sábado, 13 de novembro de 2010

A homenagem a Piero

A programação deste domingo dos 500 Quilômetros de Interlagos reserva um momento de homenagem aos ex-pilotos Ubaldo César Lolli e Piero Gancia, falecidos no dia 11 do mês passado e no dia 1º deste mês, respectivamente.

Além da observação do minuto de silêncio antes da largada da prova, o carro-madrinha da corrida será uma réplica do Alfa Romeo que Piero e Ubaldo pilotaram quando dividiam atenções e tarefas na equipe Jolly, nos anos 60. O carro será conduzido em uma volta de aquecimento por Carlo Gancia, filho de Piero, que herdou do pai a disposição para dedicar sua vida ao automobilismo de competição.

Gancia, primeiro campeão nacional reconhecido pela Confederação Brasileira de Automobilismo, seria presidente da entidade entre as décadas de 80 e 90. Antes mesmo de sua morte, era reconhecido por quase a totalidade do meio automobilístico como melhor presidente da história da CBA.

O nome de Piero sequer foi citado em caráter oficial semana passada, quando a movimentação aqui em Interlagos foi movida pelo principal evento do calendário, o GP de Fórmula 1. Amanhã, receberá uma homenagem. Tão singela quanto merecida.

Para fechar, sem uma busca tão apurada, peguei ali do YouTube uma matéria sobre Piero, que o "Curva do S" do canal Speed, uma de minhas casas, veiculou utilizando-se de material do Retrovisor On Line, do Zezito e da Sílvia Linhares.



Para relembrar um pouco da história de Ubaldo Lolli, que segundo o blog do Mestre Joca pilotou até 1970, vai aqui um vídeo puxado do YouTube, editado em duas partes, das 250 Milhas do Rio de Janeiro, uma as provas que venceu.



0 comentários: