quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Promessas, nada mais

Não tenho a menor pretensão, aqui, de resolver a vida de ninguém. Afinal, mal tenho conseguido resolver a minha. Mas fatos, quando fatos e não boatos, merecem no mínimo ser lembrados.

Há quase um ano, mês de novembro, Cascavel foi sede do Campeonato Brasileiro de Marcas & Pilotos. Já falei várias vezes sobre isso por aqui. Grid com 22 carros, metade deles eram do Metropolitano daqui.

O briefing que antecedeu as quatro corridas daquele fim de semana teve na sucateada estrutura do autódromo de Cascavel a presença de Cleyton Pinteiro, presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo. Que visitou, em um fim de semana, vários eventos de automobilismo no Paraná - arrancada de tratores em Maripá e Paranaense de Kart em Pato Branco, além das corridas do campeonato condensado. Sujeito de bom papo, como também já comentei por aqui. E que fez algumas promessas aos pilotos presentes. Fez leve crítica à gestão anterior da CBA pela promoção anual de uma grande festa, sempre em São Paulo, para premiar os campeões brasileiros de todas as categorias, o que para ele, segundo disse, era desperdício do dinheiro da CBA. Dinheiro que, no entendimento que expôs, deveria ser aplicado em benefício dos pilotos.

Naquela tarde, Cleyton Pinteiro elevou a bola da competição denominada Marcas & Pilotos à estratosfera. Frisou ser a base que forma pilotos para categorias maiores, um discurso previsível, mas não fora da realidade. E, dos pilotos, recebeu questionamentos sobre o fato da CBA ter subsidiado o caminhão-cegonha que trouxe de Pernambuco, sua base, a Cascavel, para o campeonato-relâmpago, os carros de Klebson Cunha, Gerson Filho, Leonel Neto e Pedro Neto.

A saída para a questão proposta, óbvia, foi atrelar a ajuda a uma filosofia da nova diretoria da entidade, que passaria a subsidiar, em 2010, o transporte dos carros para os eventos do Brasileiro de Marcas. Afinal, era um campeonato que viria para ficar, e a nova CBA iria gastar com subsídios aos pilotos e não com festas das boas, foi o que disse Pinteiro. Promessa feita a todos os presentes àquele briefing, eu entre eles.

Pois bem, neste ano o Brasileiro de Marcas deixou de ser condensado num único fim de semana. Suas etapas foram distribuídas em dois eventos. Um já era, aconteceu há alguns meses em Tarumã. Aproveitou-se uma etapa do bom Campeonato Gaúcho da categoria para dela se fazer uma etapa nacional, que teve, sim, presença de pilotos de outras searas. As outras três corridas vão acontecer neste fim de semana, no autódromo de Curitiba. Igualmente, aproveita-se um evento da forte Copa Pinhais, que tem muitos carros, e a eles vão se juntar alguns outros de outras praças.

Entre esses outros há sete carros aqui de Cascavel. Marco Romanini (que na foto aí ao lado recebe de Pinteiro o troféu do título de 2009), Júnior Caús, Diego Barroso, Luís Fernando Pielak, Wanderley Faust e César Valandro – esse é piloto de Curitiba, mas a equipe é cascavelense, seu carro fica por aqui. Percebendo que sete carros seriam submetidos ao percurso de 500 km, e mais 500 km para a volta, Caús lembrou da promessa de subsídio feita por Pinteiro há quase um ano. E com ele fez contato, valendo-se do endereço de e-mail cpinteiro@hotmail.com, que o próprio Pinteiro divulgou naquele briefing de 13 de novembro.

O e-mail de Caús foi enviado a Pinteiro há cerca de um mês, solicitando instruções ou informações sobre o transporte subsidiado dos carros. “Estamos trabalhando nisso”, respondeu-lhe o dirigente. E mais nenhuma satisfação foi dada.

Hoje é quarta-feira, os treinos para a última rodada tripla do Brasileiro vão começar depois de amanhã. Espero que nenhum desses pilotos que citei ainda estejam à espera de uma carona da cegonha da CBA.

É feio não cumprir promessas, foi o que meu pai me ensinou.

6 comentários:

Regii Silva disse...

E ainda pretendem, juntamente com a sangue-suga da VICAR organizar o Campeonato em 2011. Como se não tem competencia pra organizar um frete... ridiculo

tarso marques disse...

apenas corrigindo a parte do "evento da forte Copa Pinhais"...

forte era o Show Cars (organizado pela Luciana e pelo Rogerio) até o ano passado, com grids que chegaram a 62 carros.

a ultima etapa da copa pinhais ("organizada" pela fpra) teve miseros 18 carros no grid. a categoria Marcas Senior teve apenas 2 carros inscritos. A Marcas A (principal categoria do evento) teve 6 ou 7 carros...

duas semanas atras estive no rio de janeiro e haviam 32 carros largando no marcas. será que a cba está ajudando algum desses carros a vir andar no "brasileiro" em curitiba?

alguem tem noticias de gauchos, catarinenses, paulistas, mineiros... que estao vindo participar do brasileiro? desconsiderando os catarinenses que ja participam regularmente da copa pinhais...

Alan Magalhaes disse...

Isso tudo me lembra uma nau sem rumo. Sou apartidário e identifico retrocesso a cada gestão da CBA. Uns se vangloriam com o número de carteirinhas expedidas e outros pautam suas ações em nome do revanchismo. Será que precisa ser gênio para adivinhar que nenhuma fábrica vai participar de um campeonato de carros obsoletos, base da linha comercializada, exatamente a que dá menos lucro às montadoras? Qual o interesse de um piloto viajar 4.000 km para correr com seu Palio numa prova que não tem prêmio, subsídio, transmissão de tv, mídia e retorno? Dei uma idéia à gestão anterior e recebi a palavra "sonhador" em resposta. Era simples: vários regionais com monopostos pequenos e baratos - extinta FFord como exemplo - marcas com estes carros 1.6 e protótipos nacionais com motores 1.8 quase originais, câmbios, freios e pneus iguais a todos - para baixar custo - e chassis livres. Um torneio norte/nordeste, outro no centro/oeste, um Rio/São Paulo/Minas e um sul-brasileiro. No final do ano, um festival juntando todo mundo para ver quem é o campeão brasileiro. Eu estava a fim de abraçar a idéia e trabalhar nela, mas a palavra sonhador, vinda de quem veio, foi o que bastou para eu perder qualquer nesga de entusiasmo. Saí fora de tudo. Prefiro ser um sonhador do que um cara que não cumpre promessas. O automobilismo vai mal, patina e parece que a única idéia da gestão atual é deixar que os promotores tenham as idéias. Uma pena.

Americo Teixeira Jr. disse...

Primeiro. Se tiver um piloto campeão ou vice que prefira receber seu prêmio por aí, ao invés de em uma festa como a que havia na Gestão Paulo Scaglione, que se manifeste.

Sobre isso, vejamos. A Gestão Paulo Scaglione fazia festa anual, fazia revista, tinha em funcionamento o CEOC, fazia anuário impresso, ministrava cursos e seminários, dará suporte técnico, desportivo e jurídico às federações e muitas coisas mais. Fazia tudo,pagava todas as contas e tinha dinheiro em caixa.

A gestão Pinteiro cortou festa, cortou revista, cortou CEOC etc etc etc. E não só manteve a receita como deve ter ampliado, pois passou a filiar pilotos de kart indoor, o que não ocorria na Gestão Scaglione.

Então, deve haver dinheiro para transportar sete carrinhos.

Se alguém for capaz de me desmentir, estou à disposição.

tarso marques disse...

americo,

creio que a questao aqui nao é o fato de terem extinguido festa, revista...

a questao é promessas nao cumpridas. falaram que iriam transportar os carros e "abortam a missao"....

desde a gestao scaglione tentamos unificar regulamentos do marcas. nao conseguimos nem unificar os regulamentos no parana (que tem 3 regionais) graças ao rubens gatti (atual presidente do cnk).

quando um piloto de santa catarina quis montar um gol g5 (lançamento da vw) pra andar aqui em curitiba, a fpra vetou. quando quisemos trocar os carburadores por injecao eletronica na Marcas B em 2008, a fpra vetou...

concordo que as montadoras nao tem interesse em patrocinar um evento com carros "velhos" (gol bola, gol g3, palio antigo, peugeot 206...)... mas quando tentamos evoluir, quando os pilotos e equipes tentam evoluir, aparece a federacao e boicota o evento.

sabemos que hoje existem mais de 100 carros montados apenas no parana e essa quantidade se repete em santa catarina, rio grande do sul, sao paulo... mas fica a pergunta: onde estao esses carros? eles estao parados, graças aos "esforços" das federaçoes.

é engraçado, mas ali na argentina temos campeonatos com carros tao antigos quanto nossos atuais campeonatos de marcas e eles tem espaço na midia.

aqui a midia só prestigia stock, truck, racing festival e f-1. sao poucos os veiculos que prestigiam outras categorias e esses poucos estao acabando.

mes passado o rodrigo ruiz, que divulgava o maximo que conseguia, fechou o site por falta de apoio.

semana passada faleceu o palestra, dono da revista pista livre, um dos poucos veiculos que divulgava o marcas e velocidade na terra aqui no parana e em santa catarina...

agora falam em criar um brasileiro de marcas nos moldes da tc2000... e quem vai ter dinheiro pra andar num evento desses? apenas os pilotos que atualmente ja estao na stock ou na linea... e mais uma vez vao ceifar os inumeros pilotos que andam nos regionais e estaduais de marcas.

Americo Teixeira Jr. disse...

Apenas um detalhe que me parece importante acrescentar e que, ontem, esqueci-me de citar. O Jantar dos Campeões da CBA, promovido pela Gestão Paulo Scaglione, não tinha seus custos pagos pelos cofres da CBA. Lembram-se que havia o Anuário Imprensso, também inexistente atualmente?

Pois bem, em trabalho de fôlego do então diretor de marketing Toninho de Souza, eram vendidos anúncios publicitários para o Anuário e, desta verba, resultavam a impressão do Anuário e o custeio da festa, que reunia cerca de 600 pessoas no Transamérica, em São Paulo.

Isso significar dizer que era gerada uma verba específica para custear tudo isso. Além de valorizar o talento dos competidores brasileiros, que faziam juz às homenagens por força dos títulos conquistados, a festa era resultado de uma ação estratégica, bem elaborada, incluída naquilo que chamáva-mos de novos negócios.

Era isso que me pareceu importante acrescentar.

Obrigado pela atenção.