quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Zoião será operado nesta quinta

A equipe médica que atende Vanderley Soares, o nosso Zoião, aproveitou a presença de familiares e amigos durante o horário de visita, há pouco, para uma reunião com todos no Hospital Nossa Senhora da Salete, em Cascavel. Com o próprio Zoião, inclusive, que está internado há 20 dias por conta dos efeitos de uma endocardite infecciosa. O motivo da reunião: a gravidade de seu quadro clínico.

Há dois dias, por conta de novas complicações, conforme informei aqui, os cardiologistas decidiram adiar o procedimento cirúrgico, que estava previsto para o início da próxima semana. A nova previsão, anunciada na segunda-feira, era de que a cirurgia para troca da válvula bicúspide, cuja infecção levou-o ao leito hospitalar, acontecesse dentro de mais duas semanas.

Contudo, hoje, os planos foram alterados mais uma vez e Zoião será submetido à cirurgia já nesta quinta-feira, dia 29. A inflamação da bicúspide, ou mitral, até vem diminuindo. Deveria diminuir mais nos próximos dias, era o que os médicos esperavam para operá-lo sob condições clínicas mais indicadas. Contudo, além dos efeitos colaterais do tratamento, que lhe atingiram um rim, a inflamação alastrou-se para a válvula aórtica. As duas válvulas terão de ser substituídas por próteses metálicas.

A equipe comandada pelos cirurgiões cardíacos Luciano Augusto Leitão, José Dantas Lima Júnior e Rainielli Pitol iniciará a cirurgia às 13h. A previsão é de duração de quatro horas para o procedimento. A expectativa dos médicos, obviamente, é positiva. Mas todos deixaram muito claro, na minirreunião de poucos momentos atrás, que é um procedimento de risco considerável. Não há outra saída.

Os médicos vão relatar suas impressões e expectativas à família por volta das 17h30. Nesse horário, vou repassar por aqui, aos amigos, todas as informações a que tiver acesso. Abro minha contagem regressiva particular para que, em pouco mais de 24 horas, possa estar compartilhando com amigos e colegas – as duas coisas, em grande parte dos casos – boas e aliviadoras notícias.

Estive ontem com Zoião, no jardim do Hospital Salete. Como sempre foi sua marca registrada, sua tentativa era a de demonstrar descontração e bom humor, apesar de não conseguir esconder quão debilitados estão seu organismo e seus pensamentos com o momento difícil que tem vivido. Reação que ele também demonstrou nos dois pequenos vídeos que gravou no hospital para as inúmeras pessoas que têm se dirigido a nós, cá de Cascavel que estamos mais próximos dele, em busca de informações ou para endereçar-lhe bons votos. Os vídeos estão aqui e aqui, foram feitos nos dias 13 e 21 deste mês.

Por ora, resta a cada um de nós, amigos de Zoião, direcionar-lhe tantas energias positivas quanto possível. E também aos doutores que terão sua vida nas mãos.

4 comentários:

Unknown disse...

Vamos em frente Zoião. Boa sorte e abraço

Milton Alves

Scotton disse...

Força Zóião.
Que Deus esteja do seu lado e saia da sala de cirurgia direto para os Autódromo do Brasil...

Unknown disse...

Amanhã as 13:30 horário marcado para o início da cirurgia do Vanderley muitas pessoas estarão parando suas atividades por um minuto e fazendo uma corrente de oração, pedindo para que Deus interceda pelo Vanderley, sei que através das mãos destes profissionais que estão cuidando de ti estarão as mãos de Jesus Cristo, tocando seu coração e fazendo de ti um novo homem. Força, coragem e fé. Estamos orando e torcendo por ti meu amor. Nossa casa está preparada para te receber novamente.

Rafael Brauns disse...

Força zoião você vai sair dessa logo e dar risadas por muito tempo