segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Metropolitano what?

O Metropolitano de Marcas & Pilotos de Cascavel terminou no último domingo.

Tal qual todas as séries do automobilismo brasileiro, de maior ou menor importância, chegou ao fim da temporada mostrando sinais de fadiga, realidade que hoje se atribui por convenção à crise – aliás, a crise já passou?

Sei que Luiz Fernando Pielak foi o campeão do grupo A. E que Gelson Veronese era, desde a etapa anterior, campeão do grupo N. Estava fora da cidade no domingo e não sei sequer quem ganhou as corridas.

Vá lá que os dirigentes do automobilismo cascavelense, que assumiram o leme do barco há pouco, ainda trabalham a seu modo para pôr a casa em ordem. Mas algumas coisas têm de ser observadas. O próprio site da categoria a esqueceu. Lá, estão em destaque releases sobre clientes da agência de assessoria de imprensa para a qual trabalho – obtive, no início do ano, a gentil permissão de incluí-los na seção de matérias, com emprego de login e senha. Não vi resultados na página, nem pontuação final.

A mídia esportiva de Cascavel também não confere ao Metropolitano de Marcas & Pilotos a atenção que merece por ser, dentre outras coisas, a competição que mantém alguma atividade no autódromo daqui. Na televisão, a última corrida com transmissão foi a terceira de 2006, numa iniciativa de Jorge Guirado na CATVE.

Encerrada mais uma temporada, a nona do Metropolitano, agora há tempo para as devidas reflexões. Miguel Beux, novo capitão do automobilismo cascavelense, terá coisa de quatro ou cinco meses para rever o que deu errado e tentar tacadas certeiras. Para bolar iniciativas capazes de trazer de volta à pista as dezenas de carros de corrida que estão encostados em oficinas e garagens de toda a cidade. Contabilizados os que compuseram o último grid do ano, devem ser mais de 70.

Faço meus votos para que o Metropolitano de 2010 – se acontecer – venha acompanhado de maior atenção nesse ponto. Categoria que não é vista não é lembrada.

(Em tempo: a foto que ilustra este post mostra uma largada do ano passado. Não sei onde conseguir uma de 2009.)

0 comentários: