segunda-feira, 26 de outubro de 2009

O Rio não merece um novo autódromo

A campanha está lançada desde que o autódromo de Jacarepaguá perdeu metade de seu traçado para o elefante branco dos Jogos Pan-Americanos. Ganhou força agora, com a infeliz escolha do Rio de Janeiro para receber a Olimpíada de 2016 - infeliz por vários infortúnios típicos do Brasil, e não só porque vai significar o fim definitivo do autódromo carioca.

Agora, o que se pede é a construção de um autódromo novo no Rio. Que alguém ventilou, que outro prometeu, e outro lembrou, e que não vai acontecer nunca. E nem deve acontecer, porque o povo não é palhaço. Já bancou as obras dispendiosas para adequação da pista aos padrões exigidos para receber a F-1, três décadas atrás.

Ano que vem, o Rio recebe a Indy em pista de rua, pelo que me consta vai ser na praia de Botafogo os homens da categoria devem oficializar o anúncio no fim desta semana - a coisa já vazou semana passada, quando algum estagiário que cuida do site da categoria postou, com data de 31/10, a notícia anunciando a confirmação da corrida. Mas ninguém viu, e oficialmente é segredo de estado.

Fato é que o Rio de Janeiro jamais vai ter outro autódromo. E nem merece ter. Primeiro, por eleger governantes que estão #@&@%$¬* e andando para a existência ou não de um autódromo na cidade. Segundo, porque no que resta do autódromo antigo, permitem-se desmandos e atos irresponsáveis como este aqui, narrado pelo Flavio Gomes.

Que tipo de evento é esse? A CBA sabe? Se sabe, aprova? Vai deixar por isso mesmo?

Péssimo, o exemplo do Rio de Janeiro. Enquanto as cabeças pensantes e mandantes de lá forem coniventes com esse tipo de coisa, o Rio deve mesmo ficar sem autódromo. De castigo.

1 comentários:

Marcos Diniz disse...

Concordo plemamente, já gastaram uma fortuna em Jacarepagua, depois veio o Pan e acabou com o que tinha, agora querem outro circuito?
Melhor ficar do jeito que está, já vai uma bolada com a olimpiada agora querem mais uma bolada para construção de um novo circuito?
Vai gostar de mamar nas tetas lá em Brasilia.