domingo, 11 de outubro de 2009

Zoião e o time de futebol do hospital

Estive, há pouco, no Hospital Nossa Senhora da Salete, cá em Cascavel, visitando o Vanderley Soares. O nosso amigo Zoião, que vive um momento delicado por conta das complicações cardíacas que descrevi aqui na sexta-feira.

Zoião está bem. Abatido, claro, nem poderia ser diferente na condição de alguém que está internado. De fala fraca, imagino que consequência da medicação que lhe tem sido administrada para diminuir a inflamação na válvula bicúspide, e procurando manter o alto astral que lhe é marca peculiar.

Manifestei a Zoião todas as mensagens de energia positiva, de apoio, de solidariedade, que me foram encaminhadas desde seu internamento, há dois dias. Mensagens, principalmente, dos colegas do jornalismo automobilístico. Mostrou-se agradecido, e fiz questão de mudar de assunto quando percebi que começaria a se emocionar.

Enquanto conversávamos no corredor do hospital Zoião, sua esposa Ana e eu, passou por nós, a passos lentos, um paciente de origem japonesa. Sorrindo, disse-nos, sobre Zoião, que "é um menino muito divertido". Ao que respondi "o senhor tem toda razão, seu Tadashi".

Batizei o japa na hora, por brincadeira. E seu nome é, de fato, Tadashi. Zoião arquitetou com seu Tadashi e os outros quatro pacientes de sua ala a formação de um time de futebol. Seu Tadashi narrou, inclusive, que os treinos do tal time acontecerão no quarto do hospital. Tudo já arquitetado. Momentos de conversa bastante descontraída.

Esse é Zoião. Sem saber, está empreendendo um verdadeiro tratamento psicológico aos companheiros de ala. Querem saber? Apesar de toda a situação adversa, fiquei feliz demais por ter estado hoje com Zoião. Segue o mesmo de sempre.

2 comentários:

Unknown disse...

Como já me expressei no Diario Motorsport, quero reiterar que o Zoião é uma luz para nós, que ilumina os caminhos nem sempre bem iluminados da profissão. Faço questão de ajuda-lo nessa hora, não só em oração, mas materialmente também, caso haja necessidade. Luc, organize com a Ana um sistema para que todos possamos colaborar. Quando esta informação estiver disponível, ajudarei a divulgá-la. Força Zoião, estamos contigo.

Unknown disse...

LUc, o Clovis me falou por telefone na semana passada sobre o problema do Zoio. Caso precisem de algum apoio estou a apenas 500 km. Creio que em breve ele sai dessa, até pq já encarou coisas bem piores e superou.
Abs, Stringa