sábado, 2 de janeiro de 2010

...feliz ano novo!

E chegou 2010. Chegou bem, por sinal. Bonito, simpático, permeado pelas impressões positivas que se planta nesta época festiva de virada de ano.

E, depois da dita virada, a fase que devolve os seres a seu cotidiano normal. Uns, a partir de hoje. Outros, a partir de segunda-feira. Outros, ainda, quando do retorno das férias, que na grande maioria dos casos são merecidas.

E a vida segue seu curso, ficando como herança das festas do rèveillon – ou dos rituais equivalentes para outros costumes – a renovação de propósitos e de metas, a revisão de posturas e atos.



Espero que no novo ano as pessoas possam exercitar seus julgamentos sem se deixarem levar por impressões falsas. Que tenham o discernimento suficiente para não se iludirem com o que lhes possa ser sugerido à primeira vista, para que mensurem as doses exatas de ir a fundo em quaisquer levantamentos, de adotar racionalidade e cautela antes de uma manifestação. O vídeo aí acima ilustra com algum humor o quanto um impulso sem fundamento pode ser nocivo.



Que no ano novo as pessoas possam dar asas à imaginação, que possam enxergar além do que é palpável, que consigam identificar as oportunidades de todos os gêneros onde elas não se apresentam com nitidez. Que saibam, como dizem, fazer de um limão uma limonada. Ou uma caipirinha, por que não?, já que ninguém é de ferro. Que saibamos ter a visão do garotinho desta premiada propaganda.

No fundo, o que todos querem é, sim, um feliz ano novo, embora nem todos contribuam para que isso se torne possível.

Às favas com as exceções. Tenho certeza de que o novo ano vai ser 10.

1 comentários:

Marcos Diniz disse...

Valeu Luciano o mesmo para vc es sua Família. Abraço Primão rs