sábado, 21 de janeiro de 2012

Caçula das pistas

Parece que vão bem, obrigado, os preparativos de Thiago Marques e sua trupe para o primeiro campeonato da Sprint Race. A nova categoria trará à pista os carros concebidos alguns anos atrás para o campeonato da Super Clio, que virou fumaça depois de uma temporada completa.

Reflexo da idade, nem lembro quem foi o campeão daquela Super Clio. Lembro, sim, que Rafael Sperafico era o líder do campeonato e desistiu da disputa pelo título para fazer uma pequena cirurgia, e não teve tempo para liderar mais nada.

Falei algumas vezes com Thiago nas últimas semanas. A primeira coisa que quis saber dele foi se os carros da Sprint Race não seriam quinquilharias que ficaram em garagens e galpões por cinco anos e que estariam sendo postas na pista agora. Não são, segundo ele. Como os carros foram e são fabricados pela empresa da família dele - e disso eu não sabia -, é o projeto, em termos técnicos, que está sendo trazido à pista, claro que resgatando o que se pôde aproveitar daquela primeira empreitada.

A Sprint Race chegou a ser anunciada em 2011, em evento badalado, e tal. Virou em nada. Thiago Marques estava entre os cabeças do que se anunciou. "Acabei entrando em um esquema que era uma furada. Agora sou eu quem estou à frente do negócio", avisa. Ao que me consta, ele pretende conciliar a condução da categoria com a participação no Brasileiro de Marcas - passou vários dos últimos dias, inclusive, na sede da Moro, em Porto Alegre.

O carro foi esteticamente repaginado e já não tem cara de Clio. São 16 unidades construídas, os pilotos estão confirmando participação, e já são muitos, segundo relata o nem sempre inútil blog do Nei Tessari. O mês de fevereiro, adiantou-me o Thiago, será inteiro de testes. Sessões específicas para testarem câmbio, depois pneus, depois motor, passos escalonados. Serão 20 corridas distribuídas em 10 rodadas duplas, com exibição nalgum canal de televisão, ainda não se sabe qual. Informações precisas sobre o carro, sobre o evento, sobre tudo a respeito estão no site da categoria.

A observação que todo mundo faz é justamente sobre o carro, um carro de corrida de verdade, pela definição que já ouvi de muitos. Tenho impressão de que isso vai ser bem interessante.

0 comentários: