segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

E a Truck, vem ou não vem?

Semana passada, fui convidado pelo colega Moacir di Camargo a participar da programação vespertina da CBN Notícias, aqui de Cascavel. Para falar de automobilismo, claro, não devo ter muito a mais para falar a ninguém. Osires Júnior, da Nova FM, que pertence a grupo concorrente, observou que a CBN, para me convidar, devia estar sem pauta. Talvez tivesse razão.

Enfim, fui lá, devidamente assessorado pelo Luc Jr., que se deu ao trabalho de apagar as luzes do estúdio e tomou o cuidado de tirar as sandálias para ficar pulando no confortável sofá ali instalado. No ar, enfim, a primeira pergunta que Moacir tinha em sua pauta para me fazer: a Fórmula Truck virá a Cascavel em 2010?

Gostaria de ter uma resposta na ponta da língua para dar a Moacir e aos ouvintes da CBN. Mas não tinha. Meu palpite, manifestei-o no ar, é de que sim.

A Truck teve sua última corrida no autódromo de Cascavel em 2007, abertura do campeonato, com vitória de Geraldo Piquet. Não presenciei, estava em Curitiba na locução da etapa brasileira do WTCC. Desde então, a pista daqui, que marcou os primeiros momentos da história da categoria, caiu numa espécie de lista do castigo, por ter abrigado, naquele mesmo ano ou no ano seguinte, não lembro bem, uma corrida da Fórmula Sul, outra série que usa caminhões, sobre a qual postei esse comentário aqui em outubro último.

A Fórmula Truck já definiu seu calendário de provas para 2010. Está aqui, no site oficial da categoria - no Brasil, é moda dizer que um site ou qualquer outra coisa providenciada por um evento é "oficial". Anuncia-se a etapa no Rio de Janeiro, onde há o único dos autódromos brasileiros que nunca recebeu uma corrida da categoria, como novidade principal.

O próprio texto que acompanha o anúncio do calendário admite que "ainda podem (sic) haver algumas alterações". A meu ver, uma das mudanças seria a própria etapa do Rio, segunda do calendário, dar lugar à volta de Cascavel. Outra, que me parece mais provável, seria o autódromo cascavelense preencher a lacuna da quarta etapa, ainda sem pista definida.

Neusa Félix, a presidente da Fórmula Truck, admitiu claramente em fins do ano passado que a categoria pode, sim, voltar a Cascavel em 2010, condicionando o evento à execução de melhorias no autódromo. É assunto para numerosas reuniões em vários âmbitos nas próximas semanas.

Na última vez em que fui a um programa e dei palpite sobre a vinda ou não da Truck a Cascavel, a conversa rendeu cestas básicas de alimentos e uma quantia de leite às crianças de uma entidade aqui de Cascavel. E a categoria veio, claro. Conto essa história em outra oportunidade.

Estou prestes a topar uma nova aposta. Quem encara?

0 comentários: