terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Monteiro, piloto da Nascar

Do alto de seus 35 anos, Beto Monteiro (não somos parentes) parece uma criança, tão feliz que se mostra com sua novidade da semana. Anunciada em primeira mão aqui, no blog do Téo José, a estreia do piloto pernambucano na Nascar tem data marcada. Vai ser sábado agora, em Los Angeles, uma participação pela Troy Williams Racing em prova especial da Nationwide Series, que é algo como a “classe B” da categoria ianque. Nem por isso menos atrativa. Dei uma bisbilhotada no site do Speed Channel, mas não encontrei por ali nenhum indício de que a corrida possa ser transmitida para o Brasil.

Mais do que confirmado pela Scuderia Iveco para mais uma temporada da Fórmula Truck brasileira, que agora tem status de sul-americana, Luiz Alberto Monteiro Neto, campeão da série de caminhões em 2004, vinha flertando com a Nascar há algum tempo. No ano passado, participou de corridas da Top Race V6 na Argentina, o que assegura ao menos não ser-lhe uma novidade total a pilotagem de um carro de turismo. O pouco tempo para treino e adaptação talvez seja seu algoz mais preocupante. Nada que lhe tire o ânimo.

Beto é daqueles que, discaradamente, não conseguem ficar longe das corridas. Com frequência, quando o calendário de provas da Truck permite, é visto nos bastidores de eventos de outras categorias. É seu hábito, é o meio onde faz questão de estar. O sotaque nordestino que mantém orgulhoso oculta, por vezes, uma dose exagerada de conhecimento sobre o mundo das competições. É um sujeito de visão, Beto, em se tratando de corridas.

Enquanto pilota no Brasil, na Argentina e nos Estados Unidos, Beto Monteiro, que já competiu no automobilismo europeu, também tenta fomentar categorias. Em parceria com Leandro Totti, seu adversário nas pistas da Truck, trabalha para alavancar a Fórmula Spyder Race, que disponibiliza a pilotos de qualquer canto do Brasil a chance de correr com um protótipo ao custo de R$ 2 mil – praticamente de graça para os padrões desse esporte. Já comentei sobre a categoria, aqui.

Parênteses. A propósito do blog do Téo, que trouxe a notícia ontem em primeira mão – na verdade, ele e Beto fizeram o anúncio via Twitter, praticamente ao mesmo tempo –, é um dos que procuro visitar todos os dias. Lá, Téo costuma escancarar algumas de suas posturas, como nesse post aqui, em que dá seu pitaco sobre o anúncio do governo de Goiás de que o autódromo de lá será passado a limpo pelo alemão Hermann Tilke. Fecho parênteses.

Quanto a Beto Monteiro, o embarque para a Califórnia está confirmado para quinta-feira. Antes, na quarta, fará testes com seu F-Truck em Curitiba. Tem fôlego, também, o pernambucano.

0 comentários: