quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Chocolates musicais

Há dias, ganhou destaque nas páginas, nos sites e nos programetes de fofocas a mudança que a escola de samba Rosas de Ouro teve de fazer em seu enredo por imposição da Rede Globo. Colunistas opinaram, também. A emissora via nas formas originais de título e letra um merchandising velado aos chocolates da Cacau Show e ameaçou não transmitir o desfile da escola. O caso está melhor explicado, por exemplo, aqui ou aqui.

E daí, já que eu não gosto de sambas-enredo e tenho ojeriza às festas de Carnaval? Não tem nada a ver, mas lembrei do caso da Rosas de Ouro ontem à noite. Eu voltava do Rotativo’s Bar, onde havia costelinhas de porco com mandioca, que não comi porque sempre dispenso cortes suínos, cervejas e modas de viola, com as quais me entendo bem. No caminho, ouvindo a Capital ou a Nova, não lembro qual das FMs, notei caso semelhante de merchandising numa música de Luan Santana.

Ainda conhecido pelo apelido “Gurizinho”, não sei dado por quem, o sul-mato-grossense Luan gravou “Chocolate”, uma letra dele próprio que trabalha trocadilhos a partir de marcas do alimento nascido nas Américas. Contei nove, Luan não cita o Laka, meu preferido, não vou mudar de marca de chocolate por causa disso. O merchand foi explorado de uma maneira bem sacada. Não deve render carregamentos de chocolate como retribuição da Nestlé, da Lacta ou da Garoto, que ganharam boa propaganda – a rádios estão tocando bastante.

Casualmente, Luan Santana estará na edição de hoje do “Vídeo Show”, da Globo. Não deve cantar “Chocolate”, até porque poderiam entupir o áudio de apitinhos a cada menção às marcas que compõem a letra. Mesmo sendo ele, Luan, um parceiro da emissora - vai inclusive integrar parte da temporada do folhetim “Malhação”.

Em tempo, Luan Santana não tem nada a ver com o primeira voz da dupla Lincon & Luan, à qual já fiz várias menções aqui no BLuc, e que pode ser conhecida no site oficial.

Se alguém ficou curioso quanto a "Chocolate", dá para ouvi-la nesse link aqui. É só selecionar a faixa 16.

Quando escrevo coisas como “ojeriza” começo a entender por que metade dos cabelos está caindo e a outra metade está esbranquiçando. Isso me deixa preocupado. Vou comer chocolates pra relaxar.

0 comentários: