sábado, 27 de novembro de 2010

Mundial GT nas telas do mundo

Uma das perguntas que mais ouvi e li nesta semana de GT1 World Championship aqui em Interlagos diz respeito à transmissão das corridas pela televisão. Pergunta que, para o público brasileiro, respondi já no post anterior.

As corridas de hoje e amanhã, uma classificatória e outra valendo pontuação cheia, serão mostradas ao vivo pelo site da categoria, esse aqui, com o mesmo sinal que a geradora de imagens, que neste fim de semana é minha conterrânea Master TV, vai enviar para a transmissão pelo mundo inteiro. A corrida de amanhã, que os gringos tratam como Championship Race, também será mostrada para o Brasil pela Rede TV!, que também transmite as etapas do Itaipava GT Brasil.

Além do site da categoria, que pode ser acessado de qualquer ponto onde haja algum sinal de internet, o Bloomberg TV também mostra as corridas para todo o globo. E há uma lista bastante extensa de países que veem as provas do GT1 World Championship, que ainda chamamos por aqui de Mundial FIA GT, por canais de esportes.

Áustria, Alemanha e Suíça, por exemplo, assistem pelo canal alemão Sport 1. A República Checa e a Eslováquia assistem pelo Sport5. Reino Unido e Irlanda têm três opções – a ESPN Internacional, a Sky Sports e o Bloomberg TV, este também levando a transmissão à América do Norte e à América Latina. Os países dos dois continentes (ou são um só?) também têm a opção de acompanhar o Mundial pelos canais paralelos do Speed Channel.

A Fox mostra para a Austrália. Países africanos de língua francesa têm a opção do Sport+, o mesmo que, claro, leva as corridas ao público da França. Na Bélgica também são duas opções, RTL e EXQI Sport. Na Holanda, a transmissão é atribuição da RTL7. A TV+ atende a Bulgária. A Espanha vê pelo Canal+, a Sérvia pelo Arena TV, a Itália pelo canal Nuvolari. O canal Astro transmite para Brunei e Malásia. No Japão, acompanha-se pelo J Sports.

O Showtime mostra o campeonato para os países da Península Arábica e para parte da África. O Sport TV – que nada tem a ver com o nosso SporTV – mostra o Mundial para Angola, Moçambique e Portugal. A Finlândia vê na programação do URHO. Até no Chipre podem-se assistir às corridas do GT1 World, pelo Supersport, que também mostra para a Grécia. Na África do Sul, a opção é o canal Setanta Africa.

Vários desses países têm cada corrida exibida várias vezes, e na esmagadora maioria dos casos a transmissão acontece ao vivo.

Nesse ponto, os gringos sabem das coisas. Muito.

2 comentários:

Scotton disse...

Show, coisa rara de se ver, por isso fui pessoalmente a Interlagos acompanhar a World Fia GT1 Championship!
PS.: Menos da metade do custo da F1 e ainda visitamos os boxes!!!
Show a narração Luc, parabéns!

Ronaldo disse...

Báh foi o Luc que narrou!
"Luc narrando que cosa triste"
ah ah ah