terça-feira, 1 de março de 2011

Piloto honorário

Pode causar estranheza aos que passam desde hoje cedo pela frente da Câmara de Vereadores, aqui em Cascavel, a excentricidade do veículo que por lá está estacionado.

Trata-se de um carro de corridas. O Bimotor, que merece a maiúscula e ocupa capítulo de destaque na história do automobilismo de Cascavel. Concebido e construído por Deoclides Carpenedo na transição dos anos de ouro das corridas, entre as décadas de 60 e 70 do século passado, o carro trouxe conceito inovador. Unidades independentes de motor e câmbio, acionamento independente das duas embreagens. Um estrondo, já descrito com a maestria de sempre pelo mestre Saloma.

Vários pilotos cascavelenses competiram Brasil afora com o Bimotor. Nenhum deles esteve a bordo do carro tantas vezes quanto Valdir Favarin, e eis aí a razão do carro, restaurado num esforço conjunto de vários pioneiros nos últimos anos, estar lá na frente do Legislativo. Valdir, hoje aos 66 anos, será homenageado no início da tarde. Receberá o título de Cidadão Honorário de Cascavel.

Tomei conhecimento da homenagem agora pela manhã, folheando o jornal enquanto tomava um café no boteco. Está aqui a matéria assinada pelo colega Fábio Donegá a respeito. História para contar é o que Valdir mais tem de sobra, e quem tiver tempo para ouvi-lo seguramente terá uma tarde das mais aprazíveis na sequência da outorga do título na Câmara. Se tiver audiência, vai noite adentro. Informa o Ronaldo Kracieski, da assessoria de imprensa da Câmara, que por lá também estão a postos álbuns com zilhões de fotografias da carreira história de Valdir e uma galeria com 33 dos centenas de troféus que conquistou correndo no Brasil e na Argentina.

Foi Valdir o primeiro piloto de corridas a me visitar tão logo passei a escrever sobre automobilismo, fim de 92 ou começo de 93, lá no jornal O Paraná. Fiquei surpreso, não imaginava que caras como aquele tinham paciência para ir a uma redação levar suas novidades e expectativas a um mero escriba. Outros tempos, sem internet, sem telefone celular.

Não ouso tentar contar aqui a história de Valdir nas pistas, da qual não conheço meio por cento. Mas vou dar uma corrida com o serviço aqui para poder prestigiá-lo à tarde.

A homenagem a Valdir, de méritos inquestionáveis, foi proposta pelo vereador João Aguilar Neto, o João da Tropical, dono da sorveteria ali do lado de casa.

1 comentários:

VALDIR FAVARIN disse...

VALEU , MEU AMIGO LUC LUC,GOSTEI MUITO DO SEU COMENTARIO, REF. A MINHA HOMENAGEN, OBRIGADUUUU.