segunda-feira, 26 de outubro de 2009

O nome dela é Fórmula Sul

A corrida é de pelo menos um mês atrás. Talvez mais. Etapa da Fórmula Sul, na pista de Tarumã. As imagens do acidente, que estão aqui no YouTube, assustam. Júnior Caravaggio, piloto do caminhão que saiu capotando, saiu ileso, segundo me contou um colega cá de Cascavel que trabalha em uma das equipes.

A Fórmula Sul é uma categoria de caminhões que tenta emplacar desde 2008. A primeira corrida aconteceu aqui em Cascavel. Depois, parece-me, correram em Tarumã, Guaporé, Goiânia e, novamente, Tarumã, onde aconteceu o primeiro dos acidentes que aparecem no vídeo.

Quando esteve em Cascavel, a Fórmula Sul tinha uma evento bem tímido. Oito caminhões na pista, todos já descartados pela evolução natural da Fórmula Truck. De lá para cá, parece que o grid aumentou. A categoria não tem chancela oficial, é tratada como "evento-pirata", não busca fazer estardalhaços de mídia. Têm um jeito no mínimo curioso de lidar com a tentativa de crescimento.

O comandante de aviação civil Pedro Rodrigues, que já competiu na Fórmula Truck, é um dos líderes da tentativa de consolidação da Fórmula Sul. Sidnei Alves, Andrey Capanema e Clóvis Navarro, também pilotos que integraram o passado da primeira categoria de caminhões do país, reforçavam o grid no ano passado, imagino que ainda estejam no barco.

Naquela época, uma das atitudes recorrentes por parte dos participantes era frisar que não havia, por parte da F-Sul, qualquer intenção de concorrer ou fazer frente à já consagrada F-Truck. Algo de que houve quem duvidasse, visto que a F-Sul tinha apoio da Petrobras e da Vipal, empresas que também são parceiras da F-Truck desde 1996.

O mesmo colega meu que contou detalhes do acidente com Caravaggio e Clóvis Navarro - me mostrou fotos do caminhão destruído tiradas em seu aparelho celular - relatou que, mesmo sem aparecer muito, a Fórmula Sul está crescendo bastante. Que está levando pilotos e equipes a investirem em tecnologia para desenvolvimento dos caminhões e atraindo cada vez mais adeptos.

Como só acompanhei de perto aquela primeira experiência, mais de um ano atrás, não posso concordar ou contestar. Atenho-me a ouvir e ler o que me dizem e escrevem a respeito. Não há uma página na internet, nem qualquer tipo de comunicação oficial. Apenas corridas, algumas com bom público, outras aos olhares de poucas testemunhas. Mas não dá para negar que fico no mínimo curioso quanto aos rumos da Fórmula Sul.

2 comentários:

Unknown disse...

Olá
Sou o rafaelbittenca do twitter...
Me tire apenas uma duvida...
Pode existir esse tipo de evento nos autodromos brasileiros sem uma supervisao ou algum tipo de autorizaçao da CBA???
Desde de ja agradeço pela atençao...
Rafael Bittencourt.

Mauricio Galancini #6 disse...

Olá Monteiro.

Sou Mauricio Galancini, me considero uma das enumeras pessoas para você melhorar o seu conhecimento a respeito da Fórmula Sul. Acidentes acontecem em qualquer competição, esta sendo uma corrida de automobilismo com carros pesados, o risco acaba sendo bem maior, porém o equipamento de segurança já comprovaram a sua eficiencia deixando o piloto sem nem um arranhão, depois de um gravíssimo acidente, como vc pode ver.

Estamos disponíveis a ajudar os jornalistas e profissionais do meio autmobilistico, assim como você e assim lhe passar informações corretas a respeito das competições da F-sul.

Sendo que ela possui sim um site oficial, e não apenas videos no Youtube, como foi comentado, o endereço é: www.formulasul.com.br

Um Abraço.