terça-feira, 20 de outubro de 2009

Brasileiro de Marcas: é hora de tirar o time

Ontem à noite, assistindo ao “Bate-papo de Esportes” do Jorge Guirado, na CATVE, fiquei sabendo que a CBA exigiu documento garantindo por escrito que Cascavel teria viabilizado transmissão das provas pela televisão para ter a sede do Brasileiro de Marcas & Pilotos, que vai – ou nem vai mais – acontecer nos dias 14 e 15 de novembro.

Campeonato em um único fim de semana, com duas corridas no sábado e duas no domingo. Não é o formato ideal, mas diante das circunstâncias seria uma alternativa bastante conveniente.

Esse campeonato aconteceria em Curitiba, mas pelas bandas da capital nenhum promotor quis embarcar no que se viu como uma barca furada. Rubens Gatti, presidente da Federação Paranaense e homem da linha de frente de Cleyton Pinteiro na CBA, havia garantido a sede para o Paraná, por isso restaram Londrina e Cascavel como opções.

Além de toda a negociação inerente, a CBA definiu como quesito para escolha da cidade-sede a oferta do melhor pacote de transmissão das provas pela televisão. A alegação oficial, manifestada a mim pela assessoria de imprensa da entidade, é de que não há um compromisso da CBA nesse sentido, mas a meta de viabilizar aos pilotos as melhores condições possíveis de oferecerem bom retorno a seus patrocinadores, aquele papo de sempre.

Em Londrina, quem mexe com automobilismo trabalha para mais uma edição das 500 Milhas, que vai acontecer em dezembro, no dia 12. Ninguém quer arriscar alguns cobres no campeonato. Em Cascavel, fora há longo tempo do calendário nacional, o empenho para que o Brasileiro venha foi total. Principalmente por parte de Miguel Beux, ex-piloto, pessoa íntegra, atual presidente do Automóvel Clube.

Voltamos a Jorge Guirado, que é apresentador de TV quase por diversão. Para quem não sabe, Jorjão coordena também a Master TV, cá de Cascavel, que vem a ser a empresa que assina a geração de imagens na transmissão todas as categorias do automobilismo nacional, com exceção discutível do Porsche GT3 Cup, que não vem a ser propriamente um campeonato brasileiro.

Beux e Guirado acertaram um pacote de geração de imagens, sobre bases que só interessam a eles dois. Beux, orientado por Guirado, que sempre foi prestativo e bem disposto com as causas do automobilismo, conseguiu o espaço que precisava em grandes emissoras esportivas do Brasil para mostrar as corridas do Brasileiro. É correto dizer que os dois fizeram todo o trabalho exigido por Pinteiro através de Gatti.

Mas falta menos de um mês para as corridas acontecerem na data que a CBA quer. E nada ainda está definido. Sem a definição, ninguém pode convidar pilotos, negociar patrocínios, ajeitar a sala da casa para a competição. E, em cima da hora, como já está, boa parte das equipes que tinham pretensões de participar do Brasileiro-relâmpago já não está nem aí para o assunto.

Cascavel fez tudo que a CBA pediu. Pelo que me relatou Beux há umas duas semanas, até mais. Mas a constatação é de que Beux, até pela inexistência de um amplo currículo como dirigente de automobilismo, não tem crédito junto à CBA. A garantia verbal que deu de que o televisionamento já estava acertado não serviu. Querem por escrito.

Mais estranho, a CBA também parece não dar crédito ao que avaliza a Master TV, que desde sempre, desde os tempos em que se chamava Tarobá Vídeo Produções, viabilizou para todas as séries a técnica de mostrar corridas de carros pela televisão. Fica a impressão de que Guirado e seus colegas de empresa não têm bom trânsito no meio, que são pessoas afeitas a descumprir acordos.

Eu daria a sugestão primeiro, mas Guirado deu-a no ar, e ao vivo, ontem. Ainda assim, se o que Cascavel viabilizou e ofereceu não está de bom tamanho, se é de um papel que precisam, que Beux e sua trupe retirem o time de campo e deixem toda a tarefa a cargo de Gatti, Pinteiro e os demais integrantes da CBA.

Guirado e Beux são pessoas sérias. Por serem sérios, imagino vão fazer justamente isso, tratar de suas vidas e de seus negócios e deixar os caprichos da CBA para que ela própria administre. Ambos têm nomes e trabalhos a zelar, para mim será surpresa se qualquer dos dois seguir dançando no ritmo descompassado que a entidade impõe para tentar tirar seu campeonato do papel.

É necessário admitir, apesar do contexto que não avalizo, que num ponto tem razão, a CBA: tudo que for prometido, em se tratando de automobilismo brasileiro, tem mesmo de ser manifestado por escrito. Amigos, amigos, negócios à parte. Não é isso que se diz por aí?

(Atualizando, 21 de outubro, às 17h18)
Devidamente alertado pelo colega Daniel Procópio, afirmo que as 500 Milhas de Londrina vão acontecer no dia 12 de dezembro, um sábado, e não no dia 13, como havia afirmado. A informação foi corrigida no texto do post, também.
Grato, Daniel.

1 comentários:

Daniel Procopio disse...

Luciano
A 18ª edição das 500 Milhas de Londrina dia 12 de dezembro um sábado e não dia 13.
Obrigado
Daniel Procopio