sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Aos amigos e inimigos...


Não pelo momento delicado que vive, e quem o conhece há de concordar, mas é pertinente afirmar que Zoião é uma figura singular. Nunca viveu abastado, sempre uma pessoa de poucos recursos, mas dono de uma capacidade imensa de buscar o bem-estar dos que o rodeiam.

Suas gírias, seu português falho - propositadamente, muitas vezes -, sua irreverência e o tino para reagir com tiradas divertidas às mais variadas situações fizeram de Zoião um personagem quase folclórico do jornalismo no automobilismo de competição do Brasil. E, aqui, são dispensáveis considerações sobre o talento profissional.

Zoião é autêntico. A ponto de, poucas horas depois de viver o maior drama de sua vida - duas complexas cirurgias cardíacas, intercaladas por um miserável intervalo de quatro horas -, estar distribuindo sorrisos. Faltava pouco para o almoço de hoje quando gravou um vídeo, pela terceira vez desde que foi internado, a primeira como frequentador da UTI. A imagem tem pouca qualidade, claro, foi produzida por um telefone celular. Mas a mensagem é rica, considerando-se ter como fonte alguém que tinha a vida por um fio há poucas horas.

Dentro das limitações físicas que a doença, o tratamento e as cirurgias consecutivas impuseram-lhe, falou, brincou, fez piada, repetiu que não iria citar nomes para não incorrer em inevitáveis omissões e deixou seu abraço "para os amigos e para os inimigos".

Zoião tem, também, uma capacidade que impressiona para tirar energia de fontes esgotadas. Vai longe, ainda. Sorte nossa.

3 comentários:

tarso marques disse...

força zóio!!!

Silvia Faustino Linhares disse...

Peço a Deus que dê muita saúde prô nosso querido Zoião, e que ele ainda possa fazer muitas piadas com a gente nos Autódromos e afins.

Força Zóiao!

TSM Motorsports disse...

nossa muito bom ver o Zóio mesmo assim com o sorriso no rosto e de deixar qual quer um muito emocionado..DEUS TI ILUMINE ...VOLTA LOGO