terça-feira, 14 de dezembro de 2010

O show do Capacete de Ouro


Quando abri o MSN, agora há pouco, um amigo de Cascavel veio saudar e perguntar sobre a festa de premiação do Capacete de Ouro, a que fomos, Juli e eu, ontem à noite. Aos que não sabem, acho que são poucos, é algo como o “Oscar do automobilismo”, definição que tomo emprestada de um colega de profissão. Concurso promovido pela revista Racing, foi a 14ª a edição. Cada categoria seleciona três pilotos numa pontuação própria que considera os resultados obtidos nos campeonatos de automobilismo, esses três são submetidos à votação de uma comissão formada por jornalistas especializados. Simples assim.

Não vou lembrar textualmente e já desativei a janela de conversa online, mas a pergunta que me foi feita era algo como “qual piloto foi o destaque da festa?”, algo assim. Não tinha pensado nisso até então e, de bate-pronto, respondi que nenhum. Quem roubou a cena mesmo, no ato final do evento no Via Funchal, foi Kiko Loureiro. Um músico, jamais deve ter sentado num carro de corridas.

Kiko é guitarrista da banda de rock Angra. Coube a ele o último ato do evento que a editora promoveu. Feita a premiação da categoria Fórmula 1, que mais uma vez teve Rubens Barrichello como campeão – Felipe Massa levou Prata e Lucas di Grassi ficou com o Bronze –, o mestre de cerimônias pediu a Rubens que permanecesse no palco. Viria homenagem, como já se tinha feito momentos antes a como Graziela Fernandes, Bird Clemente, Bia Figueiredo e Bruno Senna.

Foi melhor, muito melhor. Era, de fato, homenagem a Rubens. Convertida em um show de Kiko. Diante da lembrança dos 300 GPs disputados na F-1, marca que o piloto atingiu na etapa da Bélgica, a organização do evento pôs no telão a imagem de uma câmera on-board, uma volta de Rubens com a Williams na pista de Spa-Francorchamps. Sem áudio. Enquanto os gráficos padronizados da categoria indicavam na tela as mudanças de marcha, Kiko simulava em sua guitarra, com perfeição, o som do motor do carro, respeitando as passagens de marcha, as reduções, tudo.

Interpretação perfeita, digna dos efusivos aplausos que recebeu. Já houve algo parecido circulando na internet, parece-me que um jovem tirando da guitarra o som de um F-1 para simular uma volta de Felipe Massa com a Ferrari. Que foi bom, mas não se compara ao que Kiko fez aos olhos e ouvidos de todos os presentes poucas horas atrás. Emocionou Rubens, que assistiu atônito ao show ao lado de Isabel Reis, da Editora Motorpress. Rubens, ultimamente, tem se emocionado com muita coisa. Coincidentemente, e isso não tem a mínima relevância, Kiko e Rubens têm 38 anos.

No mais, a festa foi o que deve ter sido sempre – foi a primeira vez que pus-me entre os presentes. Oportunidade para rever amigos, colegas, pilotos, gente do mundo das corridas que, cada qual a seu modo, passa ano após ano dentro de autódromos, vivendo e vendo a vida passar enquanto tira do automobilismo o proveito e os prazeres que ele pode oferecer.

Também há quem vá perguntar quem foram os vencedores do Capacete de Ouro, embora os sites especializados já tenham noticiado, mas vai lá a lista de quem levou o troféu principal em cada categoria: Barrichello (Fórmula 1), Helio Castroneves (Top), César Ramos (Internacional), Max Wilson (Nacional), Alexandre Barros (Porsche GT3), André Posses (Porsche GT3 Light), Felipe Giaffone (Truck), Patrick Gonçalves (Turismo), Gabriel Sereia (Revelação), Valdeno Brito e Matheus Stumpf (Itaipava GT), Ulisses Bertholdo e Eduardo Silva (Rali), Jean Azevedo e Emerson Cavassim, (Off-Road), Yann Cunha (Fórmula), Cacá Bueno (Trofeo Linea), Nicolas Costa (F-Future), Jonathan Louis (Kart) e Felipe Fraga (Novos Talentos).

8 comentários:

Tiago Carvalho, via Twitter, disse...

O Kiko Loureiro além de ser um baita guitarrista, é um cara muito bacana, sempre atende os fãs nos shows do Angra.

Agora vou ficar no aguardo de quando esse vídeo aparecer, porque deve ter sido de arrepiar.

Anônimo disse...

[2] verdadeee (y) *-*

Eric Amorim disse...

Quero muito um vídeo..Duvido que ninguém gravou isso. Youtube.com neles!

Anônimo disse...

essa eu quero ver, sou muito fã do Angra e sei que o Kiko é um dos melhores guitarristas do mundo, veremos

Anônimo disse...

Tenho orgulho de dizer que sou fã desse cara,que acompanho seu trabalho tanto na maravilhosa banda ANGRA como em carreira solo,e uma honra dizer que ele é brasileiro.Kiko te adoro!!!

Erika Oliveira
Fortaleza-CE

LENON LÁZARO disse...

Kiko e Rubens!Dois mestres de guerra!Parabéns Kiko por mais uma exposição sua aos diferentes tipos de público!Vc é um exmplo de músico e pessoa,e um dos melhores do planeta p mim,por dominar tanta coisa diferente na Música e no meio Profissinal.

Unknown disse...

Aí está ...

http://www.youtube.com/watch?v=zFjW0-n74bg

Vana disse...

Nem me admira... Vindo do Kiko só pode ser algo maravilhoso.