quinta-feira, 22 de novembro de 2012

A Cascavel de Ouro está de volta

SÃO PAULO - Depois de sete anos, a Cascavel de Ouro está de volta ao calendário do automobilismo nacional. Cercada de lendas e dona de uma história que enaltece a existência de heróis, história que deve ser contada pelos próprios heróis, a corrida foi confirmada hoje pela SRO Latin America, diante do sinal positivo do prefeito cascavelense Edgar Bueno.

Na verdade, a etapa cascavelense do Brasileiro de Gran Turismo, semana que vem, vai valer a Cascavel de Ouro. Que será anunciada por alguém como 23ª edição, embora na verdade seja a 27ª, uma situação que já expliquei tempos atrás aqui no blog.

Todo esse trabalho de resgate da história da corrida foi encabeçado alguns anos atrás pelo ex-piloto Jaci Pian, hoje envolvido diretamente com a administração do autódromo cascavelense. Foi uma pesquisa que resgatou a real história da corrida e que fez justiça, por exemplo, com Pedro Muffato, até então tido como bicampeão e que havia conquistado o troféu três vezes.

O troféu, esse é um dos grandes baratos da Cascavel de Ouro. Como o nome já sugere, a peça traz uma serpente confeccionada com ouro. Nelson Piquet ganhou o seu, em 1976, e voltou à cidade para recebê-lo 16 anos depois - pela tradição do automobilismo dos anos 70, era o chefe de equipe quem levava o troféu para a estante de casa.

A foto deste post não foi escolhida por acaso. Fui buscar uma que destacasse o carro de Valdeno Brito e Constantino Júnior, o Z4 número 1 do BMW Team Brasil. Afinal, dos pilotos que estarão na disputa da semana que vem, o único que já participou de uma Cascavel de Ouro foi o Constantino, em 1992, na presença do conterrâneo Piquet. Ele venceu, com um March de Fórmula 3 (vá lá que nenhum dos dois seja brasiliense; por nascimento, Constantino é mineiro e Nelson, carioca, mas os dois foram tratar de suas vidas em Brasília).

Ainda não sei qual será o formato da Cascavel de Ouro de 2012. Mero palpite, como o Brasileiro de GT tem duas corridas por etapa, acho que haverá soma de pontos das duas, e havendo empate algum critério como melhor posição de grid ou de chegada na prova do domingo aponta a dupla vencedora. Um comunicado preciso a respeito partirá ainda hoje da assessoria de imprensa do campeonato.

Cá de Interlagos, reagi com um sorriso, não há problema em admitir, quando recebi a notícia por telefone. Um GP de Fórmula 1 não é nada perto de uma Cascavel de Ouro.

3 comentários:

Anônimo disse...

Me desculpem a sinceridade, mas acho que estão se apropriando de uma prova, de um título que não combina com a GT. Cascavel de Ouro sempre foi corrida longa, verdadeiro Endurance. Louvável a iniciativa, mas acho que estão descaracterizando-a e desrespeitando seu passado. Já já a etapa de São Paulo vai se chamar Mil Milhas, a de Goiânia (hipotética) 12 Horas de Goiânia, a de Porto Alegre 12 Horas de Tarumã, enfim. Sei lá. Falei besteira?
Alan Magalhães.

Francis Henrique Trennepohl disse...

O título da notícia me chamou a atenção e vibrei, mas lendo a matéria toda 'broxei' um pouco.
Assino embaixo das palavras do Alan, e complemento dizendo que essas provas ("Cascavel de Ouro", "12 Horas de Tarumã", "500 Milhas de Londrina", etc., etc., etc.) são, NA MINHA OPINIÃO, para carros nacionais e para aqueles pilotos 'fundo de garagem' (ou 'garagistas'/'garageiros') - o termo não interessa muito -, pois são estes os que fazem o verdadeiro Automobilismo no Brasil.
É muito mais fácil colocar na pista 60 carros sendo eles Gol, Voyage, Opala, Omega, Corsa, Celta, Passat, Ka, Fiesta, Spider, etc. do que 30 'mega carrões' como Ferrari, BMW, Lambo, etc.

Junior Chmiel disse...

Bom dia , assim como o Francis , quando comecei ler fique faceiro , e no decorrer desanimei... Também assino embaixo as palavras do Alan , e para não perder muito tempo , sabe o que eu acho dessa Cascavel de Ouro que não será uma Cascavel de Ouro ? na minha opinião : PALHAÇADA !!!