sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Truck: Piquet a caminho de liminar

Ainda vai dar o que falar o acidente envolvendo Geraldo Piquet e Felipe Giaffone na última corrida da Fórmula Truck, em Curitiba. Geraldo, considerado culpado pelos comissários desportivos, foi excluído da corrida e, em termos práticos, mandado a julgamento.

Julgamento que aconteceu, segundo o piloto, quarta-feira pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva da CBA. Geraldo esteve no Rio acompanhando a sessão ao lado de seu advogado, Fábio Vilar, da Nelson Williams & Advogados Associados (a associação dos nomes Nelson e Williams, em se tratando de um Piquet, é inevitável).

Falei há pouco com Geraldo. Antes de telefonar para ele, que estava a instantes de se embrenhar na mata numa trilha off-road ou coisa do gênero, busquei informações no site da CBA. O primeiro campo da área “STJD”, anunciado sob a frase “Saiba mais sobre o Superior Tribunal de Justiça Desportiva”, oferece a opção “clique aqui para consultar processos”. Cliquei e dei de cara com uma página em branco, conforme evidencio nos prints abaixo.


Enfim, de Geraldo, ouvi que a CBA havia pedido aplicação do que seria pena máxima – exclusão de 12 corridas e multa em dinheiro de 100 mil reais. Como uma temporada da Truck tem 10 corridas, pressuponho que a punição seja de 12 meses, e não 12 corridas. Tentei ligar para ele de novo, já estava com o telefone fora da área de serviço.

De qualquer forma, a sessão da última quarta reduziu sua pena à suspensão por duas corridas – a de Brasília e a que vai abrir o campeonato de 2012, provavelmente no Velopark. “De cara, sem nunca ter me escutado, a CBA pediu a pena máxima, 12 provas de exclusão e multa de 100 mil. Aí entrou a defesa, claro, porque a CBA tinha de provar meu dolo no acidente, não provou e acabou dando duas provas de penalização”, falou Geraldo. Parênteses: escrevi “penalização” porque foi o que o piloto disse; o correto seria “punição”. Ou “suspensão”. Fecho parênteses.

Em tese, a decisão da CBA tira Geraldo da disputa pelo título, embora não a sacramente. Pergunto se a saída será sua participação na etapa de Brasília – onde venceu em 2006 e 2007 – por efeito de liminar. “É o único jeito, estamos brigando contra o tempo para conseguir isso. Só estamos esperando chegar a papelada do julgamento para entrar com o pedido”, antecipou o piloto da ABF/Mercedes-Benz, vice-líder do Campeonato Brasileiro da F-Truck com 89 pontos, sete a menos que Felipe.


Geraldo considera-se injustiçado no episódio. “Para você ter uma ideia, esse julgamento de quarta-feira foi a primeira e única vez em que a CBA me ouviu. Sem me escutar, sem nada, (a CBA) já encaminhou a questão para o Superior Tribunal Desportivo (sic)”, manifestou.

A próxima semana será bem movimentada para Geraldo, fora da pista e, talvez, dentro dela, também. Até lá, ou até domingo, ele vai resolver suas tensões se enfiando na lama até o pescoço, em trilhas por algum canto do Brasil.

3 comentários:

Cesar G. Novak disse...

Acompanho a F-Truck desde 1997, e, é a primeira vez que um acidente causa tanta repercussão. Com todo o respeito ao Giaffone, o qual tivemos contato durante a corrida em Londrina, uma pessoa sensacional, e, qualificada pela experiencia e capacidade dentro da pista, mas o que houve em Curitiba, ninguém lembra do início da corrida, quando o Giaffone joga seu caminhão em cima do Geraldo, fazendo com o mesmo se envolva com outros caminhões ocasionando uma parada no box pelo pneu furado. Isto os comissários não viram.
Assim como a penalização ao Cirino na prova em Londrina, o qual teve que fazer um drive tru, quando estava brigando pela liderança. Será que é o poder da Volkswagem através de seu antes líder sindical Luiz Inácio Lula da Silva, ou rigor dos comissários da CBA. Sendo o rigor vamos ver também o acontece com frequência na Stock Cars. Lembrando a Stock é transmitida pela globo né, isso muda muito em nosso país.
Apenas fico constrangido em não deixar um piloto com chances de títulos, e, quem acompanha o automobilismo " Nacional " sabe muito bem das chances de Piquet vencer em Brasília, em detrimento aos caprichos de alguns comissários em fazer campeã uma equipe que tem mais poder junto à CBA.
Mas, com já falei esse é o nosso Brasil, e, muitas vezes temos que engolir.

Anônimo disse...

Cesar G.Novak...vc pode não ter visto! mas este fotografo e os comissários da CBA viram, então segue o link com imagem do toque do Hisgué atras do Felipe fazendo com que ele tb toque
involuntariamente no Geraldo PIQUET

http://www.curitibaracing.com.br/
2011/11/formula-truck-em-curitiba-cobertura.htmle

Anônimo disse...

suo a Débora Rodrigues e só consegui postar meu comentario como anonimo.
SOBRE A POLEMICA PUNIÇÃO A GERALDO PIQUET:
SOU PILOTO DA F-TRUCK A 13 ANOS E JA PRESENCIEI VARIAS DISCUSSÕES DE PILOTOS INCLUSIVE EU COM O DIRETOR E COMISSÁRIOS SOBRE A FALTA DE PUNIÇÕES QUANTO A MANOBRAS PERIGOSAS E ACIDENTES QUE PODERIAM SER EVITADOS;INCLUSIVE NA ETAPA DE CURITIBA COBRAMOS MAIS UMA VEZ DOS MESMOS COMISSÁRIOS ATITUDE MAIS RIGIDAS E PUNITIVAS E TOOODOS! NÓS RELEMBRAMOS O ACIDENTE DE CAMPO GRANDE E PERGUNTAMOS SE IRIAM DEIXAR ACONTECER O PIOR PARA TOMAREM UMA ATITUDE.
E SE NESSE ACIDENTE O GERALDO TIVESSE QUEBRADO AS PERNAS? OU NO MINIMO FERIDO GRAVEMENTE O FELIPE? JÁ QUE SUBIU EM SUA CABINE DESTRUINDO-A E ENTORTORTANDO AS DUAS LONGARINAS!!! AI ENTÃO MAIS UMA VEZ TODOS ESTARIAM(OS)
"DESCENDO A LENHA NA CBA PORQUE NÃO FEZ NADA ANTES"?
ENTÃO ACHO QUE A PUNIÇÃO FOI CORRETA O TRISTE QUE FOI NUMA ETAPA SEMI-FINAL DE CAMPEONATO E JUSTAMENTE COM OS PILOTOS QUE CONCORREM AO TITULO E SINCERAMENTE DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO GOSTARIA QUE NÃO TIVESSE ACONTECIDO COM A NOSSA EQUIPE PORQUE SER UMA EQUIPE EFICIENTE E COMPETITIVA JA NOS TRAS BASTANTE PROBLEMA IMAGINEM AGORA TER UM PROBLEMA COM SR.GERALDO PIQUET?