terça-feira, 13 de outubro de 2009

Brasil pode voltar ao Conselho Mundial

A eleição do novo comando da FIA, no próximo dia 23 em Paris, poderá devolver o Brasil ao Conselho Mundial de Esporte Motor. Cleyton Tadeu Pinteiro (foto), presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, integra a lista de 40 nomes que pleiteiam uma vaga no Conselho. A lista completa, disponível no site da FIA, está aqui.

São 26 vagas no Conselho, no total. Cinco são reservadas aos membros eleitos da FIA – presidente, vice de Esportes, presidente da Comissão de Kart e membros dos promotores dos GPs de Fórmula 1 e das equipes. Restam, portanto, 21 vagas.

Jean Todt e Ari Vatanen, os dois candidatos ao comando da entidade máxima do automobilismo mundial (essa expressão, cá entre nós, já venceu...), já têm suas listas particulares de nomes para parte das demais 21 cadeiras do Conselho. As vagas que restarem serão disputadas pelos 40 representantes das entidades nacionais espalhadas pelo mundo que compõem a lista de candidatos.

É nessa condição que Pinteiro, eleitor declarado de Todt, figura como postulante a integrante do Conselho. Sua eleição, se confirmada, será no mínimo conveniente para o automobilismo brasileiro. O país ficou fora do Conselho por 25 anos, desde a saída de Charles Naccache, e voltou a compô-lo de 2005 a 2009 com Paulo Scaglione, antecessor do dirigente pernambucano na presidência da CBA.

0 comentários: