quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Máquinas quentes

O título aí de cima até que tem impacto. Mas, como dizem os jornalistas, é chupado. Resgatei-o da promoção que uma marca de chicletes promoveu há uns 30 anos, quando eu ainda era um fedelho de bolso. Você comprava o chiclete e levava uma figurinha de coleção com fotos de carros capazes de satisfazer todos os gostos.

O evento, em si, não chega a ser nada que se aproxime das farras feitas pela turma do Flavio Gomes em torno de carros antigos, mas é um dos programas que vou lamentar perder por não passar o fim de semana em Cascavel.

Falo de um Encontro de Carros Antigos que vai movimentar o Shopping West Side entre sábado e domingo. Uma denominação errada, já que quem vai se encontrar são os colecionadores de Cascavel e de várias outras cidades aqui de perto, e não os próprios. Enfim, soa compreensível a todos. Os organizadores anunciam 80 exemplares de diversos gêneros.

Entre os destaques listados pela comissão está um modelo octagenário, e até agora ninguém que eu tenha consultado soube explicar qual é o modelo do carrinho fabricado em 1928. Um Chevrolet Bel Air de 1951 é outro convidado especial. A lista contempla ainda Aero-Willys, Maverick, Corvette e um sem-número de caminhonetes que, mesmo com suas características modificadas, mantêm o aspecto nostálgico de suas épocas. Para quem tem pouco conhecimento de causa, ou nenhum, como eu, não deixa de ser uma interessante viagem ao passado do mundo automotivo. Esse, aliás, é um quase jargão meu, já o apliquei em várias situações em locuções de automobilismo. Preciso me reciclar.

Já confirmaram participação e presença os colecionadores dos grupos Facção 8, Antigos de Cascavel, Fusca Ar Club Cascavel – essa rapaziada deu um show no autódromo daqui há duas semanas, desfilando relíquias e mais relíquias entre as baterias do Regional de Marcas & Pilotos –, Chevetteiros Cascavel, Opaleiros e Catarautos, este de Foz do Iguaçu. A festa também terá um palco montado ao ar livre para que os presentes possam apreciar os repertórios das bandas de rock Black Sabbath Cover e Matilia Sideral.

Vai ser a terceira edição do evento, que pela primeira vez também abrirá espaço para os primos mais novos Chevette e Opala. Se fosse ficar por aqui durante o fim de semana, eu seguramente apareceria por lá com meu “tubarão” 77.

Vendo as fotos de algumas das máquinas que vão expor no, até penso que Gomes, que costuma rechear seu blog com histórias, eventos e curiosidades sobre carros antigos, quereria dar uma rápida passada pelo shopping. Até porque há tempos está devendo uma visita a Cascavel, o baixinho.

0 comentários: