terça-feira, 27 de outubro de 2009

Complicação adia cirurgia de Zoião

É mais sério do que pensávamos o quadro clínico do fotógrafo de automobilismo Vanderley Soares. Do Zoião, para encurtar a conversa. O mal cardíaco que o mantém internado há três semanas é, ao contrário do que se tinha notícia, dos mais complicados e já surte efeitos em outros órgãos.

Zoião tem suportado bem o causticante tratamento médico. Os cardiologistas que o acompanham já descartaram a previsão de submeterem-no na metade da semana que vem à cirurgia para troca da válvula bicúspide. O caso apresentou novas complicações e há necessidade de uma nova avaliação pelos médicos.

Os exames de sangue apontavam, até ontem, a redução dos níveis da infecção cardíaca. O tratamento, contudo, tem efeitos colaterais, e o comprometimento do rim é um deles. Diante das novas constatações, a previsão mais otimista dos médicos é de que a infecção cardíaca possa ser completamente debelada para que aconteça dentro de duas semanas o procedimento cirúrgico para troca da válvula por uma prótese.

A escolha do tipo de prótese a ser utilizada dependerá de quão comprometida estará a estrutura cardíaca por conta da doença de Zoião. Os médicos esperam que seu organismo aceite uma prótese de metal, que tem uma vida útil estimada de 12 a 15 anos, embora outros cardiologistas relatem casos de até 25 anos de uso até que uma nova substituição seja necessária. Se os efeitos danosos da infecção tiverem alcançado níveis elevados, poderá ser adotada uma válvula biológica, constituída de pericárdio de porco. O tempo estimado para uma segunda substituição varia de 8 a 10 anos.

Zoião, ontem, deixou o hospital por alguns poucos instantes. Acompanhado pelo jornalista Clóvis Grelak, foi a uma clínica para um procedimento médico não disponível no hospital onde está internado. Aproveitou a escapadela para uma rápida passada por seu apartamento. “Eu logo volto”, prometeu, ao sair de casa para voltar ao hospital.

Com certeza, Zoião. Com certeza.

1 comentários:

tarso marques disse...

força zóiao!!! final de semana de corrida sem vc nao é a mesma coisa