segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Expropriação do autódromo, capítulo 2


Cleyton Pinteiro, presidente da CBA, visitou a Expovel na noite de sexta-feira. Por lá, teve reunião com o prefeito cascavelense Edgar Bueno.

Cleyton contou-nos ter recebido de Edgar a promessa de que a Prefeitura vai promover as reformas necessárias no autódromo e garantiu que, a partir da execução de tais melhorias, ele próprio garante a vinda de outras categorias nacionais a Cascavel.

Parênteses. Com as reformas, qualquer um garantiria isso, mas contar com a simpatia de um presidente de CBA à causa é sempre algo positivo. Fecho parênteses.

A reação óbvia ao que contou Cleyton vem do fato do autódromo de Cascavel ser particular. Pertence a um consórcio formado pelos fundadores do autódromo ou seus filhos. Isso torna inviável qualquer investimento público.

A oposição de Edgar Bueno pode lhe atribuir vários defeitos. Desinformação não é um deles. O prefeito tem plena ciência da questão legal acerca da propriedade sobre a área de 39,6 alqueires que abriga a pista de corridas.

Ciência e conhecimento de cadeira, como dizem. Em 2004, ao final de seu primeiro mandato como titular do terceiro andar do Paço Municipal, Edgar assinou o ato de desapropriação do autódromo, depositando em juízo pouco mais de meio milhão de reais para os proprietários.

Aquele ato culminou num baita constrangimento para Aurélio Félix, que negociou com o Município a realização da etapa de sua Fórmula Truck e, na noite da sexta-feira, já com os treinos iniciados e com a reintegração de posse assegurada ao consórcio Autódromo de Cascavel Eventos Esportivos S/A, teve de assinar para o oficial de Justiça um documento declarando ciência de que estava promovendo seu evento em propriedade particular.

Ontem, antes das provas finais do Brasileiro de Marcas & Pilotos, conversei rapidamente com o prefeito por telefone. Ele estava em Pato Branco, acompanhando o desempenho do promissor Edgar Neto no Paranaense de Kart. Queria perguntar a ele até que ponto vai o fundamento do que ouço nos bastidores – de que estaria em vias de ser consolidada uma ação eficiente para a municipalização do autódromo.

Edgar e Cleyton, para o encontro de sexta-feira, foram recepcionados por Jorge Guirado no estande da CATVE. A entrevista feita pelo Jorjão com o dirigente vai ao ar hoje no “Bate Papo de Esportes”, que começa às 19h30. Dá para acompanhar o programa pela internet, também, no site www.catve.com.br.

Estarei lá, inclusive.

0 comentários: