nessas quatro corridas decisivas - daí a projeção de pontos brutos e líquidos que cito abaixo.

MAX WILSON - RC-Eurofarma
267 pontos brutos / 259 pontos líquidos


O baixinho era o favorito à vitória na bolsa de apostas do DataLuc, que não segue critério nenhum. Largou em sétimo e, mesmo sem ter contado com um trabalho fenomenal no pit stop, terminou em segundo. O infortúnio do parceiro Ricardinho permitiu-lhe assumir a liderança do campeonato pela terceira vez. Chega a Curitiba dependendo de si próprio para ser campeão, mas conta, claro, com várias combinações de resultado favoráveis. Pode ser campeão com o segundo lugar, desde que Cacá não ganhe a corrida. Se for terceiro, Max entra para a lista de campeões caso Cacá não o acompanhe ao pódio, desde que Ricardinho não vença. Se for quarto, Wilson dependerá de Bueno no máximo em terceiro, desde que Maurício não vença. O quinto lugar também seria suficiente ao novo líder, se Maurício for no máximo terceiro, Khodair não vencer e Bueno ficar em quinto ou menos que isso. Se Max não terminar entre os sete primeiros, fecha o campeonato com os 267 pontos que tem agora.

CACÁ BUENO - Red Bull-A. Mattheis
261 pontos brutos / 257 pontos líquidos


É quem mais volta no lucro da capital federal, onde chegou como quarto colocado na pontuação. Se vencer a etapa de Curitiba, comemora o tetracampeonato sem auxílio de calculadoras. O segundo lugar também lhe será suficiente, desde que Wilson não ganhe a corrida. Terminando em terceiro, comemora o título com Max fora do pódio e Ricardinho no máximo em segundo. O quarto lugar em Curitiba também basta ao campeão de 2006, 2007 e 2009, desde que Khodair não vença, Maurício seja no máximo terceiro e Wilson não passe do quinto lugar. Para terminar a etapa curitibana em quinto e igualar os quatro títulos conquistados por Paulo Gomes, Bueno dependerá de Wilson fora do grupo dos cinco primeiros e Maurício no máximo em terceiro, sem que Khodair vença. Caso não seja um dos 11 primeiros colocados na última corrida do ano, Cacá ficará com seus 261 pontos atuais como número final.

ALLAM KHODAIR - Blau-Full Time
252 pontos brutos / 246 pontos líquidos


Quinto na corrida de hoje, da qual poderia até ter saído como vencedor, manteve suas chances de levar o campeonato. Tem a situação mais complicada entre os quatro candidatos, já que a vitória é o único resultado capaz de lhe dar o título. Ganhando a corrida do começo de dezembro, o piloto – que a exemplo de Maurício concilia a participação na Stock Car com a disputa do Itaipava GT Brasil – precisará que o resultado final da etapa tenha Wilson fora da lista dos sete primeiros e Bueno no máximo em sexto. Se não for um dos nove primeiros em Curitiba, Khodair fecha o campeonato com os 252 pontos que já tem.

RICARDO MAURÍCIO - RC-Eurofarma
251 pontos brutos / 251 pontos líquidos


Talvez tenha sido o injustiçado do domingo brasiliense. Se for daqueles sujeitos que se só agarram a fatores positivos, pode comemorar o cômputo de todos os pontos que marcar, já que utiliza o abandono de agora há pouco como descarte. Se ganhar a corrida em Curitiba, para repetir o título de 2008, Ricardinho só dependerá do segundo lugar não ser de Cacá ou de Max. Um segundo lugar também basta a Ricardo, desde que Allam não vença, Cacá fique no máximo em quarto e Max, em quinto. O terceiro lugar na próxima corrida praticamente tira Ricardo da disputa. Com este resultado, esperaria Max fora da zona de pontos, Cacá fora do grupo dos cinco primeiros e qualquer vencedor que não fosse Allam.

sábado, 13 de novembro de 2010

A homenagem a Piero

A programação deste domingo dos 500 Quilômetros de Interlagos reserva um momento de homenagem aos ex-pilotos Ubaldo César Lolli e Piero Gancia, falecidos no dia 11 do mês passado e no dia 1º deste mês, respectivamente.

Além da observação do minuto de silêncio antes da largada da prova, o carro-madrinha da corrida será uma réplica do Alfa Romeo que Piero e Ubaldo pilotaram quando dividiam atenções e tarefas na equipe Jolly, nos anos 60. O carro será conduzido em uma volta de aquecimento por Carlo Gancia, filho de Piero, que herdou do pai a disposição para dedicar sua vida ao automobilismo de competição.

Gancia, primeiro campeão nacional reconhecido pela Confederação Brasileira de Automobilismo, seria presidente da entidade entre as décadas de 80 e 90. Antes mesmo de sua morte, era reconhecido por quase a totalidade do meio automobilístico como melhor presidente da história da CBA.

O nome de Piero sequer foi citado em caráter oficial semana passada, quando a movimentação aqui em Interlagos foi movida pelo principal evento do calendário, o GP de Fórmula 1. Amanhã, receberá uma homenagem. Tão singela quanto merecida.

Para fechar, sem uma busca tão apurada, peguei ali do YouTube uma matéria sobre Piero, que o "Curva do S" do canal Speed, uma de minhas casas, veiculou utilizando-se de material do Retrovisor On Line, do Zezito e da Sílvia Linhares.



Para relembrar um pouco da história de Ubaldo Lolli, que segundo o blog do Mestre Joca pilotou até 1970, vai aqui um vídeo puxado do YouTube, editado em duas partes, das 250 Milhas do Rio de Janeiro, uma as provas que venceu.



Pole para a Ferrari

Sem surpresas, a Ferrari de Chico Longo e Daniel Serra estará na pole-position dos 500 Quilômetros de Interlagos, amanhã. No treino classificatório do grupo 1, encerrado há pouco, a dupla campeã da prova em 2009 confirmou o favoritismo, embora sem grande facilidade - o trio segundo colocado, composto por Xandy Negrão, Xandinho Negrão e Andreas Mattheis, ficou a apenas 23 milésimos de segundo, com seu Audi R8 LMS.

Essas duas equipes decidem nos 500 Quilômetros o título da tal Copa das Federações. Que vem a ser um apanhado de pontos baseado em provas que seriam realizadas pelos clubes de Curitiba, Nova Santa Rita e São Paulo valendo ou não por algum campeonato. Foi o jeito que os dirigentes arrumaram para dar a impressão de suprirem a inexistência de um campeonato oficial de provas de longa duração no Brasil, enfim.

No grupo 2,a pole é da dupla João Guilherme/Eduardo Amorim, com um protótipo Moro. Pelo grupo 3, os primeiros no grid são Henry Visconde, Carlos Andrade e Ricardo Landi, com BMW. Landi também aparece como pole do grupo 4, em que pilota um Volvo formando dupla com Tiel de Andrade.

Já descartados por minha conta e meu risco o Porsche e o Lamborghini que foram inscritos no evento apenas para testes durante a programação de treinos, e que não estarão na corrida, o grid dos 500 Quilômetros de Interlagos é o seguinte:

1º) Chico Longo/Daniel Serra (Ferrari/1), 1min32s949
2º) Xandy Negrão/Xandinho Negrão/Andreas Mattheis (Audi/1), 1min33s223
3º) Marcel Visconde/Max Wilson/Nonô Figueiredo (Porsche/1), 1min34s256
4º) Walter Derani/Cláudio Ricci (Ferrari/1), 1min34s402
5º) Bruno Garfinkel/Rafael Daniel (Lamborghini/1), 1min35s577
6º) Marcello Sant’Anna/Pedro Queirolo/Fábio Greco (Viper/1), 1min36s533
7º) Chico Serra/João Adibe (Lamborghini/1), 1min36s745
8º) Lucas Molo/Cláudio Caparelli (Ferrari/1), 1min37s037
9º) Istvan Minarch/Anderson Faria (Ferrari/1), 1min42s990
10º) Carlos Ortolani/Sérgio Ventura (Protótipo MCR-Audi/1), 1min43s321
11º) João Guilherme/Eduardo Amorim (Protótipo Moro/2), 1min43s847
12º) Henry Visconde/Carlos Andrade/Ricardo Landi (BMW/3), 1min46s267
13º) Fellipe Benites/Renan Guerra/Alan Synthes (Protótipo Spyder/2), 1min46s381
14º) José Fernando Amorim/Marcos Philipe (Omega/3), 1min46s516
15º) Eduardo Furlanetto/Lucas Marotta (Protótipo Spyder/2), 1min46s891
16º) Alexandre Finardi/Nélson Silva Júnior (Protótipo Spyder/2), 1min47s172
17º) César Novaes (Maserati/3), 1min51s043
18º) Ricardo Landi/Tiel de Andrade (Volvo/4), 1min52s710
19º) Beto Cazuni/Algacir Sermann (Gol/4), 1min53s939
20º) Marcos Ramos/José Cordova (Peugeot 206/4), 1min56s775
21º) Fernando Monis/Fernando Arantes (Protótipo Spyder/2), sem tempo
22º) Sérgio Gotti/Carlos Prado (Vectra GT/4), sem tempo

Os 500 Quilômetros de Interlagos, amanhã, terão entrada franca. E, na preliminar, haverá corridas da Spyder Race e da Classic Cup, além do Festival de Regularidade.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Vai uma Brasília por vintão aí?

Pronto, arrumei pra cabeça de novo.

Resolvi atender aos centenas de pedidos da galera do Twitter. Foram uns oito ou nove, na verdade, mas é pomposo dar grandeza a coisas pífias. Assim, vou organizar uma brincadeira valendo um carrinho antigo para alguém.

O problema é que, observando a chegada repentina dos cabelos brancos, reforço a conclusão que não tenho mais idade nem paciência para organizar outra festa para o sorteio, como já fiz várias vezes, a última delas há poucos meses.

Então, nada de festa, nem de almoço, nem de horas no supermercado, e atrás de lenha, e de músicos, e de equipamento de som, e de locação de associação, tudo aquilo que acaba valendo a pena pela farra, mas que toma um tempo danado. Mas, sim, teremos um carrinho velho para sorteio.

O prêmio em questão é a Brasília aí da foto. É de 1979. Não a conheço pessoalmente, a foto me foi enviada por um primo da minha esposa, de quem comprei-a por telefone. Contando assim, parece negócio de louco - e é, acho. Mas Marcelo Gadelhas é gente fina, se falou que a "teresona" é boa, acredito piamente. Precisa e uns retoques no capô, foi o que me contou. Que vire-se com isso quem for seu próximo dono.

Como vai funcionar? Vamos preencher uma lista de 150 números. Os participantes morrem com 20 reais para ter seu nome à frente de cada número. Tão logo a lista seja fechada e as contas estejam rigorosamente em dia, marco o sorteio. Aviso durante alguns dias, marcamos horário e faço o sorteio numa daquelas transmissões ao vivo pela internet. Ainda não defini como será - aceito sugestões.

A lista dos participantes e seus respectivos números está aí abaixo, terá atualização diária até que seja fechada - hoje, dia em que me dispus a organizar a farra, foram definidos 60 números, exatos 40% do total, um aproveitamento excelente. Os que têm perfil no Twitter veem-no indicado, para que se sigam e sejam felizes lamentando o prêmio não ganhado.

Como maioria dos participantes é de fora, vale o aviso: o prêmio (jeito pomposo de definir uma Brasília com mais de 30 anos de idade) estará disponível ao ganhador lá em Cascavel, no Paraná, minha cidade. Ajudo a organizar a logística do eventual transporte que seja necessário, que correrá por conta do feliz - ou infeliz - que tiver o direito de levar para casa essa joinha cujo interior foi decorado, a meu ver, por um torcedor gremista.

001 – LEONARDO ZEN (@Leo_Zen)
002 – HENRIQUE SCOTTON
003 – AMÉRICO TEIXEIRA JÚNIOR (@dmotorsport)
004 – DI RAMACIOTTI (@diciotti)
005 – RAFAEL DIAS (@RafinhaDias)
006 – JOÃO PASSOS (@jbpassos)
007 – ALOYSIO LUDWIG NETO
008 – LADEMIR DAL VESCO
009 – MICHELLE KAPICHE (@Mimimi_ka)
010 – FERNANDO ZAGO
011 – RUBENS GONÇALVES
012 – RONEI BRITO RECH (@RONEIRECH)
013 – MARCELO RAMACIOTTI (@torraociotti)
014 – LADEMIR DAL VESCO
015 – GISELLE IORI
016 – PEDRO LEONARDO DURAN
017 – MARIA SALETE GONÇALVES
018 – ROSELAINE GERMANO(@penelopee_)
019 – JULIANO “LUKE” JÚLIO (@luke_westcars)
020 – GIUSEPPE VECCI (@GVecci45)
021 – BRUNO AMERICANO
022 – MARIA SALETE GONÇALVES
023 – BETO TRENTO
024 – LUCIANO BARROS
025 – DIEGO KRUGER (@ESPORTECASCAVEL)
026 – ANDERSON LUIZ CRISSI
027 – MARCELO RAMACIOTTI (@torraociotti)
028 – ARAGANA SANTUCCI / ANDRÉ TUMIATE
029 – LÚCIA MARGARIDA FERREIRA (@LuluxForever)
030 – GIUSEPPE VECCI (@GVecci45)
031 – IVAN LUIZ
032 – LUIZ SILVÉRIO
033 – ALOYSIO LUDWIG NETO
034 – ADRIANO REISDORFER
035 – GIUSEPPE VECCI (@GVecci45)
036 – ALDO PASTORE (@cronomap)
037 – RONEI BRITO RECH (@RONEIRECH)
038 – DI RAMACIOTTI (@diciotti)
039 – JORGE GUIRADO (@Jorgeguirado)
040 – RONY CARLOS GRELAK
041 – MARÇAL MELO @MarcalMelo82)
042 – AIRTON MACANHÃO
043 – EDILSON RECHE
044 – CARLOS BURZA (@caburza)
045 – GIUSEPPE VECCI (@GVecci45)
046 – JOSÉ ROBERTO CERQUEIRA (@triicar)
047 – LEANDRO (@Leleccoo)
048 – ALDO PASTORE (@cronomap)
049 – ANTONIO DE LUCA (@De_Luca_)
050 – GIUSEPPE VECCI (@GVecci45)
051 – LUIZ SILVÉRIO
052 – DÚ CARDIM (@DuCardim)
053 – ADRIANO REISDORFER / DANIEL REISDORFER
054 – EDILSON RECHE
055 – MAYCON HOFFMANN (@Mayconfox)
056 – MEIRY ALVES (@Meiry_Alves)
057 – PEDRO RODRIGO DE SOUZA (@pedrorodrigo_np)
058 – MARÇAL MELO @MarcalMelo82)
059 – CELSO VEDOVATO (@celsovedovato)
060 – ROGÉRIO MORENO (@RogerioMoreno)
061 – LUIZ DALL'AGNOL
062 – LUIZ DALL'AGNOL
063 – JOÃO LUSTOSA
064 – IRACI NAIR PERIN
065 – CARLOS BURZA (@caburza)
066 – MARCELO SCHÜLZE
067 – VAL ZENI
068 – EDILSON RECHE
069 – DANIEL REISDORFER
070 – MICHELE BOTO (@MicheleBoto)
071 – JOSÉ ROBERTO CERQUEIRA (@triicar)
072 – ROGÉRIO BARROS
073 – ANTONIO CARLOS OLIVEIRA
074 – CLÓVIS GRELAK
075 – EDILSON RECHE
076 – JAKSON CONTE
077 – FERNANDO ZAGO
078 – JORGE GUIRADO (@Jorgeguirado)
079 – BRUNO PASQUALOTTO
080 – MARCELO SALINAS CÂMARA (@MarceloSCamara)
081 – CARLOS BURZA (@caburza)
082 – MARÇAL MELO @MarcalMelo82)
083 – KIKO STONE (@kikostone)
084 – LADEMIR DAL VESCO
085 – ANA PAULA OLIVEIRA (@apaulaoliv)
086 – VANDERSON LUIZ (@VandersonLuiz)
087 – INÁ MARIA MARQUES
088 – ANDRÉA SOUZA (@dealissima)
089 – INGMAR BIBERG (@biberg)
090 – ADRIANO DIAS (@rachacascavel)
091 – TARSO MARQUES LIMA (@tarso_greenflag)
092 – MARCOS SÍRTOLI
093 – LUCIANO MONTEIRO (@lucmonteiro)
094 – RONEI BRITO RECH (@RONEIRECH)
095 – DINHO TASCA
096 – RAFAEL GOMES (@rafaelgomes69)
097 – IRACI NAIR PERIN
098 – CARLOS BURZA (@caburza)
099 – LEONARDO ZEN (@Leo_Zen)
100 – HENRIQUE SCOTTON
101 – NEIDE SERRALHEIRO
102 – PEDRO V. LITRON
103 – GUE MARQUES (@GueMarques)
104 – DAVID PRADO (@davidlprado)
105 – LUC & JULI (@Luc_e_Juli)
106 – PIERRE SABBAGH
107 – JAMES JOSÉ RAMOS (@jamesramos07)
108 – LADEMIR DAL VESCO
109 – MARÇAL MELO @MarcalMelo82)
110 – LEONARDO ZEN (@Leo_Zen)
111 – DÚ CARDIM (@DuCardim)
112 – ZIGOMAR JÚNIOR (@ZigomarJr)
113 – GISELLE IORI
114 – LUIZ DALL'AGNOL
115 – JORGE GUIRADO (@Jorgeguirado)
116 – MARCO SARTORI (@marcoasartori)
117 – MARCOS PAULO (@MPS_SP)
118 – CARLOS SOUZA
119 – FERNANDO ORBITE (@forbite)
120 – LEONARDO FORTUNATO (@lsfortunato)
121 – PEDRO V. LITRON
122 – ANDRÉA SOUZA (@dealissima)
123 – JORGE GUIRADO (@Jorgeguirado)
124 – ROSELANGE CASTRO
125 – JULIANO FLEA
126 – RUDIMAR VAZATTA
127 – DANILO GAIDARJI (@DaniloGaidarji)
128 – FÁBIO SEGUI
129 – CARLOS BURZA (@caburza)
130 – LEONARDO ZEN (@Leo_Zen)
131 – BRUNO PASQUALOTTO
132 – JULLIEN HERMÈS
133 – JOÃO LUIZ RALDI
134 – PAULO ROGÉRIO DE ALMEIDA
135 – MARÇAL MELO @MarcalMelo82)
136 – ROGÉRIO LUNARDELLI
137 – FÁBIO DONEGÁ
138 – LADEMIR DAL VESCO
139 – JOÃO LUSTOSA
140 – FERNANDO NIETO
141 – JORGE GUIRADO (@Jorgeguirado)
142 – PEDRO V. LITRON
143 – LUCIANO FLIZICOSKI
144 – EDILSON RECHE
145 – ZIGOMAR JÚNIOR (@ZigomarJr)
146 – RODRIGO VILAS BOAS (@digovilas)
147 – FERNANDO CONTO (@fernandoconto)
148 – LUCIANO MILANI
149 – GUSTAVO CASTRO (@batutacastro)
150 – LEONARDO ZEN (@Leo_Zen)

Os primeiros movimentos

Não chega a ter todo o alegado glamour da Fórmula 1, mas o empenho da dedicação de todas as equipes é plenamente comparável. Cheguei ao autódromo antes do sol - que, aliás, não deu as caras até agora - para o primeiro dia de trabalho nos 500 Quilômetros de Interlagos. Será a 28ª edição da corrida, esta de domingo, que terá provas da Spyder Race e da Classic Cup como eventos de suporte, além de mais uma edição do Festival de Regularidade.

A essa hora, quase nove da manhã, era para os treinos já terem começado. Mas as equipes, tanto as de competição quanto as de trabalho, não puderam preparar o evento ontem no autódromo. Por algum motivo que se tentou atrelar à recente passagem da F-1 por aqui, os administradores deixaram todos esperando até os 48 do segundo tempo para terem acesso aos boxes, à pista, às instalações, a tudo. As equipes ainda montam seus boxes, a estrutura vai sendo montada agora, em ritmo acelerado.

O grid dos 500 Quilômetros terá entre 35 e 40 carros, as inscrições ainda estão chegando. Carros de grosso calibre, inclusive. Exemplares de BMW, Audi, Volvo, Lamborghini, Ferrari, Maserati e Porsche já vão dividindo espaço nos boxes com os protótipos que estarão na pista já daqui a pouco, a partir do início dos primeiros treinos livres. A corrida principal do evento, no domingo, vai começar às três da tarde. O clima está fechado por aqui, nenhum nativo sabe precisar se teremos pista seca ou molhada para as 117 voltas de disputas.

Era para ter começado diferente. Com o atraso na liberação do autódromo, o trabalho de todo mundo aqui acabou comprometido. Mas, no fim, vai dar tudo certo.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Mãe é mãe

Ontem foi aniversário da minha mãe. Desnaturado que sou, não fui visitá-la, estava até a tampa com um trabalho inadiável. Combinei um jantar na casa dela, a ela daria como presente o privilégio de preparar meus antepastos.

Mas recebemos visita em minha casa, furou. Avisei-a que apareceria hoje antes de vir a São Paulo, como de fato apareci, a ela levei o bolinho que comprei para uma homenagem simples, dei-lhe um abraço de felicitações, esses praxes de ocasiões assim.

A mãe nunca me havia pedido um presente. Hoje, pediu. Antes, perguntou se eu daria. Disse que daria se pudesse, então ela lascou: quer, como presente, que eu volte ao médico atrás de cura para a úlcera que, aparentemente, faz usucapião de meu duodeno. Aliás, para que serve o duodeno?

A mãe tem problemas com que se preocupar, e são muitos. E o que mais a aflige é a minha úlcera.

Não adianta, mãe é mãe.

domingo, 7 de novembro de 2010

Foi por causa dele

O momento do fim de semana deu-se agora há pouco. Emerson Fittipaldi deu duas voltas pela pista de Interlagos com o Lotus-Ford do título de 1972. Que, naquele ano, era inscrito na F-1 com o número 24. Hoje ostenta, imponente, o número 1.

Ver aquela máquina preta e dourada às minhas barbas por alguns segundos foi coisa que vou lembrar para sempre. Um momento passível de intermináveis clichês. Reação instintiva, quando Emerson foi para a pista, saquei do bolso o aparelho celular. Queria fotografá-lo. A bateria tinha acabado.

Tanto melhor. Sem a missão inglória de fotografar a passagem aqui em frente ao camarote do Porsche Cup, pude observar mais atentamente aquela máquina que mantém seu charme e sua robustez apesar das quatro décadas de vida. E uma foto para recordação não foi problema - o Lucas Santochi, do site Tazio, emprestou uma feita por ele.

Reginaldo Leme, um quase contemporâneo daquele Lotus, disse ser por causa desse carro que todos estamos aqui hoje. Não poderia haver definição melhor.

GP do Brasil, uma história e tanto

Terminou agora há pouco o 38º Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, vitória de Sebastian Vettel. Para mim, foi o segundo. Para maior parte dos amigos que passam os olhos por aqui quando estão desocupados, o contato com a corrida deve ser bem mais intenso. E as histórias para contar, com o perdão do trocadilho, incontáveis.

E não faltam, mesmo, bons casos na história no GP, 38 edições oficiais, mais duas extra-campeonato. Casos que cada fã do automobilismo conta sob sua versão própria. Tem a bandeirada da vitória que o Pelé esqueceu de dar ao Schumacher em 2002, ou a corrida que o Piquet ganhou 20 anos antes num resultado confiscado por irregularidade técnica depois de ter desmaiado no pódio, os exercícios de superação de Senna nas duas vitórias, os triunfos de Fittipaldi e Pace nas três primeiras edições oficiais, a dobradinha de 1986 que gerou um mal-estar entre Nelson e Ayrton, a vitória de Fisichella que só foi confirmada dias depois graças a uma imagem da TV – Raikkonen entregou-lhe o troféu duas semanas depois, em San Marino –, as fortíssimas pancadas de Andretti, Berger, Alonso e Verstappen, os erros de Senna em 1988 e 1994, o recorde de vitórias de Prost...

Enfim, deixo as lembranças mais específicas por conta de vocês. Limito-me a recordar por aqui todos os vencedores da história da corrida. A foto aí de cima, da corrida de há pouco, eu chupei do site Grande Prêmio, que credita-a a Paul Gilham, da Getty Imagens. As de baixo, claro, também foram pirateadas na internet, numa missão para a qual tive a inestimável e suja contribuição de Dú Cardim e Danilo Gaidarji.

1972, Carlos Reutemann, Brabham/Ford
30 de março, Interlagos (extra-campeonato)
















1973, Emerson Fittipaldi, Lotus/Ford
11 de fevereiro, Interlagos
















1974, Emerson Fittipaldi, McLaren/Ford
27 de janeiro, Interlagos
















1974, Emerson Fittipaldi, McLaren/Ford
2 de fevereiro, Brasília (extra-campeonato)
















1975, José Carlos Pace, Brabham/Ford
26 de janeiro, Interlagos
















1976, Niki Lauda, Ferrari
25 de janeiro, Interlagos
















1977, Carlos Reutemann, Ferrari
23 de janeiro, Interlagos
















1978, Carlos Reutemann, Ferrari
29 de janeiro, Jacarepaguá
















1979, Jacques Laffite, Ligier/Ford
4 de fevereiro, Interlagos
















1980, René Arnoux, Renault
27 de janeiro, Interlagos
















1981, Carlos Reutemann, Williams/Ford
29 de março, Jacarepaguá
















1982, Alain Prost, Renault
21 de março, Jacarepaguá
















1983, Nelson Piquet, Brabham/BMW
13 de março, Jacarepaguá
















1984, Alain Prost, McLaren/TAG-Porsche
25 de março, Jacarepaguá
















1985, Alain Prost, McLaren/TAG-Porsche
7 de abril, Jacarepaguá
















1986, Nelson Piquet, Williams/Honda
23 de março, Jacarepaguá
















1987, Alain Prost, McLaren/TAG-Porsche
12 de abril, Jacarepaguá
















1988, Alain Prost, McLaren/Honda
3 de abril, Jacarepaguá
















1989, Nigel Mansell, Ferrari
26 de março, Jacarepaguá
















1990, Alain Prost, Ferrari
25 de março, Interlagos
















1991, Ayrton Senna, McLaren/Honda
24 de março, Interlagos
















1992, Nigel Mansell, Williams/Renault
5 de abril, Interlagos
















1993, Ayrton Senna, McLaren/Ford
28 de março, Interlagos
















1994, Michael Schumacher, Benetton/Ford
27 de março, Interlagos
















1995, Michael Schumacher, Benetton/Renault
26 de março, Interlagos
















1996, Damon Hill, Williams/Renault
31 de março, Interlagos
















1997, Jacques Villeneuve, Williams/Renault
30 de março, Interlagos
















1998, Mika Hakkinen, McLaren/Mercedes
29 de março, Interlagos
















1999, Mika Hakkinen, McLaren/Mercedes
11 de abril, Interlagos
















2000, Michael Schumacher, Ferrari
26 de março, Interlagos
















2001, David Coulthard, McLaren/Mercedes
1º de abril, Interlagos
















2002, Michael Schumacher, Ferrari
31 de março, Interlagos
















2003, Giancarlo Fisichella, Jordan/Ford
6 de abril, Interlagos
















2004, Juan-Pablo Montoya, Williams/BMW
24 de outubro, Interlagos
















2005, Juan-Pablo Montoya, McLaren/Mercedes
25 de setembro, Interlagos
















2006, Felipe Massa, Ferrari
22 de outubro, Interlagos
















2007, Kimi Raikkonen, Ferrari
21 de outubro, Interlagos
















2008, Felipe Massa, Ferrari
2 de novembro, Interlagos
















2009, Mark Webber, Red Bull/Renault
18 de outubro, Interlagos