sábado, 13 de fevereiro de 2010

O diploma existe!

Dia especial, ontem, para a última turma do curso de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo da Unipar em Cascavel. A colação de grau, a bênção oficial para que todos que ali despenderam quatro anos de suas vidas possam exercer seu jornalismo sem que nenhuma entidade de esquerda venha lhes encher os pacovás. Todos formados, enfim.

Bacana ver os semblantes emocionados da garotada. Sim, garotada - para variar, sou o mais velho do time que subiu ao tablado ontem para os praxes. Professores mesclavam expressões de satisfação e orgulho com olhos marejados, também. Julliane, laureada, não conseguiu evitar a voz embargada no pronunciamento que fez em nome da turma. Havia apostado que não se emocionaria, perdi. José, Antonio e Juliana foram alguns dos que flagrei às lágrimas. Não chorei, não me emocionei, não devo ser uma pessoa normal.

Batizada com o nome de Jean Paterno, exímio jornalista, professor e roqueiro, a turma de Jornalismo, posicionada à direita na foto, dividiu a cerimônia com Estética e Cosmetologia. Colaram grau, dispostos por mera ordem alfabética, os bacharéis Aline, Antonio, Camila, Cassiane, Crislaine, Daniela, Edilaine, Edimar, Fabiana, Francielly, Hermann (que manteve seu padrão e chegou atrasado), Janaí, Jaqueline, José, Julian, Juliana, Julliane, eu, Nina (o primeiro nome é Maria), Marina - que ontem eu chamei de Michelle, mas sei que ela não vai ficar brava -, Mirielly, Oniodi, Rafaela, Roberto Carlos, Silvana (também atrasou e preocupou todo mundo), Thaís, Thayanne, Tiago e Pâmela (ficou por último porque também tem primeiro nome, que prefere não usar).

Sem contar o Rony, parceiro dos bons, levou o curso até o fim, participou dos trabalhos de conclusão e tudo mais. Marcou presença ontem, embora tenha de esperar mais um ano. Por força de seus princípios religiosos, não frequentava as aulas das sextas-feiras e ficou preso em uma matéria. Repô-la-á em outra instituição. Guaracy e João "Asa Negra" não deram as caras, nem sabia que tinham deixado pendências junto à grade.

Enfim, a faculdade acabou. E há quem vá atrasar a devolução das becas, exigida para hoje, e usá-las como fantasia de Carnaval. E semana que vem todos - ou quase - voltam a se reunir na tão esperada festa, vai ser no Parque de Exposições. E depois disso, cada uma dessas 29 pessoas vai dar um rumo diferente à sua vida. Alguns vão para longe daqui trabalhar como jornalistas, outros ficam por aqui atuando em áreas distantes do jornalismo, e as combinações de destinos dessa turma, a última, vão oferecer diversidade.

O contato vai-se dissipar e vão restar as lembranças, boas ou ruins, ou ambos, de quatro anos que marcaram nossas vidas. Que todos cumpram os propósitos e atinjam o sucesso citados no juramento e nos discursos de ontem.

Os anos de faculdade me permitiram conhecer pessoas especiais, gente nota dez, isso não tem preço.

Meus cumprimentos a todos, claro.

5 comentários:

Juliana Tokarski disse...

Me flagrou chorando.. :O que absurdo isso.. =P

É, choreei largadaa!

haha

foi realmente muito emocionante.. e vc, Luc, não é uma pessoa normal.. =P

PARABÉNS PRA NÓS GENTEEE!

Unknown disse...

Parabéns, Luc-Luc. Lembro de um distante dia de 1994, falando com a redação d'O Paraná por telefone, com o famoso Luciano Monteiro. Ele tinha 15 anos, se tanto... Me orgulho de sua amizade. Sucesso a todos!

FG

Julliane Brita disse...

Eu bem que não ia chorar, mas a situação fez o ladrão e, enfim, clichês todos cumpridos com as lágrimas. Como eu também disse no discurso ontem, mesmo que algumas coisas sejam meros protocolos, não há como negar que encontramos pessoas e vivenciamos momentos inesquecíveis, e isso é o que fica pra depois, não um papel e uma simbologia truncada. A emoção é mesmo diferente pra cada um. Não derramar lágrimas não quer dizer não sentir.

Muito sucesso a todos nós, da melhor forma que a vida puder acontecer.

Unknown disse...

Sim, não serei o único que cursará 5 anos de Jornalismo mas fui o único que fui a festa de graduação! Fiz muitos amigos e colegas nesses ultimos quatro anos, pessoas que pensei nao sentir falta mas que passei as ferias inteira lendo twitter e sentindo saudades! Nunca pensei que seria amigo do Luc, ele parecia serio demais, hehehe, mas o conheci bem no curso de férias e tenho certeza que ganhei um valoroso e fiel amigo. P.S.: A culpa da Julliane choirar foi minha! hehehe
Parabéns a todos dessa turma maravilhosa. Vocês merecem todos se tornarem Bonners na vida! Claro que nem todos vão, mas merecem...

Unknown disse...

Ah chorei, e choraria tudo de novo... o momento, as palavras, para muitos ali era nossa última vez juntos enquanto grupo acadêmico... foi MARAVILHOSO! Eita, chorei de novo =~