sábado, 12 de março de 2011

Quem explica o sumiço dos carros?

Serviu, ao menos, para eu dormir até tarde hoje, embora eu já tivesse aproveitado o feriadão de Carnaval para pôr em dia minhas contas com Morfeu.

Era para estar hoje em Interlagos, na locução da 300 Milhas, abertura do Campeonato Paulista de Endurance. Era. Estou em casa, em Cascavel, escrevendo com alguma pressa essas linhas para não perder o horário do almoço com a família nalgum rodízio ainda não escolhido.

Nada a reclamar quanto a isso, já que partiu de mim a sugestão de ontem ao Pedro Rodrigo, promotor da corrida, para que ficasse quieto aqui pelo meu canto. À distância, já via que algo estava dando errado com as 300 Milhas.

Na semana passada, o colega Américo Teixeira Júnior, do site Diário Motorsport, divulgou essa relação aqui, anunciando 21 carros já inscritos. O número que se viu na pista ontem foi bem menor.

Pedro Rodrigo preparou o vídeo aí abaixo com material dos treinos livres da sexta-feira. Observem.



A minha observação, sempre bem pouco fiável, identificou o BMW M3 de Henry Visconde/Ricardo Landi, o Porsche 911 GT3 RSR de Marcel Visconde/Max Wilson e o Ford GT de Eduardo Souza Ramos/Leandro Almeida, além de cinco ou seis protótipos diferentes – fiquei em dúvida se há dois carros vermelhos ou um só. Oito ou nove no total, pois.

Ademais, o vídeo mostra, também, um sem-número de carros da Stock Paulista, uma das várias categorias integrantes do evento do fim de semana, que transcorre sob a batuta do Automóvel Clube do Estado de São Paulo.

Pedro Rodrigo confirmou-me, diante da circunstância desfavorável, que o formato da corrida seria alterado, passando para duas baterias de 30 minutos, cada, intercaladas por um intervalo de igual duração. Assim, explicou, seria possível agregar ao grid os carros de alguma outra categoria, normalmente inaptos a provas de média ou longa duração. E o vídeo aí de cima me faz supor ser justamente a Stock Paulista a tal outra categoria.

O automobilismo, sobretudo o brasileiro, tem coisas muito estranhas. Por que cargas d’água tinha-se uma lista de 21 carros – número que poderia crescer algumas unidades – e cinco dias depois esse quorum não chegava a uma dezena?

Pedro Rodrigo e Toninho de Souza, seu pai e sócio, devem estar bastante ocupados hoje e amanhã para tocar a corrida da maneira que lhes for possível. Na segunda-feira eu pergunto aos dois o que pode ter motivado o sumiço desses carros todos.

Até lá, alguém tem algum palpite?

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante a desistencia de todos que estavam em Interlagos na sexta-feira... Por que o Ford GT e o 911 desistiram da prova.

Acredito que essa lista de 21 inscritos nunca existiu, pois encaminhei um e-mail ao Toninho pedindo a lista, e to aqui sentado esperando.

Espero que o Brasileiro de Endurance ou pelos menos as provas extra-campeonato 1000 Km de Brasilia e 500 KM de Interlagos acontecam para que eu possa colocar meu carro em uma competicao de ENDURANCE... nao provinhas curtas..

Daniel Procopio disse...

Para o anônimo
Quer participar de uma prova de endurance com grid de no minimo 35 carros? Espere o final do ano e se inscreva para 20ª edição das 500 Milhas de Londrina,que já tem data marcada desde o ano passado. Será dia 10 de dezembro. O luciano pode confirmar, pois já fez lucução para nós algumas vezes.
Daniel Procopio
danielprocopio@pop.com.br

Luciane disse...

A corrida não aconteceu, pois esperaram chegar a sexta feira para descobrir que a maioria dos carros inscritos na prova não tinham o sistema de abastecimento rápido para participar da 300 milhas.
Agora me diga amigo, como uma pessoa quer participar de uma prova de longa duração sem poder abastecer o carro durante a corrida??
Sendo assim a organização reuniu os envolvidos na sexta para decidir o que fazer, pois se tirassem os carros que não tinham o sistema de abastecimento sobrariam pouquíssimos carros para formar o grid. A solução foi então fazer uma prova curta e dividir em duas etapas de 30 min cada.
Porem as “grandes” equipes se recusaram a participar de uma prova curta e se retiraram do autódromo.
No fim correram em torno de 7 carros no domingo, isso por que a organização permitiu que carros que estavam participando de outras categorias entrassem para o grid sem pagar a taxa de inscrição. Tudo isso para não prejudicar os poucos que sobraram e pagaram pela prova, que valeu pontos para o campeonato de Endurance.
Só tenho a dizer que é um pena ver o automobilismo no Brasil tão abandonado. Estamos em março e já tivemos duas provas este ano de Endurance desmarcadas NO DIA por falta de organização das partes envolvidas. É uma falta de respeitos com os pilotos, as equipes e o pouco público que ainda tenta ir até Interlagos para ver alguma corrida.