sábado, 31 de março de 2012

Acumaé?

BRASÍLIA - Temo, sempre, escrever qualquer coisa sobre Flavio Gomes, o sujeito mais excêntrico que já pisou nesse mundo, e por isso nunca escrevo. Sobretudo porque qualquer um que me conhece um pouquinho que seja sabe que sou fã do sujeito, o que submete minhas impressões ao julgamento dos baluartes da ética. Do sujeito, do jornalista, do crítico, embora tenhamos sérias divergências de opinião sobre quase tudo, inclusive o automobilismo, esse mundinho insignificante que me fez conhecer o Flavio, um dos pouco sujeitos a quem eu, do alto (?) de meu 1,67 metro de altura, posso chamar de baixinho.

Hoje, na minha sapeada sagrada pelo blog do Gomes, vi isso aqui. O nanico não escreve mais para jornais. O que é um pecado. Ainda nos meus primeiros anos de jornal, entre dois e três, e foram quase 18 no total, era ele quem assinava o material sobre Fórmula 1 do O Paraná.

Era, éramos, um jornal pequeno, lá do interior do Paraná, que mal tinha serviço de agência de notícias, só a AE, e de repente chega um panfleto, ou folder, como queiram, anunciando a cobertura de F-1 da Warm Up, a mesma que o Gomes cita no blog dele, com odes à qualidade do material – que, atestei depois, era mesmo do caralho – e enaltecendo virtudes do Flavio como torcedor da Portuguesa, mais baixinho que o Alain Prost e dono de um Karmann Ghia. Não sou eu quem diz, era o impresso, que talvez tenha sido escrito por ele próprio.

Sei lá que rumo o Gomes tem dado à vida profissional dele, faz um tempo e tanto que não batemos um bom papo, e ainda assim não é recomendável incluir assuntos de trabalho em um bom papo. Mas, porra, eram uns 60 jornais, e hoje nenhum? A imprensa, e por imprensa vocês podem entender veículos impressos, não está valendo nada.

Que outros colegas e parceiros não se sintam melindrados, mas Gomes é uma referência sob dezenas de pontos de vista. E carrega no bolso alguns dos grandes mistérios da humanidade, como o do milagre da multiplicação das horas, e esse eu vou desvendar um dia. Só não serve pra escolher candidatos políticos ou times de futebol. E nem pra pagar as apostas que perde no afã de sua devoção pela Portuguesa.

Qualquer hora vou escrever umas linhas sobre o Flavio. O problema é que costumo me empolgar e pode render um livro. E já combinei comigo mesmo que assinar livro não está na lista de afazeres para entre hoje e o fim da vida.

Morte na pista

BRASÍLIA - Morreu hoje Gerado Backer, o "Bata", um dos criadores da Fórmula BKR. Trata-se, no caso da BKR, de uma categoria capixaba de automobilismo, dela nunca fui buscar informações, apesar das inúmeras dicas que me foram dadas a respeito, via Twitter, pela Michelle Kapiche, campeã do entra-e-sai do, como dizem, microblog.

Não conheci Bata, nem a categoria que ele criou, mas a morte de alguém que devotou a vida ao automobilismo é coisa que comove, sempre. Informações sobre Geraldo e sua obra estão nesse link aqui.

sexta-feira, 30 de março de 2012

A mil por hora

RIO - Não, não é propaganda para o blog do Rodrigo Mattar. É que o ritmo do fim de semana está muito acima da média, motivo pelo qual mal consegui passar por aqui hoje para compartilhar com vocês meus parcos e pobres pontos de vista.

E não vai ser agora, também, já que vou sair correndo do autódromo para tomar um avião daqui a pouco e visitar um recanto que é sempre cheio de ladrões, mas vou tranquilo quanto a isso porque me falaram que nesse período da semana, esse que vai de uma quinta até a terça-feira seguinte, os larápios não costumam estar por lá.

Volto, assim, à lógica eternizada pelo governador baiano no Twitter, quando escreveu "ontem não postei nada, mas amanhã vou postar".

quinta-feira, 29 de março de 2012

GT na Rede TV!

RIO - Mais um comunicado que sai da Comunicação do GT Brasil, desta vez confirmando o pacote de tevê para a temporada de 2012.

Todas as corridas de domingo da categoria serão mostradas ao vivo pela Rede TV!, emissora que já mostrou o campeonato em 2010, com narração do Luiz Alfredo - ano passado, as provas dominicais que fechavam as rodadas duplas eram exibidas pela Band, sete delas, da terceira à nona etapa, narradas por mim.

A Rede TV! segue mostrando, também, as corridas do Mercedes-Benz Grand Challenge, tal qual já fez em 2011, ano de estreia da categoria. Com uma corrida colada à outra na transmissão ao vivo, haverá um espaço maior para interação com o público e exposição de motivos e fatores pitorescos do evento.

Cabe lembrar que o pacote de tevê do GT Brasil em 2012 contempla, também, a exibição das corridas pelo SporTV.

Fittitruck

RIO - O Nei Tessari já publicou, eu sei. Mas ninguém lê aquele blog tosco dele, então pingo aqui, também, o vídeo que o José Mário Dias, que busca patrocínio para disputar a final do concurso de fotógrafo mais feio do mundo, produziu no Velopark, trazendo um pouco do que foi a corrida de estreia do Christian Fittipaldi na Truck.


Gosto desse formato de material, despretensioso, descompromissado, descontraído e mais alguns "des" que vocês quiserem acrescentar à lista.

Correndo contra o tempo

RIO - Ontem à noite, quando fui fuçar no armário de DVDs à caça de algo diferente de “The mentalist”, “Two and a half men” e “Friends” para ver durante o voo para cá, dei de cara com uma coleção que a Quatro Rodas lançou anos atrás, uns dez, mais ou menos.

“Racing Through Time”, que eu já exibido por algum canal da tevê a cabo sob a devida tradução “Correndo no tempo”, é uma série ótima. Ao que me consta, saiu em três DVDs, pelo menos os três que eu tenho e trouxe. Ou quase isso.

Faz tanto tempo, e de fato eu nem lembrava que tinha esses DVDs em casa, que para mim são novos. O que também não lembrava é que do terceiro volume, esse da direita que mostra Jim Clark e Juan Fangio, só tenho a capa. Um fruto da obra dos amigos do alheio, embora eu saiba que a expressão “amigos do alheio” equivale-se em inutilidade de aplicação a pérolas como “veio a óbito”, “tomou rumo incerto e não sabido” e outras contumácias do linguajar dos boletins de ocorrência.

Era 2003, o ano, quando alguns pivetes da cracolândia cascavelense entraram no meu apartamento valendo-se de uma árvore em frente à sacada do primeiro andar. Não mexeram em absolutamente nada, só levaram meu surrado aparelho DVD. Que, para azar dos fumadores de pedra, estava quebrado – e, por estar quebrado, não tinha conseguido tirar lá de dentro o disco com o delicioso filme do terceiro capítulo da série. Foda-se o aparelho, lamentei o DVD que deve ter ido parar na sarjeta de alguma boca de fumo.

Relato feito, vamos ao que interessa: alguém tem esse DVD em casa pra vender, doar, trocar por alguma inutilidade?

Quem tem, que faça contato.

E hoje, particulamente, vim assistindo a outro DVD de corridas que não via há tempos, o "Emerson Fittipaldi 72-74 bicampeão na F-1", também distribuído pela Quatro Rodas.

É um apanhadão com imagens de todas as corridas dos dois campeonatos, intercaladas por depoimentos do próprio piloto. Foi bom ver, deu pra aprender alguma coisinha mais.

Eu não sabia, por exemplo, que Pace tinha sido quarto colocado na primeira vitória do "Rato" em Interlagos.

Ou foi na segunda? Caramba, vou ter de assistir de novo.

Segura, Pedrão!

RIO - A foto feita agora há pouco pelo Orlei Silva ali no autódromo, ou lá no autódromo, não sei se estamos longe ou perto de Jacarepaguá, já dá uma ideia de quão aprazível vai ser nosso fim de semana, sob o ponto de vista climático, só que não.

Olhando pela janela lá fora, não chove, como também não notei chuva quando chegamos cá ao Rio, e se o Torrão Ciotti estivesse aqui também postaria no Twitter que o Rio de Janeiro continua lindo, aquele abraço, e tal.

Enfim, com chuva ou sem chuva, é fim de semana de Fórmula Truck, segundo evento da temporada, o terceiro no quase finado autódromo de Jacarepaguá. Pra não arriscar no cronômetro, espero no aeroporto que a conexão internética da Claro dê conta de disparar o press-release de hoje para a imprensa, para aí sim ver a quantas anda o trabalho lá no autódromo.

Enquanto a barrinha verde vai aumentando devagarzinho, mato uma casquinha de sorvete de baunilha que a Mariana foi buscar ali no Bob's. Bom, até, o sorvete deles, nunca tinha provado. Dá tempo pra ir lá buscar mais um.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Supermáquinas em Cascavel

CASCAVEL - Saiu agora há pouco para a imprensa, via press-release assinado pela Dinho Leme Comunicação, o calendário para a temporada 2012 do GT Brasil.

A primeira etapa, já era sabido, vai acontecer no dia 22 de abril, em Santa Cruz do Sul, pista do Rio Grande do Sul onde a categoria correu em junho do ano passado.

O detalhe que chama atenção no calendário é a presença de Cascavel – o Autódromo Zilmar Beux é apontado como sede da oitava e penúltima etapa, no dia 18 de novembro. O asterisco duplo à frente do nome da cidade indica que a confirmação do evento depende apenas da conclusão das obras de reforma do autódromo.

Até vou ao posto, daqui a pouco, tomar uma cerveja e medir a febre dos automobilistas daqui com a notícia. Aqui em Cascavel, sabe-se, qualquer burburinho sobre o automobilismo vira assunto para embalar o happy hour lá no Maçarico.

Outra novidade do calendário é a presença da pista de rua de Salvador, que terá apenas as corridas do GT Brasil e da Spyder Race – nos demais eventos também haverá etapas do Mercedes-Benz Grand Challenge e do Elf Superbike.

As datas e locais do calendário do GT Brasil são os seguintes: 22 de abril - Santa Cruz do Sul (RS); 27 de maio – Curitiba (PR); 24 de junho – Interlagos (SP); 22 de julho - Jacarepaguá (RJ); 2 de setembro - Salvador (BA); 14 de outubro - Campo Grande (MS); 28 de outubro - Guaporé (RS); 18 de novembro – Cascavel (PR); 16 de dezembro – Interlagos (SP).

Identifica-se aí, como já observou o André Duek lá no Twitter, uma grande possibilidade de eu trabalhar um fim de semana sem ter de viajar. Não deixa de ser um grande negócio.

Asas à imaginação

CASCAVEL - Foi o inútil do Milton Serralheiro quem puxou do Facebook e fez questão de me mostrar. Uma engenhoca que não sei quem fotochopou, mas que tem a cara do Milton.

terça-feira, 27 de março de 2012

Luc Parade

CASCAVEL - Post especial da série. Se eu já era fã declarado da dupla Everton & Alex e da banda Rochel, esse vídeo acaba de me fazer assinar uma carteirinha remida de fidelidade ou qualquer coisa do gênero.


Nos shows a que eu fui eles não providenciaram essa seleção de Raul. É dívida pra sábado que vem, míster Alex Durante, põe na sua caderneta aí.

Vai mais um brindezinho

CASCAVEL - E, embora um amigo meu que conhece muito de automobilismo tenha dito que esse tipo de brincadeira seja apelação, tem sido bacana a participação dos amigos da internet nas gincanas aqui lançadas.

E, como não devo (mais) nada ao tal amigo, vamos ao sorteio de um kit da Fórmula Truck, contendo dois bonés e dois ingressos para a segunda etapa do Campeonato Brasileiro, que vai acontecer domingo no Rio de Janeiro.

Para participar, basta aos internautas postarem no Twitter a seguinte frase, acompanhada do link e da hashtag indicados:

Neste domingo tem @Formula_Truck no Rio, a partir das 13h, com transmissão ao vivo da Band. http://kingo.to/12HQ #PromoBLuc

O sorteio será feito na quinta-feira, às 20h, pela ferramenta do site Sorteie.me. A entrega do brinde vai ser feita no Rio, combinamos o endereço na sequência com o contemplado.

Quatro classificados na #PromoBLuc

A pernambucana Danuza Moura pilotou o caminhão Iveco na temporada de 2004

CASCAVEL - É, acho que peguei um pouquinho pesado com os internautas na promoção valendo credenciais vip e ingressos para a segunda etapa da temporada da Fórmula Truck, que vai confrontar os pilotos neste domingo no Rio de Janeiro.

O quesito inicial para participar da brincadeira era indicar por e-mail, para o endereço promobluc@gmail.com, os nomes de 12 dos 14 pilotos que já competiram na categoria com caminhões Iveco. O grau de dificuldade era grande, a tuitosfera chiou e no dia 15, lá de Portugal, como percebi que ninguém tinha chegado à relação de 12 nomes, baixei o preço. Com 10 acertos, o participante estaria classificado.

Parece ter sido pouco, ainda, já que de todo mundo que participou apenas quatro seguidores do meu perfil no Twitter chegaram à dezena de nomes. São eles o Roberto Barros, o Jorge André, o Emanuel Araújo e o Fábio Sampaio. O Jorge cravou 12 nomes corretos; o Fábio, 11; Emanuel e Roberto, os 10 exigidos.

Os 14 pilotos que já pilotaram caminhões Iveco na Truck, a título de mera conferência e por ordem alfabética, foram Adalberto Jardim, Adilson “Cajuru” Magalhães, Álvaro Broilo, Beto Monteiro, Cristiano da Matta, Danuza Moura, Evaldo Quadrado, Fabiano Sperafico, Fred Marinelli, José Cangueiro, Paulo Salustiano, Regis Boessio, Tom Stefani e Valmir Benavides.

O combinado foi contemplar, na promoção, cinco tuiteiros. Só três se classificaram e vão para um segundo momento, para que destes saia um que vai ficar com o par de credenciais vip. Os outros dois receberão, cada um, um kit contendo dois bonés da categoria e dois ingressos para o evento do fim de semana.

Os outros dois kits de bonés e ingressos vão a sorteio já, já, lá no Twitter.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Autódromo de Cascavel, uma volta a mais

GUARULHOS - Os ambientalistas tiraram o time de campo, ou saíram da pista, como queiram, e a prefeitura de Cascavel retomou no fim de semana as obras no Autódromo Internacional Zilmar Beux.

Foram 21 dias de interrupção do trabalho, o que talvez pudesse comprometer as pretensões cascavelenses de retorno ao calendário da Fórmula Truck. O prefeito Edgar Bueno diz que não, conforme manifestou nessa nota aqui, distribuída à imprensa pela Comunicação Social da Prefeitura.

O Guinho Biberg, contratado e não remunerado pelo BLuc para a função de repórter cinematográfico (ainda não vi o demérito do termo "cinegrafista", como sempre foi utilizado; as regras inventadas pelos desocupados em prol do politicamente correto estão enchendo o saco), esteve no autódromo ontem, para mais uma volta pelo canteiro de obras. A filmagem, que dessa vez dá um pouco de tontura, mostra que a parte de terraplenagem, considerada a mais trabalhosa, está bem adiantada, mesmo com o freio-de-mão puxado pelo Instituto Ambiental.

Como o editor de imagens tirou folga, alegando cansaço pela viagem dos últimos dias, vai aí na íntegra, em duas baterias, o material captado ontem pelo Biberg.



100.000

GUARULHOS - Dei uma fuçada há pouco na área restrita do BLuc e qual não foi minha surpresa ao ver que o espaço chegou, ontem, aos cem mil acessos.

Isso aqui começou uns dois anos e meio atrás, fruto da momentânea falta do que fazer do Pedro Rodrigo, que hoje anda bem atarefado com a programação de sua web rádio High Speed Brazil e otras cositas más.

O BLuc, sabe-se, frustrou a expectativa de muitos que esperavam encontrar aqui uma fonte de bombásticas revelações automobilísticas. Não é, afinal, um blog de automobilismo, mas o blog onde um cara que trabalha no automobilismo despeja tudo que lhe passa pela cabeça. Impressões, revolta, saudade, sentimentos, referências e reverências, sempre algo que me chama atenção e que talvez possa chamar a atenção de mais alguém. Não é um produto jornalístico, enfim, mas um instrumento para eu exercer um diletantismo que poucas coisas me permitem, talvez meu violãozinho seja outra delas.

Não é uma marca digna de louvores, está muito aquém dos bons blogs que frequento quase diariamente. Até o "Tonto da Távola", ou sei lá como o Nei Tessari chama aquele espaço mequetrefe dele, já passou disso há tempos. Em um ano e meio desde o post inaugural de 4 de outubro de 2010, segundo mente o Nei, foram 372.914 acessos. Não é de todo mau, enfim. A última menção honrosa de que tenho lembrança ao número 100.000 está na cédula que alguém criou em, digamos, homenagem ao Cemil Güney, personagem que o Leopoldo Pacheco interpretou em "Belíssima".

É um número, enfim. Um bom número. Talvez até faça o blog merecer a testeira nova que o Bruno Mantovani se dispôs a criar. Vou perguntar a ele se há tempo para isso na agenda - principalmente agora, que o rapaz está atolado até o pescoço com a venda de seus Pilotoons.

Bacalhau com batatas (47)

GUARULHOS - Acabou, bradaria o Galvão. A cozinha que rendeu tantos bacalhaus com batatas nos últimos dias fecha hoje, aqui em Guarulhos. Cheguei há pouco depois de mais de duas semanas fora de casa.

Foi muita história pra contar, algumas contadas e compartilhadas por aqui. A próxima jornada começa na quinta-feira, também jornada dupla, que terá a Fórmula Truck no Rio de Janeiro como ponto de partida. Mas penso nisso amanhã.

Agora é tratar de aproveitar a noite de descanso cá em Guarulhos. Amanhã, dia de voltar pra casa. Vá lá que falamos, meu povo e eu, todos os dias, via webcam, mas não é a mesma coisa.

sábado, 24 de março de 2012

Mais de Chico

MEXILHOEIRA GRANDE - Tenho até impressão de já ter trazido isso aqui. E, se não trouxe, a maioria já viu, de forma ou outra.

Ainda assim, cabe compartilhar um dos incontáveis grandes legados de Chico. Mundo moderno, melhore, melhore muito, melhore mesmo!

Bacalhau com batatas (46)

MEXILHOEIRA GRANDE - Esse é o escritório de onde André Duek, comentarista, e eu, narrador, tocamos o trabalho de hoje aqui no Algarve, durante as quatro corridas da segunda etapa do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil.

Daqui a pouquinho, a partir das 11h30 de Brasília, estaremos no ar pelo Speed Channel e também no site da categoria, com a transmissão de todo o evento.

Acompanhe as corridas, e interaja conosco pelo Twitter. O meu é @lucmonteiro.

Bacalhau com batatas (45)

MEXILHOEIRA GRANDE – Experiência pra lembrar até o fim da vida agora há pouco aqui no Algarve. No intervalo entre uma e outra corrida do Porsche GT3 Brasil, desci ali aos boxes pra dar uma pescoçada na atividade promocional desenvolvida pela organização do evento em parceria com a AGS F1, com carros de Fórmula 1 de dois lugares.

A Ana Munarolo e a Silvana Pires me viram e não tiveram dúvida: entra lá, mandaram. Entrei, claro. No banco da frente, o Patrick de Fleur, piloto instrutor do F1 Driving Experience. Que, como dizem, desceu o cacete na pista. E serviu, se não para outros fins, para me dar uma noção de quão desafiador é o traçado do Algarve. Olhando aqui de fora a gente até supõe isso, mas não chega a ter noção. Um sobe-desce-sobe de novo dos diabos.

Não dá pra descrever a sensação, muita velocidade e um puta motorzão roncando nas costas, e por isso nem vou tentar. A posição no cockpit de trás não é lá das muito confortáveis, joelhos curvados, os pés a poucos centímetros da bunda. A não mais que um palmo da viseira do capacete, duas alças verticais paralelas, de óbvia dedução, ou você segura ali ou vai saber como se sente um joão-bobo.

Entre as duas alças, uma sutil tecla vermelha. Algo como um botão-puta-merda. Se você está com medo, aperta aquilo e o piloto tira o pé. O Fábio Seixas teve experiência parecida meses atrás, em Abu Dhabi, e há relatos de que tenha enfiado o dedo no botão poucos segundos depois da saída de boxes. O próprio relato dele em seu blog naquele dia deixou claro o alto grau de frescura. É um santista, o Fábio, enfim.

Que o pescoço dói, dói, nisso concordo com o Seixas. A reclamar, só o fato da pista ter menos de cinco quilômetros. Queria, quero, experimentar isso no traçado antigo de Nürburgring, ainda dá?

Desculpem a falta de tato, os palavrões aqui excedem até a minha média para ocasiões menos formais que o blog, mas não há um jeito gentil de descrever isso de forma mais honesta. É fato é que a experiência foi do caralho. Minha cara ao sair do carro mostra, acho.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Bacalhau com batatas (44)

MEXILHOEIRA GRANDE - Bem, a vida continua para os que ficam, então que retomemos a série.

Aí está o Cacá Bueno, campeão sul-americano de Superturismo, campeão da Stock Car Light, tetracampeão da Stock Car, bicampeão do Trofeo Linea - que de agora em diante será tratado como Copa Linea -, piloto com passagens pelo WTCC e pela TC2000 argentina, e provavelmente mais coisas no currículo que ainda não memorizei.

A RPC, afiliada paranaense da Rede Globo, preparou uma materinha chamando Cacá de "fominha", já que sua agenda de corridas em 2012 vai contemplar participação em quatro campeonatos. Para assistir à matéria basta clicar aqui. A filmagem foi feita no início da semana, durante os treinos que fez no autódromo de Curitiba, seu primeiro contato com o BMW que vai pilotar no GT Brasil em dupla com Cláudio Dahruj.

E você, acha que o Cacá reedita no GT Brasil o domínio que vem impondo às categorias das quais já fazia parte?

Chico

MEXILHOEIRA GRANDE - Abro exceção nos títulos à sequência de posts porque a memória de um mestre, mesmo a do mestre do humor, não deve ser atrelada a uma brincadeira minha.

Era manhã de 25 de outubro, lá no escritório em Cascavel, quando do nada, sem um motivo aparente, comecei a escrever para postar aqui mesmo, no blog, um texto sobre Chico Anysio. Não pergunte por quê. Apenas abri um arquivo de Word e comecei a rascunhar algumas linhas sobre Chico, algo como uma analogia entre vários dos personagens dele, e foram mais de duzentos, com o típico cidadão brasileiro. Eu tentava pôr no papel, ou no HD, a ideia de que cada um de nós se identifica com pelo menos meia centena dos tipos que Chico criou.

Comecei a escrever. Não terminei. Estava ao fim do segundo parágrafo, ou já abrindo um terceiro, quando minha mulher chamou ao telefone. Haviam roubado, furtado, nosso carro, de frente de casa. Algo que até hoje não foi resolvido, e já não faz tanta diferença, no Brasil nada se resolve mesmo, e por isso costumo dizer que é um país de merda. Era um texto que há meses eu queria terminar, não consegui, não tive tempo, não tentei.

Meu país de merda que hoje se tornou uma merda ainda mais sem graça. Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, a quem Fausto Silva se referia como o maior artista vivo do Brasil, morreu.

Menos mal, acabou o sofrimento de Chico. Gente que tem o dom de levar alegria às pessoas em um país de merda não merece sofrer.

Bacalhau com batatas (43)

MEXILHOEIRA GRANDE - Em foto de instantes atrás, o piloto Marcel Visconde, do Porsche GT3 Cup Brasil, pronto para ir à pista no Algarve com um Fórmula 1 construído pela AGS, equipe que integrou o Campeonato Mundial entre as décadas de 80 e 90 e hoje desenvolve oficinas de pilotagem pelo mundo.

No autódromo luso, os pilotos da categoria porschística brasileira têm à disposição quatro modelos F-1. Duas unidades produzidas pela AGS, cujos layouts imitam pinturas da Ferrari e da Renault, um modelo Prost que foi conduzido por Jean Alesi e Nick Heidfeld no Mundial de 2000 e o Arrows que serviu a Pedro de La Rosa e Tora Takagi em 1999. Cada um que desce do carro depois de suas quatro voltas conta sensações diferentes.

É um dia que essa galera jamais vai esquecer, o de hoje.

Bacalhau com batatas (42)

MEXILHOEIRA GRANDE – De novo, Ipe Ferraiolo domina um treino no Porsche GT3 Challenge Brasil. com 403 milésimos de vantagem sobre Rodolfo Ometto (foto), que tomou o segundo lugar do Johnny Freire nos instantes finais.

O resultado do segundo e último treino da Challenge está aí abaixo e os Porsche só voltam à pista no Algarve amanhã, a partir das 6h30 de Brasília, para os treinos classificatórios da segunda etapa. As corridas serão mostradas a partir das 11h30, também do horário brasileiro, pelo Speed Channel, com exibição simultânea no site da categoria.

1º) Ipe Ferraiolo, 1min53s555
2º) Rodolfo Ometto, 1min53s958
3º) Johnny Freire, 1min54s358
4º) Carlos Ambrósio, 1min54s689
5º) Gil Farah, 1min54s730
6º) Guilherme Ribas, 1min55s329
7º) Alan Turres, 1min55s464
8º) Eduardo Rocha Azevedo, 1min55s467
9º) Amilcar Collares, 1min55s500
10º) Gui Affonso, 1min55s548
11º) Sylvio de Barros, 1min55s642
12º) Daniel Schneider, 1min55s703
13º) Hugo Silva, 1min55s793
14º) Peter O’Donnell, 1min55s806
15º) Tommy Soubihe, 1min56s072
16º) Carlos Silveira, 1min56s397
17º) Edu Guedes, 1min56s862
18º) Marcelo Stallone, 1min56s863
19º) Renato Benedetto, 1min57s270
20º) Marcello Sarcinella, 1min58s444
21º) Armando Di Nardo, 2min03s908
Média do 1º: 147,785 km/h

Agora, hora de conferir a movimentação dos carros de Fórmula 1. Alguns deles estão entre os mais bonitos dos meus poucos anos vendo corridas. São só 23.

Bacalhau com batatas (41)

MEXILHOEIRA GRANDE – Para a categoria Cup, a programação de treinos oficiais do Porsche GT3 Brasil no Algarve terminou agora, com o segundo e último treino. Clemente Lunardi e Ricardo Baptista, líder e vice-líder do campeonato, arrebataram as duas primeiras posições, separados entre si por 0s087.

Agora, enquanto vêm à pista os carros da Challenge, também para o segundo e último treino livre, o pessoal AGS Formule One está preparando lá nos boxes 1 e 2 os carros de Fórmula 1 que os pilotos do Porsche GT3 Brasil vão conduzir pela pista, cada um em uma sequência de quatro voltas. Vai ser daqui a pouquinho, ainda antes do almoço pelo horário aí do Brasil.

Enquanto isso, os tempos do segundo treino da Cup:

1º) Clemente Lunardi, 1min51s560
2º) Ricardo Baptista, 1min51s647
3º) Marcelo Franco, 1min52s495
4º) Guilherme Figueirôa, 1min52s556
5º) Tom Valle, 1min52s597
6º) Daniel Paludo, 1min52s736
7º) Fábio Viscardi, 1min52s819
8º) Otávio Mesquita, 1min53s114
9º) Marcel Visconde, 1min53s189
10º) Sérgio Ribas, 1min53s527
11º) Maurizio Billi, 1min53s639
12º) Adalberto Baptista, 1min53s648
13º) Beto Posses, 1min53s659
14º) Esio Vichiese, 1min54s154
15º) Zeca Feffer, 1min54s415
16º) Eduardo Souza Ramos, 1min54s676
17º) Omilton Visconde, 1min55s724
18º) Henry Visconde, 1min58s688
Média do 1º: 150,222 km/h

Por falar em almoço, vou lá embaixo ver o que tem pra comer hoje. Já deu fome.

Bacalhau com batatas (40)

MEXILHOEIRA GRANDE - Lembram que antes de sair lá do Estoril publiquei a foto de um simpático carrinho que era desembarcado no autódromo de lá? Foi nesse post aqui.

Então. Eis que folheando a revista portuguesa AutoSport, encontrei um pouco a respeito da categoria. Aquele que vimos no portão do Circuito Estoril é um protótipo Caterham Graduates, do Campeonato Nacional de Clássicos. A categoria é a da foto que abre esse bacalhau, aí acima. Abaixo, a página mal e porcamente fotograda da matéria publicada pela revista - aos que quiserem lê-la, basta clicar na foto da reportagem.

Outra edição da AutoSport que está dando sopa por aqui, de abril de 2011, estoura na capa uma foto do carro de Felipe Massa e o título "Porque falhou a Ferrari". Que sina, não?

Bacalhau com batatas (39)

MEXILHOEIRA GRANDE – E o Ipe Ferraiolo, que perdeu a vitória da corrida da semana passada no Estoril a poucas curvas da bandeirada final, veio pro Algarve disposto à forra. Ele dominou os primeiro treino livre de ontem, estava bem no segundo mas parou para manutenção no carro e dominou, agora há pouco, o primeiro treino oficial da categoria Challenge na programação da segunda etapa do Porsche GT3 Brasil aqui nas cercanias de Portimão.

O Ipe foi praticamente nove décimos de segundo mais rápido que meu conterrâneo paranaense Guilherme Ribas, segundo colocado. A rodada dupla da Challenge terá 21 carros na pista, entre eles o do estreante Hugo Ribeiro Silva. Os tempos do treino oficial de há pouco:

1º) Ipe Ferraiolo, 1min53s400
2º) Guilherme Ribas, 1min54s299
3º) Gil Farah, 1min54s430
4º) Rodolfo Ometto, 1min54s437
5º) Eduardo Rocha Azevedo, 1min54s502
6º) Gui Affonso, 1min54s612
7º) Peter O’Donnell, 1min54s688
8º) Carlos Ambrósio, 1min54s773
9º) Alan Turres, 1min55s125
10º) Daniel Schneider, 1min55s306
11º) Amilcar Collares, 1min55s369
12º) Johnny Freire, 1min55s424
13º) Sylvio de Barros, 1min55s444
14º) Carlos Silveira, 1min55s857
15º) Tommy Soubihe, 1min55s917
16º) Edu Guedes, 1min56s031
17º) Marcelo Stallone, 1min57s637
18º) Hugo Silva, 1min57s741
19º) Renato Benedetto, 1min58s214
20º) Marcello Sarcinella, 1min59s412
21º) Armando Di Nardo, 2min07s279
Média do 1º: 147,785 km/h

Bacalhau com batatas (38)

MEXILHOEIRA GRANDE - Dia de programação bastante corrida e um tanto atípica no Algarve. E dia mais voltado a relatos que a considerações toscas. Toda a programação de treinos oficiais para a segunda etapa do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil foi condensada na parte da manhã, porque à tarde os pilotos vão participar do F1 Experience, já relatado aqui.

O primeiro treino, que terminou agora há pouco, foi o da categoria Cup. Clemente Lunardi, líder do campeonato, tomou a primeira posição de Marcelo Franco (foto) a poucos instantes da bandeira quadriculada, com 0s296 de margem. Cada categoria, Cup e Challenge, tem duas sessões de treinos oficiais previstas para hoje.

As tomadas de tempo classificatórias, que habitualmente fecham a programação das sextas-feiras, vão acontecer amanhã, momentos antes das corridas. Todas, também como já comentado aqui, serão mostradas na íntegra pelo Speed Channel das 11h30 às 14h, pelo horário de Brasília, com exibição simultânea lá no site da categoria.

No primeiro treino oficial da Cup, os melhores tempos de cada piloto foram:

1º) Clemente Lunardi, 1min51s474
2º) Marcelo Franco, 1min51s770
3º) Ricardo Baptista, 1min51s858
4º) Tom Valle, 1min51s989
5º) Fábio Viscardi, 1min52s394
6º) Daniel Paludo, 1min52s511
7º) Beto Posses, 1min52s534
8º) Otávio Mesquita, 1min53s199
9º) Adalberto Baptista, 1min53s358
10º) Marcel Visconde, 1min53s365
11º) Guilherme Figueirôa, 1min53s477
12º) Zeca Feffer, 1min53s708
13º) Esio Vichiese, 1min53s965
14º) Maurizio Billi, 1min54s140
15º) Sérgio Ribas, 1min54s760
16º) Omilton Visconde, 1min55s449
17º) Eduardo Souza Ramos, 1min55s648
18º) Henry Visconde, 1min58s688
Média do 1º: 150,338 km/h

A torcida, de minha parte, é pelo fim do sofrimento do Chico Anysio, de modo ou outro.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Bacalhau com batatas (37)

MEXILHOEIRA GRANDE - O assunto já é velho, já foi pitaqueado até mesmo aqui no BLuc. O número de fãs do automobilismo que contam com o Speed Channel em seus pacotes de tevê por assinatura caiu bastante desde que a Sky substituiu o canal pelo multimodalidades Fox Sports, que naturalmente interessa a uma cama de assinantes muito maior que a do público das corridas.

Foi por esse motivo que muitos fãs do Porsche GT3 Cup Challenge deixaram de acompanhar, sábado, as corridas que abriram a temporada da categoria no Estoril, mostradas no Speed. Considerando isso, e sem entrar em méritos ou deméritos nas operadoras de tevê, já que cada qual sabe onde aperta seu sapato, é que a cúpula porschecupeana acaba de confirmar que as corridas da segunda etapa, depois de amanhã aqui no Algarve, terão a transmissão pelo Speed reproduzida no próprio site do campeonato.

A exibição das corridas pela internet será simultânea à do Speed. Serão, pela primeira vez na história, duas corridas isoladas para cada categoria. As da Cup, considerando sempre o horário de Brasília, vão começar às 8h35 e às 12h05. As da Challenge, às 9h50 e às 13h20.

Na tevê e na internet, para que todas sejam mostradas na íntegra, a ordem será um tanto diferente. O evento todo será condensado numa janela de duas horas e meia, das 11h30 às 14h. Vamos começar às 11h30 mostrando o VT da primeira corrida da Cup. Em seguida, ao vivo, a segunda corrida da rodada dupla da categoria. Para quem vai ver pela TV ou pelo monitor, a terceira corrida será o VT da primeira da classe Challenge. A segunda será mostrada também ao vivo.

Recado dado, vou ali resolver outra questão, também relacionada ao televisionamento de corridas.

Bacalhau com batatas (36)

MEXILHOEIRA GRANDE - Interessante acompanhar os comentários sobre a pista do Algarve feitos pelos pilotos do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil que acabaram de cumprir suas sequências de 10 voltas com carros monopostos, atividade que faz parte da preparação para o Formula One Experience, que lhes vai proporcionar, na programação de amanhã, a pilotagem de modelos da Fórmula 1, como explica o Luiz Pandini nesse texto aqui.

As considerações sobre o desafiador traçado português denotam admiração, espanto, entusiasmo, certo receio, de tudo um pouco. É, de fato, uma pista pra macho, como definiu há pouco, no Twitter, o Otávio Mesquita.

Também pelo Twitter, o Alexandre Oliveira me perguntou se a pista é tudo o que disse o Otávio. Como melhor que falar é mostrar, pincei lá do YouTube um vídeo que mostra uma volta do Felipe Guimarães pelo Algarve, em seus tempos de A1 GP.


Está coberto de razão, o Mesquita. É pista pra macho. Um dia alguém há de me explicar por que ainda a Fórmula 1 nos aborrece com seus eventos em tilkódromos e não vem correr aqui.

Bacalhau com batatas (35)

MEXILHOEIRA GRANDE - Começando o dia no Algarve ao som de uma sacada sensacional, extraída lá do blog do Gomes.


A propósito do "Ai, se eu te pego", impressiona, de um modo particular, a frequência com que a música toca aqui pelas bandas de Portugal, o que nos rendeu, à nossa turma, algumas boas histórias para contar.

Por falar nisso, ainda estão enchendo o saco do Michel Teló ou já caíram na real que se o rapaz está acumulando fama e fortuna é porque é bom no que faz?

Enfim, meu conterrâneo Teló resolve as querelas dele. Eu tenho as minhas para resolver agora, e estão ambientadas na Fórmula 1 de 20 anos atrás. Volto mais tarde.

Bacalhau com batatas (35)

MEXILHOEIRA GRANDE - Começando o dia no Algarve ao som de uma sacada sensacional, extraída lá do blog do Gomes.


A propósito do "Ai, se eu te pego", impressiona, de um modo particular, a frequência com que a música toca aqui pelas bandas de Portugal, o que nos rendeu, à nossa turma, algumas boas histórias para contar.

Por falar nisso, ainda estão enchendo o saco do Michel Teló ou já caíram na real que se o rapaz está acumulando fama e fortuna é porque é bom no que faz?

Enfim, meu conterrâneo Teló resolve as querelas dele. Eu tenho as minhas para resolver agora, e estão ambientadas na Fórmula 1 de 20 anos atrás. Volto mais tarde.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Bacalhau com batatas (34)

MEXILHOEIRA GRANDE - Outra vantagem do autódromo do Algarve: aqui, piloto que sobe à torre da direção de prova jamais alegará que não viu uma bandeira amarela, como acontece a todo momento no Brasil. Pode até ser que não veja, mas terá dificuldade para convencer os comissários de que também não viu as fortes luzes dos semáforos específicos para sinalização de pista.

Há um semáforo desses em cada um dos postos de sinalização do circuito. E são equipamentos que não consomem energia elétrica - o funcionamento é viabilizado tecnicamente pelo abastecimento com energia solar, com cada dispositivo tendo acoplado a ele um painel de captação da luz solar.

Bacalhau com batatas (33)


MEXILHOEIRA GRANDE – Chegou há instantes o press-release do Cadu Tupy, informando que a GT Brasil terá, neste ano, a companhia de mais uma categoria automobilística. GT Brasil e Mercedes-Benz Grand Challenge, que mantêm o Total ELF Superbike em sua programação, passam a dividir a atenção do público também com a Spyder Race. Em cada um dos nove eventos do calendário haverá uma corrida de 45 minutos da categoria dos protótipos.

A Spyder Race nasceu em 2003 como campeonato regional e virou Campeonato Brasileiro em 2010. Naquele ano, por conta de programação integrada com algum dos eventos do Toninho de Souza, tive a oportunidade de narrar uma corrida da Spyder Race em Interlagos. Um barato, a categoria, com carros muito velozes e que têm um visual bem agradável pra quem gosta de corridas.

Bacalhau com batatas (32)

MEXILHOEIRA GRANDE – E agora há pouco descarregaram ali no box 1 do circuito do Algarve quatro carros de Fórmula Opel e mais quatro carros de Fórmula 1 de algumas temporadas atrás, além de dois carros de F-1 de dois lugares, os tais bipostos, para voltas rápidas com convidados.

Esses carros estarão na pista no fim de semana, pilotados pelos participantes do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil. Os F-Opel vão servir para a atividade preparatória e de instrução que vai anteceder as aguardadas voltas nos F-1.

Tem carro até fazendo propaganda da escola de pilotagem que nunca mantive na Europa, conforme mostra a foto da direita, aí abaixo. Todo o funcionamento da coisa está no texto que o Pandini escreveu e foi postado no site do Porsche Cup, nesse link aqui.

Bacalhau com batatas (31)

MEXILHOEIRA GRANDE - Ano passado, quando tivemos o primeiro evento do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil lá no Estoril, mostrei aqui no BLuc o sistema de monitoramento da pista por câmeras que atende a direção de prova durante treinos e corridas.

Pois bem. Aqui no autódromo de Portimão também há um sistema desses, o que me leva a crer que existam por todas as pistas da Europa. Aqui são 30 monitores de avançada geração (nunca sei diferenciar plasma, LED e LCD, mas enfim), igualmente abastecido pelas câmeras de pista que nada têm a ver com a geração de imagens das corridas para as transmissões de TV.

Sérgio Berti, diretor de Corridas brasileiro que acompanha a categoria aqui, foi um dos vários que aplaudiram o nível do equipamento daqui. E resumiu essa boa condição de recepção de imagens, que nos parece típica da Europa, em um comentário: "Só queria ter na minha sala de direção de provas em qualquer autódromo do Brasil a estrutura que o locutor do Estoril tem na sala dele". Disse antes de conhecer a sala onde trabalham os locutores do Algarve, essa ao lado...

Bacalhau com batatas (30)

MEXILHOEIRA GRANDE - Outro detalhe interessante do autódromo do Algarve é a maneira como utilizaram a área reservada ao público para fomento à publicidade. Na construção do autódromo, concluída quase quatro anos atrás, as cadeiras foram dispostas de forma planejada, respeitando cores que formassem, quando vistas de longes, nomes, logomarcas e grafismos dos parceiros do local.

Eu, se viesse aqui para assistir a uma corrida das cadeiras, ficaria na área entre as curvas 15 e 16, que são as duas últimas. É a da direita, aí acima. Menos pela visão da pista, mais para valorizar um parceiro de respeito.

Bacalhau com batatas (29)

MEXILHOEIRA GRANDE – Qualquer um que já tenha sentado a bunda num carro de corridas vai entender perfeitamente por que batizei de “Esfria-saco” a primeira curva da pista do Algarve. Um declive tremendo, depois da longa reta, onde a frenagem para a tangência da primeira curva deve proporcionar bons momentos nas corridas do Porsche GT3 Brasil, sábado.

Aliás, o relevo acidentado, se já me havia chamado atenção lá no Estoril, é a principal característica do traçado daqui. Cada volta representa um sobe-desce de tirar o fôlego, esteja você dentro ou fora da pista.

Bacalhau com batatas (28)










MEXILHOEIRA GRANDE - Enquanto preparo aqui algumas coisas sobre o autódromo para apresentar aos amigos, deixo-lhes essa charada: que categoria é essa, e por que tomo contato com ela cá no Algarve?

Bacalhau com batatas (27)

MEXILHOEIRA GRANDE - Antes de vermos coisas da pista do Algarve, nada melhor que conhecer o traçado do Algarve. Que tem duas opções homologadas pelas federações internacionais, conforme exposto no mapa aí de cima.

A primeira, versão adotada pela Federação Internacional de Automobilismo, mede 4.686,66 metros. Contempla uma chicane logo após a curva 1 e, na 6, adota a opção mais longa e travada, um cotovelo à esquerda. A segunda, tomada como padrão pela Federação Internacional de Motociclismo, elimina a tal chicane e alivia a tomada da sexta curva com um traçado mais curto e aberto, totalizando 4.521,66 metros.

O Porsche GT3 Brasil definiu, para as corridas da segunda etapa, neste sábado, algo como um traçado híbrido. Cumpre o primeiro setor do traçado FIM, sem chicane, e o segundo setor pelo traçado FIA, com o cotovelo mais bicudo. Fizemos as contas aí na cópia do mapa, mesmo, chegamos a extensão total de 4.655,24 metros. Consultei informações sobre o autódromo na semana passada e a conclusão foi de que a pista não oferece apenas estas quatro combinações de traçado dos padrões da FIA e da FIM. São 64 opções, que os leitores podem tentar identificar a partir do mapa aí do lado, gentilmente deixado lá na sala de transmissão de tevê pelos colegas franceses da Le Mans Series.

Bacalhau com batatas (26)

MEXILHOEIRA GRANDE - Esse é o nome do lugar onde estamos, freguesia portuguesa do concelho de Portimão, uma área de 88,4 quilômetros quadrados e mal passada dos quatro mil habitantes pelo censo do ano passado, segundo me informa a Wikipedia. O Jorge Sá, fotógrafo do Porsche GT3 Brasil que conhece bem essa e todas as outras regiões de Portugal, atestou tudo que a enciclopédia livre traz.

Cá estou para mais uma jornada com o Porsche GT3 Brasil. Uma rápida andada hoje cedo por uma pequena parte do autódromo atestou-me o óbvio: estamos, os brasileiro, anos-luz atrasados em termos de instalações para o automobilismo. Coisa que aí, no Brasil, só tende a piorar.

Enfim, cada um com seus problemas. A mim, hoje, cabe compartilhar com a audiência do BLuc um pouco do que tem e acontece aqui. Vou pingar cousas a respeito por aqui ao longo do dia, ou do fim de semana.

terça-feira, 20 de março de 2012

Bacalhau com batatas (25)

PORTIMÃO – E enquanto assisto na tevê ao bom clássico Benfica x Porto, por enquanto empatado por 2 a 2, o pentelho do André Pedralli vem me encher o pacová com sua caça a patrocínio para correr de kart. Quer disputar na semana que vem as quatro baterias da categoria Graduados Sudam no conceituado Super Kart Brasil, organizado pelo meu sócio Sérgio Jimenez e seus blue caps.

Dei-lhe, ao André, no caso, alguma atenção, já que isso me fez lembrar do meu passado, certa vez, e isso já tem seus 18 anos, acabei recorrendo a ação similar atrás de uma verbinha para correr de kart, ação que teve como alvo um sujeito até então desconhecido por mim, o Clóvis Grelak, com quem trabalho há quase 12 anos, hoje somos sócios e tal.

O André, já foi campeão brasileiro de kart, escreveu um tratado de Tordesilhas descrevendo os custos da competição, chegou a um total um pouco acima de nove mil reais, e garante que, em seu jeitinho caseiro, consegue ser competitivo com cinco mil. Tem dois mil e quinhentos em patrocínio, falta-lhe metade.

O assunto foi abordado por ele e pelo Victor Martins no Twitter, e a primeira manifestação que vi já rendeu pelo menos 50 pratas. Estou contando minhas moedas aqui pra ver se ajudo com alguma coisa também, pelo menos dois euros já estão garantidos, vou quebrar o porquinho pra ver se sai mais algo.

A etapa do SKB vai contemplar Campeonato Paulista e Copa Sorriso Campeão, e a soma toda do programa que me pareceu um tanto confuso é que estarão em jogo três vagas para a final da Seletiva Petrobras. E essa final vale uma verba de R$ 115 mil ao campeão. Já teve um cascavelense, o aposentado Guilherme de Conto, que ganhou esse cheque. Se o Pedralli faturá-lo em 2012, poderá garantir uma parte do projeto para 2013. Ou o projeto todo, quando novidades aí do Brasil vierem à tona.

Façam contato e deem uma força ao André, o Twitter dele é @pedralli02 e ele fica tuitando o dia todo. Apressado, já até deixou a conta para depósito bancário dos eventuais apoios:

Banco: Banco do Brasil
Titular: Pedralli Participações Ltda.
Agência: 1187-8 (Maringá Velho)
Conta: 25210-7
CNPJ: 10.903.175/0001-62

De pouco em pouco, vai que ele consegue.

Bacalhau com batatas (24)

PORTIMÃO - Por falar em Porsche GT3 Brasil, saiu agora há pouco a programação oficial – sim, no caso de agora a palavra “oficial” não está empregada bobamente – da segunda etapa, neste sábado no Algarve.

À parte que interessa para quem acompanha as corridas, e essa parte será toda desenvolvida no sábado, desta vez. O treino classificatório da categoria Cup vai começar às 10h. O da Challenge, logo em seguida, às 10h45. A largada para a primeira prova da Cup está confirmada para as 11h35. A da Challenge, para as 12h50. A da terceira corrida, segunda da Cup, começar às 15h05. E a corrida final, complementando a rodada dupla da Challenge, está marcada para as 16h20.

Vamos considerar, sempre, que meu relógio biológico, o do celular e o do laptop estão todos regulados por aqui. Ou seja: pelo horário oficial de Brasília – o “oficial” também cabe aqui –, tomadas de tempo às 7h e às 7h45, corridas às 8h35, 9h50, 12h05 e 13h20.

Como no evento do Estoril, vamos exibir as duas primeiras corridas em VT completo e a última ao vivo, pelo Speed Channel. O programa com as quatro corridas vai ocupar uma janela de duas horas e meia na grade, das 11h30 às 14h, pelo horário brasileiro. As duas primeiras serão mostradas em VT e as duas últimas, ao vivo. Quem ficou a pé com as mudanças de canais recém promovidas pelas operadoras de tevê por assinatura pode, ou deve, ficar atento ao Twitter, onde vou repicar, mesmo durante a transmissão, os links que os amigos postarem para assistir às provas pela internet.

Todas as suntuosas e nababescas (desculpa, Faustão) arquibancadas do autódromo do Algarve estarão abertas ao público.

As tomadas de tempos do Porsche GT3 Brasil sempre acontecem na véspera das corridas. A programação habitual muda um pouquinho desta vez porque voltamos, tal qual acontece todo fim de ano em Interlagos, a dividir espaço com a Fórmula 1. Explico depois, agora vou falar com o pessoal lá de casa pela webcam – a tarifa das DDIs assusta qualquer um.

ATUALIZANDO EM 21 DE MARÇO, ÀS 16h01 LOCAIS:
A direção do evento decidiu hoje, quarta-feira, que a programação do sábado vai contemplar quatro corridas, com as categorias indo isoladamente à pista. Os eventos de 2011 e 2012 no Estoril, bem como os de 2010 e 2011 em Buenos Aires, tiveram três corridas, com a terceira juntando pilotos e carros das duas categorias.

Bacalhau com batatas (23)

PORTIMÃO - A equipe Motores Velozes entrou em ação mais uma vez e pôs no ar (ok, é eufemismo, já que a internet não trafega em ondas, mas a expressão vale, vocês entenderam, não encham) um clipe interessante, contendo alguns dos melhores momentos das corridas que abriram semana passada, no Estoril, a temporada 2012 do Porsche GT3 Cup Challenge. Vale cada segundo.


Faz poucos dias, e já dá pra ter saudades do Estoril. Mas a região aqui do Algarve compensa isso com boas sobras.

Bacalhau com batatas (22)

PORTIMÃO - E a Camila Maluf, que é diretora de Marketing da empresa que organiza o Campeonato Brasileiro de Gran Turismo, acaba de confirmar em seu perfil no Facebook que a temporada de 2012 terá início no dia 22 de abril. E não em Interlagos, como se supunha, mas em Santa Cruz do Sul, onde estivemos com a categoria em junho do ano passado.

As corridas neste ano terão as subdivisões GT3, GT4 e GT Premium, esta última lançada em caráter experimental na última corrida do ano passado, em Interlagos. O Mercedes-Benz Grand Challenge e o ELF Superbike seguem fazendo parte do evento, também com corridas no circuito gaúcho. O evento inaugural da temporada terá, ainda, a companhia da Copa Spyder Race.

Pior de tudo: o Nei Tessari estava certo. É coisa rara, isso.

Bacalhau com batatas (21)

PORTIMÃO - Aí que o Nei Tessari, sempre sem assunto para o blog xexelento dele, resolveu pegar carona no meu. A toda hora ele chupa alguma coisa daqui e põe lá no "Tonto da Távola", ou sei lá qual nome ele dá àquela chafurda.

Desta vez, pelo menos, deu uma canja para a boa Copa Marshal de Marcas & Pilotos. Veja os vídeos das duas primeiras etapas, estão nesse post aqui. Assim damos alguma audiência ao Nei, coitado.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Bacalhau com batatas (20)

PORTIMÃO - Depois de ter narrado a partir do Velopark o VT da abertura do campeonato, foi do Estoril que gravei a narração das provas da segunda etapa da Copa Marshal de Marcas & Pilotos, que foram exibidas pelo programa "Sport Brazil", distribuído pelo pessoal do Rossini a várias emissoras.

Sem muitas delongas, aí estão os vídeos das duas baterias da segunda etapa. Sem pistas de quem ganhou, como sempre, pra manter o suspense, e tal.



ASSISTA TAMBÉM:

Copa Marshal: primeira etapa

Copa Marshal: terceira etapa

Copa Marshal: quarta etapa

Copa Marshal: quinta etapa

Copa Marshal: sexta etapa

Copa Marshal: sétima etapa

Bacalhau com batatas (19)

PORTIMÃO - Embora tenhamos chegado ao Algarve ainda na noite de ontem, não fui hoje ao autódromo que nesta semana recebe a segunda etapa do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil. Mas o time todo esteve lá e, de chegada, mais um momento para a inimitável galeria fotográfica que o campeonato tem formado nos últimos tempos. E há mais fotos de hoje nessa galeria feicebúquica.

Hoje, parte do que pudemos ver, o Luiz Pandini e eu, foi que aqui em Portimão o buraco é mais embaixo. Bem mais embaixo.

Bacalhau com batatas (18)


PORTIMÃO - Já virou assunto do boteco aqui em Portugal, pelo menos nos poucos botecos onde pus os pés, o épico boa-noite do Zeca Camargo, ontem no Fantástico.

E você, viu o Fantástico ontem?...

Bacalhau com batatas (17)












PORTIMÃO - Não dá para negar que uma das expectativas que criei quando fechei as malas para voltar a Portugal foi a de dar de cara com carros lindos durante quaisquer andanças.

Expectativa já contemplada dias antes da volta para casa. Sábado, durante uma passadinha por Cascais, dei de cara com esse excepcional exemplar do melhor carro que já inventaram. Entraria no “Mundo sobre rodas”, não fosse a série aberta semana passada, que vou manter para localizar com mais facilidade, em qualquer momento do futuro, as futilidades que escrevi durante esta viagem.

Esse Fusquinha tem até cheiro de novo. É esse tipo de coisa faz a vida valer a pena, não?