domingo, 21 de novembro de 2010

Na melhor de quatro

Terminou agora há pouco a penúltima corrida da temporada brasileira da Stock Car. Corrida movimentada, essa de Brasília. Ricardo Maurício chegou àquelas bandas como líder e favorito a ganhar a corrida. Largou da pole e liderou até um pneu estourado tirá-lo da disputa na 29ª volta.

Vitória de Cacá Bueno, liderança do campeonato para Max Wilson, quatro pilotos chegando a Curitiba daqui a duas semanas com chance de conquista do título. Na falta do que fazer, já que o almoço por aqui ainda não está pronto, especulo um pouquinho sobre as chances de cada um na caça ao título, que será definida daqui a duas semanas em Curitiba. Acho que vou para lá acompanhar, inclusive.

Na Stock Car, os títulos são decididos num confronto à parte nas quatro últimas corridas de cada campeonato. Apenas os 10 melhores pilotos na pontuação até ali seguem nessa disputa. Cada "finalista" pode computar três resultados nessas quatro corridas decisivas - daí a projeção de pontos brutos e líquidos que cito abaixo.

MAX WILSON - RC-Eurofarma
267 pontos brutos / 259 pontos líquidos


O baixinho era o favorito à vitória na bolsa de apostas do DataLuc, que não segue critério nenhum. Largou em sétimo e, mesmo sem ter contado com um trabalho fenomenal no pit stop, terminou em segundo. O infortúnio do parceiro Ricardinho permitiu-lhe assumir a liderança do campeonato pela terceira vez. Chega a Curitiba dependendo de si próprio para ser campeão, mas conta, claro, com várias combinações de resultado favoráveis. Pode ser campeão com o segundo lugar, desde que Cacá não ganhe a corrida. Se for terceiro, Max entra para a lista de campeões caso Cacá não o acompanhe ao pódio, desde que Ricardinho não vença. Se for quarto, Wilson dependerá de Bueno no máximo em terceiro, desde que Maurício não vença. O quinto lugar também seria suficiente ao novo líder, se Maurício for no máximo terceiro, Khodair não vencer e Bueno ficar em quinto ou menos que isso. Se Max não terminar entre os sete primeiros, fecha o campeonato com os 267 pontos que tem agora.

CACÁ BUENO - Red Bull-A. Mattheis
261 pontos brutos / 257 pontos líquidos


É quem mais volta no lucro da capital federal, onde chegou como quarto colocado na pontuação. Se vencer a etapa de Curitiba, comemora o tetracampeonato sem auxílio de calculadoras. O segundo lugar também lhe será suficiente, desde que Wilson não ganhe a corrida. Terminando em terceiro, comemora o título com Max fora do pódio e Ricardinho no máximo em segundo. O quarto lugar em Curitiba também basta ao campeão de 2006, 2007 e 2009, desde que Khodair não vença, Maurício seja no máximo terceiro e Wilson não passe do quinto lugar. Para terminar a etapa curitibana em quinto e igualar os quatro títulos conquistados por Paulo Gomes, Bueno dependerá de Wilson fora do grupo dos cinco primeiros e Maurício no máximo em terceiro, sem que Khodair vença. Caso não seja um dos 11 primeiros colocados na última corrida do ano, Cacá ficará com seus 261 pontos atuais como número final.

ALLAM KHODAIR - Blau-Full Time
252 pontos brutos / 246 pontos líquidos


Quinto na corrida de hoje, da qual poderia até ter saído como vencedor, manteve suas chances de levar o campeonato. Tem a situação mais complicada entre os quatro candidatos, já que a vitória é o único resultado capaz de lhe dar o título. Ganhando a corrida do começo de dezembro, o piloto – que a exemplo de Maurício concilia a participação na Stock Car com a disputa do Itaipava GT Brasil – precisará que o resultado final da etapa tenha Wilson fora da lista dos sete primeiros e Bueno no máximo em sexto. Se não for um dos nove primeiros em Curitiba, Khodair fecha o campeonato com os 252 pontos que já tem.

RICARDO MAURÍCIO - RC-Eurofarma
251 pontos brutos / 251 pontos líquidos


Talvez tenha sido o injustiçado do domingo brasiliense. Se for daqueles sujeitos que se só agarram a fatores positivos, pode comemorar o cômputo de todos os pontos que marcar, já que utiliza o abandono de agora há pouco como descarte. Se ganhar a corrida em Curitiba, para repetir o título de 2008, Ricardinho só dependerá do segundo lugar não ser de Cacá ou de Max. Um segundo lugar também basta a Ricardo, desde que Allam não vença, Cacá fique no máximo em quarto e Max, em quinto. O terceiro lugar na próxima corrida praticamente tira Ricardo da disputa. Com este resultado, esperaria Max fora da zona de pontos, Cacá fora do grupo dos cinco primeiros e qualquer vencedor que não fosse Allam.

0 comentários: