quinta-feira, 8 de abril de 2010

As corridas de caminhões em Cascavel

Sim, as corridas de caminhões estão de volta ao autódromo de Cascavel. Nada de Fórmula Truck, mas quem volta é a Fórmula Sul, aquela categoria que utiliza caminhões já aposentados na própria Truck. Já falei sobre ela aqui no BLuc.

A corrida da Fórmula Sul em Cascavel está confirmada para o próximo dia 25, segundo eu já tinha ouvido de gente ligada à própria Truck. Miguel Beux, presidente do Automóvel Clube da cidade, acabou confirmou durante bate-papo telefônico. Abertura da temporada, parece.

Com a acolhida à Fórmula Sul, Cascavel despede-se de qualquer pretensão de, em futuro imediato, voltar a ter provas da Fórmula Truck. Não é necessariamente regra, mas é assim que funciona. Onde corre a Sul, não corre a Truck, que a vê como uma série pirata. Já aconteceu com Cascavel, mesmo, e com Goiânia, e agora com Tarumã. E em tal postura não há crime algum, cada promotor dá a seu evento o rumo que bem entender, observando seus limites próprios, ninguém tem nada a ver com isso.

Beux tem ciência da lista negra em que acaba de pôr Cascavel sob o ponto de vista da Truck. Negociou com a direção da categoria chancelada pela CBA no ano passado, visitou sua presidente Neusa Félix durante a etapa de Londrina, ficou acertada uma visita ao autódromo de Cascavel. A negociação não evoluiu, a janela que existia no calendário de 2010 foi preenchida por Campo Grande e tudo que liga Cascavel à Fórmula Truck passou a ser o contexto histórico. A meu ver, faz muito tempo que a ligação atém-se a isso.

O ACC, que sobrevive à dificuldade de manter a atividade automobilística por conta da defasagem das condições da pista de corridas, queria a Truck. Não conseguiu. A Fórmula Sul, segundo confidenciou Beux, aceitou a pedida financeira e até já antecipou os pagamentos. O ACC tem compromissos a honrar e contas a pôr em dia, salários a pagar, foi um dinheiro que, como se diz, veio em boa hora. Todo dinheiro vem em boa hora, penso.

E a propósito da Fórmula Truck, a corrida no Rio de Janeiro vai mesmo acontecer. Daqui a dez dias. Estarei em Jacarepaguá, já que sou locutor e narrador (são duas coisas diferentes) das corridas do Porsche GT3 Cup e a categoria terá sua segunda etapa na mesma programação.

Eu mesmo, como tantos outros, duvidei do evento da Truck no Rio. Não se pode acertar todas.

5 comentários:

Gabriela Couto disse...

Furo automobilístico!!! Nem acredito que isso vai acontecer ;D
ótimo post Luc. Que venham os caminhões \o/

Anônimo disse...

e mas que não é de Cascavel, o cidade que anda pro lado :S

leo barramacher disse...

Sou pilotoda fsul, e estou muito feliz por poder correr em cascavel espero que nosso evento traga o publico para o autodromo, e bonito demais ver o autodromo cheio e emocionante , a todos uma boa semana

zico telles disse...

ja trabalhei com a truck e sei quanto são capaz de gastar para
para bloquear a concorrencia
mauricio telles(zico gaucho)
abração no navarro

Anônimo disse...

Um grande abraço para você, Zico Teles! O sol nasceu para todos. Talvez eu possa estar no campeonato de 2011.Fique com Deus!
Ass.: Navarro