quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Cascavel vive outubro das duas rodas

Leio nas páginas do O Paraná relato do ex-foca Fábio Donegá sobre a vinda do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade a Cascavel. As provas da sexta etapa vão acontecer no Autódromo Internacional Zilmar Beux no próximo dia 18. O Brasileiro terá oito categorias na pista – 125cc, 250cc, 600cc Sport, 600 Sport I, Superbike Light, Superstock e Superbike. Via de regra, todas essas subdivisões deverão totalizar algo em torno de 40 ou 50 motocas na pista, com grids compostos.

Na carona do Brasileiro, a programação oferecerá ao público a quinta etapa do Campeonato Paranaense, que teve sua sede transferida de Londrina, e também as provas da Copa APSBK. Embora haja muita confusão a esse respeito, são dois campeonatos distintos. Um, organizado pela Federação Paranaense de Motociclismo; outro, pela Associação Paranaense de Pilotos de Superbike.

Os eventos de motovelocidade, sobretudo as etapas do Brasileiro, responderam nos últimos anos pelas contagens mais numerosas de espectadores no autódromo cascavelense. O público é segmentado e participativo, e é pequena a fatia da torcida que prestigia com o mesmo fervor (ainda usam essa palavra?) os eventos da motovelocidade e do automobilismo. Desta vez, por exemplo, a galera das quatro rodas vai estar na frente da televisão acompanhando, no mesmo dia, o GP do Brasil de Fórmula 1.

Não houve, nos últimos anos, cobrança de ingresso, com campanhas para retirada de convites em concessionárias parceiras da Confederação Brasileira de Motociclismo ou apresentação de cupons disponibilizados em jornais da cidade. Desta vez, serão vendidos ingressos, a R$ 7 na compra antecipada ou a R$ 10 nos portões do autódromo. Credenciais para acesso aos boxes, segundo escreveu Donegá, vão custar 20 dinheiros.

E, em mês dedicado às duas rodas, a pista de terra existente na área interna do autódromo acolhe já neste fim de semana os pilotos do Paranaense de Motocross, para a penúltima etapa. Para uma cidade que, como dizem, nem tem autódromo, até que o calendário por aqui anda bem movimentado. E, tudo indica, com Brasileiro de Marcas & Pilotos no mês que vem.

0 comentários: