terça-feira, 6 de outubro de 2009

E os ventos sopram para Cascavel

Enfim, o vento vira e parece que o Campeonato Brasileiro de Marcas & Pilotos vai, mesmo, acontecer em 2009. Na data pré-definida pela CBA, dias 14 e 15 de novembro. E no Autódromo Internacional de Cascavel, que voltará - ou voltaria -, assim, a receber uma competição nacional de automobilismo de circuito.

Tive hoje cedo um rápido bate-papo com Miguel Beux, presidente desde o início do ano do Automóvel Clube de Cascavel. Ex-piloto, abnegado e marinheiro de primeira viagem na função de dirigente, Miguel manifestou plena concordância com o que lhe foi pedido pela CBA para que o Brasileiro acontecesse na cidade.

Beux tem negociado a situação com Rubens Gatti, que é presidente da Federação Paranaense de Automobilismo e um dos homens da linha de frente do mandato de Cleyton Pinteiro na CBA. Teria sido ele, Gatti, o responsável por manter a preferência do Paraná na sede da competição mesmo diante da recusa dos promotores de eventos de Curitiba diante da ideia inicial de reunir pilotos de vários estados na capital para a competição.

Até para dispensar a produção um texto mais elaborado, pingo aqui algumas considerações manifestadas por Beux:

- "O primeiro passo é ver se o campeonato vai ou não vai acontecer aqui. Acho que o Brasileiro vem para cá, mas tudo que acontecer vai acontecer de forma muito ponderada. Não vamos dar nenhum passo que possa prejudicar o andamento do nosso automobilismo regional, que é o que mantém o autódromo em atividade hoje";

- "A CBA não fez nenhuma exigência absurda. Bem pelo contrário, o que eles pediram está bem acessível, a questão principal, que já estamos tratando de resolver, é a da televisão (um dos quesitos apontados pela entidade nacional para definição da sede foi um pacote, por parte do clube promotor, que viabilize o televisionamento das quatro baterias que vão compor o Brasileiro)";

- "Fora a TV, o que foi colocado como exigência é a instalação de uma estrutura para pneus, com custo baixo, que proporcione serviços de alinhamento, montagem e desmontagem, essas coisas";

- "Ainda não temos uma definição sobre o valor da taxa de inscrição para o brasileiro, mas vai ser um preço baixo. Menos que mil (reais por piloto). A parte dessa arrecadação que vai para a CBA e a Federação é de menos de 50 por cento";

- "Mesmo sem eles terem pedido, já está acertado que teremos no autódromo um dinamômetro de rolo para as equipes que precisarem fazer teste de motor. Quem vai providenciar isso para nós é o João Ferrari".

Mesmo frisando que não há nada definido ainda, Beux fala como tendo certeza de que o as quatro corridas do Brasileiro - duas no sábado e duas no domingo - vão de fato acontecer no autódromo cascavelense. Tem aí, o Beux, uma chance interessante de mostrar para os homens da CBA, bem como para o automobilismo local e para si próprio, se a cidade merece, de fato, receber os eventos automobilísticos que pleiteia para a temporada de 2010.

0 comentários: