sábado, 4 de dezembro de 2010

Felipe, a cobra que Roberval criou

Amanhã chega ao fim a 15ª temporada da Fórmula Truck. A décima etapa, em Brasília, pode dar a Felipe Giaffone seu terceiro título na categoria. Que configuraria uma marca mais do que expressiva, considerando-se que a temporada de 2010 é a quarta que o ex-piloto de Fórmula Indy disputa por completo na série brasileira dos caminhões.

Giaffone chegou à Truck em 2005, com a temporada já em andamento. Estreou a convite de Roberval Andrade, pilotando um Scania da equipe de Roberval. O caminhão era obsoleto tecnicamente para os padrões de então, mas bastante propício para a fase de adaptação a que o experiente novato (entenderam a colocação?) se propunha.

E foi pilotando aquele caminhão que Felipe ficou a poucos metros de vencer pela primeira vez logo em sua primeira meia temporada na Truck. Em Curitiba, liderava sua quarta participação na Truck. Na volta final, uma poça de óleo na saída da curva do Pinheirinho o fez perder aderência e tempo. E a vitória, que caiu no colo de Luís Zappelini, com um caminhão Volkswagen.

Felipe voltou aos EUA em 2006 para tentar a vida no automobilismo de lá, mas estava predestinado a dar sequência vitoriosa à não menos vitoriosa carreira correndo de caminhões no Brasil. Assinou com a equipe da Volkswagen, chefiada por Renato Martins, e efetivou-se como um dos principais nomes da Truck.

Em 2007, Felipe e Roberval chegaram a Interlagos como únicos candidatos ao título. Felipe, com quatro vitórias, tinha 142 pontos. Roberval, com uma vitória e 125 pontos, começou bem o fim de semana, conquistando a pole-position e liderando a corrida até a intervenção bonificada do Pace Truck. Mas abandonou a prova e viu o amigo, agora rival, festejando seu primeiro título na categoria.

A temporada de 2008 marcou a redenção de Wellington Cirino, que chegou ao tetracampeonato três anos depois do acidente que quase lhe encerrou a carreira. Geraldo Piquet, parceiro do paranaense na equipe da Mercedes-Benz, era o líder antes da etapa final e tinha a torcida a seu favor, mas terminou a corrida em sexto e viu o vizinho de box vencer para confirmar o título. Roberval e Felipe foram terceiro e quarto na classificação final do campeonato, nesta ordem.

Felipe Giaffone e Roberval Andrade voltariam a ter um duelo direto na última corrida de 2009, sempre com os campeonatos sendo decididos em Brasília. Neste caso, a disputa tinha mais um nome, o de Valmir Benavides, que defendia a liderança e o título. Para o líder, as esperanças acabaram com o abandono ainda na fase inicial da etapa. Roberval fez uma corrida épica, largando em 18º e vencendo mesmo depois de perder quase uma volta nos boxes com um problema na caixa de direção. Ainda assim, o título foi mais uma vez de Felipe, que cruzou a linha de chegada em quarto lugar.

No passado recente da categoria, Roberval Andrade perdeu dois campeonatos para Felipe Giaffone. Apesar das quatro vitórias que já conquistou em 2010 e do domínio que tem imposto às últimas etapas - em Brasília, na etapa deste fim de semana, foi o mais rápido em todos os treinos livres e classificatórios e vai largar da pole -, sabe que sua eventual vitória não será suficiente se Felipe, que tem a matemática a seu favor, terminar a prova entre os quatro primeiros colocados.

É difícil dizer que Roberval insistiria a Felipe para que tomasse parte da Fórmula Truck cinco anos atrás se soubesse no que estava se metendo. De um modo ou outro, em termos truckísticos, criou a cobra para que o picasse, como definiria um falecido padrinho meu.

0 comentários: