terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Xuxo no Paulista de Marcas

CASCAVEL - Não, não se trata aqui de acusar nenhuma das contumazes mutretas automobilísticas. Apenas o cabível registro de que Luiz Fernando Pielak, que desde a longínqua infância adotou sem opções adicionais o apelido “Xuxo” , vai participar em Interlagos neste fim de semana da primeira etapa da Copa Marshal , que vem a ser o Campeonato Paulista de Marcas & Pilotos, categoria de turismo de maior grid do automobilismo brasileiro.


Não tem qualquer pretensão, o Xuxo, de participar da temporada toda da Copa Marshal. Pelo contrário, disse-me há pouco que vai atuar apenas nesta primeira etapa, aproveitando a maior folga no calendário do Campeonato Metropolitano aqui de Cascavel, que só vai começar no dia 24 do mês que vem – foi vice-campeão pelas bandas de cá em 2012, perdendo o título para o Daniel Kaefer, que se mandou para a Sprint Race. Ainda no ano passado, Pielak levantou a taça do Festival Brasileiro de Marcas 1.6, que reuniu em Curitiba os dez melhores pilotos de cada campeonato regional. É campeão brasileiro, pois, façanha que o levou a promover farta churrascada à qual fui convidado e, com a indelicadeza de sempre, não compareci.

Mas Cascavel não terá só um piloto no grid da Copa Marshal no domingo. Também com um Fiesta preparado pela Ferrari, Leandro Zandoná é outro que vai a Interlagos disposto a dar trabalho a paulistas, catarinenses, cariocas, mineiros e jupterianos. “O Leandro vai ser o meu calo neste ano, está andando muito forte”, testemunha o Xuxo Pielak. Os dois, Leandro e Xuxo, vão inscrever seus carros na categoria Super – o campeonato também tema Light e a Novatos, ficando toda a diferenciação atrelada à graduação dos pilotos, já que o regulamento técnico é o mesmo para todos.


É de se supor que o pessoal da Copa Marshal fique de cabelo em pé – exceções óbvias a Alexandre Nascimento e José Santiago, que lideram a lista dos calvos do grid – quando pilotos de Cascavel confirmam participação. O Xuxo, na primeira vez em que foi, conseguiu lugar na primeira fila do grid, que lhe acabou sendo confiscado por força do regulamento desportivo. Não lembro o que foi, parece que deixou de comparecer à pesagem, ou não estava devidamente barbeado, ou não tinha lido horóscopo, algo assim. Wanderley Faust, hoje mui digno secretário municipal do Esporte e Lazer, fez uma participação em Interlagos em fins de 2011 e, além do oitavo lugar geral na corrida, cravou a volta mais rápida de todas. Guinho Biberg, quando estreou, levou a vitória de sua categoria. Cascavel está muito perto de dominar o mundo.

Não sei quem produziu a foto lá no alto, do carro do Xuxo. Se o fotógrafo me estiver lendo, ou alguém que tenha a informação, que se manifeste. A do Zandoná foi feita pelo Deivicris de Cristo. As duas durante o Festival Brasileiro em Curitiba.

1 comentários:

Anônimo disse...

A foto do carro do Xuxo foi tirada pelo freelancer Israel Favarin!