Ano passado, a CBA retomou o Campeonato Brasileiro de Marcas & Pilotos. Com um formato bastante questionado, a temporada inteira desenvolvida em um único fim de semana, quatro baterias. Era lógico que, em qualquer das pistas, haveria uma regionalização do grid. Um preço pelo formato, nem tudo no mundo é perfeito.
O Brasileiro acabou acontecendo aqui em Cascavel, e dos 21 pilotos que largaram, 11 ou 12 são cascavelenses, posso estar pecando na exatidão dos números, não fui consultar anotação nenhuma. Nunca faço anotações, defeito grave para quem exerce o jornalismo de uma forma ou outra. Dos cinco pilotos que foram ao pódio final, quatro de Cascavel – Marco Romanini, Adriano Reisdorfer, Luís Fernando Pielak e Ingmar Biberg, nesta ordem, intercalados pela presença do gaúcho Luciano Cardoso, quarto colocado.
As quatro corridas aconteceram no meio de novembro. Uma das exigências da CBA, avalizada pela Federação Paranaense, ou vice-versa, era de que os automobilistas de Cascavel teriam de se virar com o televisionamento das corridas. Era requisito indiscutível para a cidade ter a sede da competição. Uma exigência que Nestor Valduga, dirigente do primeiro escalão da entidade nacional, reforçou a mim em fins de setembro no Rio de Janeiro, durante evento da GT3 Brasil, onde eu atuava como locutor de arena.
Miguel Beux, capitão do barco do Automóvel Clube de Cascavel – e por aqui o presidente sempre trabalha sozinho –, viabilizou a geração de imagens e a transmissão. O Bandsports mostraria ao vivo as duas baterias finais, não mostrou, acho que mostraram depois. Beux, e eu fui um dos que o alertaram quanto a isso, iludiu-se com a promessa de que haveria 60 pilotos inscritos. Foram, repito, 21. E assim, com um prejuízo financeiro que só interessou ao clube cascavelense, fez-se o embrião do campeonato. Falhas foram verificadas e apontadas, tudo para que houvesse reparações em edições futuras.
Para 2010, o Brasileiro de Marcas & Pilotos teve seu formato um tanto mudado. Serão dois eventos, o primeiro deles agora, neste fim de semana, no autódromo de Tarumã, com três etapas – uma no sábado e duas no domingo. Outras três corridas acontecerão também em fim de semana único no autódromo de Curitiba, não sei a data. Cascavel, mais uma vez, entra na disputa com bom número de pilotos, oito ou nove embarcaram seus carros para Viamão.
Chama atenção o fato de não haver notícias sobre transmissão das corridas pela TV. Mal há divulgação acerca disso, só quem sabe da existência do campeonato são as pessoas que com ele têm algum tipo de contato, caso meu.
Adotam-se pesos e medidas diferentes nos campeonatos dos dois anos consecutivos. E as três primeiras corridas, as que ninguém que não estiver no autódromo vai ver, por não haver televisionamento, acontecerão no Rio Grande do Sul. Terra onde Valduga, o mesmo que me reiterou a exigência de viabilização da transmissão na TV pelos organizadores de Cascavel em 2009, é um dos dirigentes mais influentes.
Pode ser só coincidência, também. Jornalistas e blogueiros costumam encher o saco por qualquer coisa.
2 comentários:
Sobre a transmissão pelo Bandsports do campeonato do ano passado, as duas baterias do domingo iriam para o ar, sendo uma em vt e a última ao vivo.
Entretanto, como choveu muito no momento da corrida, o sinal ficou comprometido e não houve transmissão ao vivo.
Mas semanas depois, as duas baterias foram transmitidas em VT.
Caro Amigo,
A APPA/RS e a Excelsior Pirelli colocaram seu espaço no Speed Channel a disposiçao e o Brasileiro de Marcas terá um programa em conjunto com o Gaúcho da Modalidade em VT. Nos da APPA em parceria coma produtora de nossos programas ainda estamos negociando um espaço maior dentro do Speed Channel já que nosso programa é de 30 minutos e pleiteamos um espaco de uma hora para a etapa do Brasileiro.
Na verdade, toda a negociacao e organização desta parte está sendo feita pela APPA/RS e Inline Produtora sem interferência da CBA que apenas aproveitaré nosso espaço.
Estamos colocando todas as informacoes no www.automobilismogaucho.com.br que é o site oficial da Associacao de Pilotos e Preparadores do RS - APPA/RS.
Qualquer dúvida nos colocamos a disposição, pelo e-mail appa@automobilismogaucho.com.br
Erlon Radl
Postar um comentário