Passando ao largo de méritos ou deméritos, é fato que Geraldo Piquet, vice-líder da temporada da Fórmula Truck, tomou um gancho de 30 dias do tribunal da CBA, que viu dolo seu no acidente com Felipe Giaffone na corrida do início do mês em Curitiba, penúltima do Campeonato Brasileiro.
A punição, em tese, deixa o vice-campeão de 2008 fora do grid da corrida de 4 de dezembro em Brasília, sua cidade, de onde sairá o campeão da atual temporada. Em tese, posto que, palpite meu e de toda a torcida do Flamengo, Geraldo deverá disputar a corrida sob efeito de liminar.
Erram, contudo, os veículos que veem no gancho a Geraldo a antecipação do tricampeonato de Felipe. São quatro, afinal, os candidatos ao título brasileiro, à luz da matemática.
O máximo que um piloto pode atingir em cada corrida da Truck são 32 pontos – um pela pole-position, outro pela volta mais rápida da corrida, cinco pela liderança no momento da intervenção programada do Pace Truck, que se dá quando completa-se o primeiro terço da prova, e 25 pela vitória.
Felipe, que é piloto da Volkswagen, comanda o campeonato com 96 pontos. Geraldo, da Mercedes-Benz, é o segundo, com 89. Outros dois pilotos têm chance de título, meta que passa obrigatoriamente pela conquista da vitória na corrida de daqui a dez dias na capital do país – Valmir “Hisgué” Benavides, parceiro do líder da temporada na RM Competições, equipe da Volks, surge em terceiro, com 74 pontos, seis a mais que o tetracampeão Wellington Cirino, que divide box com Geraldo na ABF/Mercedes-Benz.
Com ou sem Geraldo na pista, portanto, a corrida da Truck será, sim, a decisão do título de 2011. Felipe, não custa lembrar, já levou o Campeonato Sul-Americano.
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