segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Motoescavadeiras e retroniveladoras

CASCAVEL - A caminho da agência depois do almoço, liguei o rádio. Sempre ouço rádio quando estou sozinho no carro. O repertório de agora há pouco foi um pouco do diferente do habitual - em vez das modas de sempre, o discurso da presidenta Dilma, que veio a Cascavel dar um bizu (manjam "bizu"?) no Show Rural, transmitido ao vivo pela Capital FM.

Chamou atenção, nos oito ou dez minutos de discurso que ouvi, a promessa feita pela presidenta aos prefeitos e produtores que, penso, acotovelavam-se no local onde ela falava. Pelo que contam, e com o perdão de um trocadilho que pode ser bem pertinente, saía gente pelo ladrão.

"Noventa por cento dos municípios do Brasil... Oitenta e nove vírgula alguma coisa, noventa por cento", começou a presidenta, "são municípios com menos de 50 mil habitantes", ilustrando o compromisso que viria. Interrompida algumas vezes por aplausos bem ensaiados, ela anunciou que o governo vai entregar a cada um desses municípios uma máquina retroescavadeira e uma motoniveladora. Até brincou com a confusão que fez, "eu já ia dizendo motoescavadeira e retroniveladora", para reafirmar que a prefeitura de cada um dos oitenta e nove vírgula alguma coisa dos municípios brasileiros iria receber essas máquinas, e que num segundo momento, "mais perto da metade do segundo semestre", cada uma dessas prefeituras receberia também um caminhão-caçamba.

A anunciada distribuição de maquinário pesado, explicou a presidenta, faz parte de uma ação do governo federal para fomentar boa conservação e ampliação das estradas vicinais, tão importantes que são para escoamento da produção agrícola, e claro que não haveria de faltar a comparação dessas vias às "veias menores do corpo, que são importantes para irrigar as maiores", e por aí vai.

Belo compromisso, o que dona Dilma assumiu hoje aqui às nossas barbas. Parece-me meio fabuloso, mas um belo compromisso. E dele só fiz questão de falar para ter esse post como lembrança, lá pelo fim do ano. Havendo tempo e paciência para isso, será interessante tentar levantar se alguma prefeitura terá recebido algum dos implementos e veículos prometidos.

Também chamou atenção, nos minutos de discurso que ouvi, o péssimo português da presidente. Sotaque caipira passa, esse eu também tenho e narro corridas na televisão. Falar errado, no manual lúquico de sobrevivência, é coisa que se aceita de um grupo reduzido, do qual não faz parte um chefe de Estado.

Na foto postada pelo Eduardo Pimentel, aparecem em destaque o governador Beto Richa, o prefeito Edgar Bueno, a presidenta Dilma e o produtor rural Dilvo Groli, presidente da Coopavel, cooperativa que assina a realização do Show Rural

2 comentários:

Flávio disse...

Interessante,.......o Governador Beto Richa já entregou 30 Patrulhas Rurais que são= 1 motoniveladora, 1 Retroescavadeira, 1 rolo compactador (pé de carneiro),5 caminhão caçamba, 1 Pá Carregadeira.
Os Municípios se reunem, montam um consórcio e o Governo do Paraná cede este equipamento que ficará sob responsabilidade deles.
Exemplode Consórcio contemplado no úlktimo dia 25/01 = Pato Branco,Bonsucesso do Sul,Clevelândia, mariópolis, Palmas e Vitorino.
Portanto enquanto a Presidenta promete o Governador Beto Richa entrega os equipamentos.

Anônimo disse...

Eta nóis, América Latrina, será que lembraram de colocar um extintor de 6kg,Epi´s e Kit de 1os. socorros na novas viaturas da PM? Não... se pegar fogo na Duster, tchau. Velha e boa América Latrina. As vezes a viatura da PM chega antes do SIATE, de acordo com o risco eles poderiam fazer um procedimento de emergencia. Esquece pra que facilitar se da pra complicar.