segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Os nomes da Truck

Não chega a ser exatamente uma novidade, mas registrar não custa, até porque a dúvida sobre quem corre e quem não corre foi assunto dias no Twitter. Domingo agora começa em Santa Cruz do Sul a temporada da Fórmula Truck. Que, sai ano e entra ano, parece permanecer imune às crises que assolam o automobilismo brasileiro. E na corrida gaúcha de daqui a seis dias serão 23 os pilotos em ação. Três deles são estreantes, algo atípico para a categoria que por anos mantém a lista de chamada mais estável do esporte no país.

A marca com maior número de caminhões na pista, pelo menos nesta reta inicial do Campeonato Sul-Americano e Brasileiro, é a Scania, com cinco, quatro deles remanescentes. Pedro Muffato (foto), embora vá estrear caminhão novo, segue com a marca em sua própria equipe, a Muffatão Racing. A goiana Original Reis Peças mantém José Maria Reis e Leandro Reis, tio e sobrinho. O atual campeão Roberval Andrade, que rebatiza sua equipe como Ticket Car Corinthians Motorsport, passa a ter um novo companheiro de equipe, o paulista Luiz Lopes.

A Scania é recordista de títulos de pilotos. Tem cinco taças – foi campeã em 1996 com Renato Martins, em 1997 e 1998 com Osvaldo Drugovich Júnior, em 2002 e 2010 com Andrade.

A Volkswagen, que acaba de acrescentar mais um título de Marcas a seu vitorioso currículo na categoria, mantém a parceria com a RM Competições, responsável por seus quatro caminhões no grid. A equipe mantém seu quarteto de pilotos com Renato Martins, Débora Rodrigues, Felipe Giaffone e Valmir “Hisgué” Benavides, todos aí na foto, com o chefão da marca na América Latina, Roberto Cortes, e demais executivos da empresa. A Volks obteve três títulos de pilotos na categoria – em 2006, com Martins, e em 2007 e 2009, com Giaffone.

Também com quatro caminhões, todos sob a batuta da ABF, surge a Mercedes-Benz. A equipe ABF/Mercedes-Benz mantém o paranaense Leandro Totti e acolhe de volta à categoria o gaúcho Régis Boessio. Pela ABF Desenvolvimento Team, o candango Geraldo Piquet e o paranaense Wellington Cirino (foto) vão para seu décimo ano consecutivo dividindo o mesmo box. Foi Cirino quem conquistou os quatro títulos da marca nos campeonatos de pilotos, em 2001, 2003, 2005 e 2008. José Cangueiro, um adepto da marca por anos e mais anos, sai de cena.

Voltando gradativamente ao primeiro pelotão, a Volvo, bicampeã em 1999 e 2000 com o gaúcho Jorge Fleck, é outra que começa o campeonato com quatro campeões na pista. Diumar Bueno segue com equipe própria, agora chamada DB Motorsport, enquanto João Marcos Maistro mantém o caminhão da Clay Truck Racing. Ambos são paranaenses. A marca passa a contar com uma nova equipe, a TNT Energy Team. Seus pilotos serão o paulista André Marques e o argentino Luis Pucci.

Outras duas marcas terão três caminhões na pista, cada. A Iveco vem disposta a deixar para trás o fato de ser a única marca presente na Truck que ainda não conquistou nenhum título. Sua equipe oficial, a Scuderia Iveco, mantém o pernambucano Beto Monteiro, que em 2010 conquistou a primeira e até agora única vitória da marca, e traz o paulista Paulo Salustiano. Fred Marinelli, que dá as cartas por conta própria na Marinelli Competições, também mantém o modelo Stralis da marca.

Já a Ford, campeã em 2004 com Monteiro, terá como representantes Adalberto Jardim, mais uma vez competindo pela própria equipe, a AJ5 Motorsport. A DF Motorsport, coordenada por Djalma Fogaça, mantém o ascendente Danilo Dirani e promove a estreia da gaúcha Cristina Rosito, os dois aí do lado. Cristina é a quarta mulher a disputar uma corrida na história da categoria – além de Débora, também já competiram na Truck, em épocas distintas, a pernambucana Danuza Moura e a paranaense Márcia “Furacão” Arcade.

O público da categoria, habituado ao grid com 25 caminhões, há de notar as ausências do paulista Vignaldo Fízio e do paranaense Fabiano Brito, que no último ano pilotaram os caminhões Ford preparados pela ABF. Nesta temporada, as corridas terão largada sempre às 13h, pelo horário de Brasília.

As novidades e o cotidiano da Truck voltam a fomentar atualizações diuturnas, a partir de hoje, no site da categoria.

1 comentários:

Ronaldo disse...

Vrumm Vrum Tchiii,Tchiii.
Ah, ah ,ah , ah