sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Automobilismo de verdade e "de graça"

Hoje é dia de pernambucanos no BLuc.

Aqui em Interlagos, cruzo com Beto Monteiro. Não somos parentes. A convite da organização, ele atua como piloto-instrutor nas atividades do Porsche Club Brasil, que acompanha a programação do Porsche GT3 Cup Challenge.

Beto me pergunta a quantas anda o automobilismo de Cascavel. Digo que não vai lá tão bem, obrigado, talvez com mais alguns clichês do gênero, e pergunto a razão do visível interesse. E ele me conta sobre a categoria que acaba de levar de Pernambuco para o Paraná, em parceria com Leandro Totti, seu adversário nas pistas da Fórmula Truck.

Achei bastante interessante o formato do que Beto batiza como Fórmula Spyder Race. A brincadeira toda consiste em 11 protótipos similares aos que equipes de São Paulo e de Londrina utilizam. Os motores 1.8 têm 180 cavalos de potência e, segundo Beto, são apenas um segundo por volta mais lentos que os Spyder convencionais, cujos motores desenvolvem 240 cavalos.

São dois pilotos por carro, duas baterias de 30 minutos. Cada dupla pinta e adesiva uma carenagem como bem entender e todo o restante do equipamento fica na sede da categoria – a oficina de Totti em Londrina, cidade onde haverá um campeonato da F-Spyder Race já em 2010. Os conjuntos chassi-motor são sorteados dias antes de cada prova. Os pneus, de F-3 e com composto resistente, também serão sorteados e deverão durar quatro corridas. Os pneus da dupla X numa rodada dupla serão utilizados pela mesma dupla no evento seguinte.

Diante da novidade, por que o interesse de Beto no automobilismo de Cascavel? Simples. Porque a categoria pode ser levada, para provas pontuais ou mesmo para campeonatos completos, a qualquer praça onde haja pilotos interessados.

E o que faria com que pilotos nutrissem interesse pela nova modalidade? O preço. Cada piloto paga R$ 2 mil para correr e não tem gastos com absolutamente mais nada – exceção óbvia a eventuais acidentes que, conforme as palavras do próprio pernambucano, “machuquem o carro”.

Para os padrões do nosso automobilismo, e considerando que os protótipos são carros de corrida de verdade, é de graça.

1 comentários:

Angelo Gomes disse...

2 pau pra correr de Spyder?? Estranha essa matemática. Tem data pra rolar a primeira corrida?