domingo, 20 de setembro de 2009

Sim, Valdeno já é finalista!


Luís Roberto deu uma derrapada matemática hoje, durante a transmissão da Stock no Rio.

Ao fim da corrida, atestou a classificação do príncipe-mor à Superfinal (é líder com 114 pontos e já estava classificado) e informou que Marcos Gomes, vice com 77, era o outro com vaga garantida no grupo dos 10 que vão disputar o título. Já foram sete etapas e falta só uma, a de Campo Grande, para que se defina a lista de "superfinalistas".

Entendo a lógica do critério do narrador. A vitória vale 25 pontos. O terceiro colocado, Valdeno Brito, tem 66. Precisaria ter no mínimo 25 de vantagem sobre o 11º, Thiago Camilo, para estar classificado. Camilo tem 43, diferença óbvia de 22.

Então, vamos lá. Camilo e Xandinho Negrão, também em 11º com 3 pontos, só superam Brito na pontuação da fase classificatória com vitória em Campo Grande. Se um dos dois vencer, vai a 68, dois a mais que o total já amealhado pelo paraibano.

Vitória de um deles impede o outro de alcançar Brito na pontuação - Camilo ganhando, por exemplo, deixa a Negrão a possibilidade de no máximo um segundo lugar, que o levaria a 63 pontos. Allam Khodair, hoje 10º com 44 pontos, chegaria ao máximo de 64 com a eventual segunda posição na capital de Mato Grosso do Sul e não alcançaria o nordestino.

O que garante Brito na Superfinal é o fato de Khodair, hoje em décimo, só poder superá-lo com uma vitória em Campo Grande - o que o garantira à frente de Camilo e Negrão, mesmo abandonando.

A maior hecatombe numérica que pode acometer Valdeno Brito o deixará, após as oito etapas, com menos pontos que Ricardo Maurício, Max Wilson, Átila Abreu, Daniel Serra, Luciano Burti e Antonio Pizzonia, seus perseguidores mais próximos. Entre Khodair, Camilo e Negrão, só um pode ficar à frente do atual terceiro colocado no campeonato.

Perdendo sete posições, Brito cai para décimo. E vai, de novo, disputar o título.

Uma conta simples. Ok, ao vivo na televisão não há tempo para se fazerem contas. Surpreende-me que Reginaldo Leme, um craque em projeções do gênero, não deu sequer um pitaco a respeito.

Hoje não estou com tempo e nem com saco. Mas, se o humor melhorar durante a semana, jogo aqui as chances e os riscos de todo mundo que pode entrar ou sair da lista de 10 finalistas.

0 comentários: