sábado, 21 de janeiro de 2012

Mundo sobre rodas

Era dia de chuva, não lembro se segunda ou terça-feira, eu já estava atrasado para o almoço com a galera aqui de casa, mas não podia evitar a parada não prevista quando vi essa joinha parada num posto de gasolina – que também vende etanol, óleo diesel, lubrificantes, chicletes, pão-de-queijo, pilhas e refrigerantes.

E lá fui eu, uma mão segurando o celular e acionando a tecla virtual que tira fotos, a outra protegendo o aparelho da chuva, menos fraca do que eu havia suposto. Mas valeu a pena. Não lembro de ter visto outro Simca Chambord na vida já não tão curta, embora já tenha feito test-drive no banco traseiro de um Simca Esplanada. No caso, só deitei no banco do carro, que apelidei de sofá à primeira vista numa brincadeira que não deixou a dona muito contente. Era, a Esplanada, da Lorena Manarin, parceira antiga do jornal, já deve ter vendido o carro há muito tempo.

Voltando ao Chambord, li agora na Wikipédia que foi o primeiro carro de luxo fabricado no Brasil, e também era o carro do patrulheiro Carlos, aquele do “Vigilante Rodoviário”. Recorro a esses sites porque, como já disse e repeti, não tenho qualquer intimidade com esse negócio de carros antigos, apenas acho-os bonitos pra cacete.

Lá no posto, debaixo de chuva, perguntei ao frentista, um conhecido de outros carnavais, se sabia de quem era o carro. Sabia, claro, e me falou, e conheço o dono. Não conheço, mas sei quem é, ele não me conhece, e casualmente encontrei-o ontem no estacionamento do Airton Macanhão, onde dividimos a lista de mensalistas.

É um carrinho ano 63, conforme delata a própria placa. Seu dono, empresário aqui da cidade e desde o ano passado um quase vizinho de porta, tem na garagem outros exemplares bastante interessantes, de outras marcas e épocas. Eu, tendo hipoteticamente à disposição a mesma frota, deixaria todos os outros carros em casa e iria de Simca Chambord para qualquer canto.

Talvez até seguiria a sugestão que me foi dada pelo risonho proprietário do carro quando, digamos, pedi licença para publicar as fotos já armazenadas.

0 comentários: