domingo, 15 de novembro de 2009

Passando a régua

Não que isso tenha surpreendido alguém que acompanhasse de algum modo a competição, mas Marco Romanini, 21 anos, conquistou hoje à tarde o título do Brasileiro de Marcas & Pilotos. Foram três vitórias, o máximo que um piloto poderia acumular em pontos, já que uma das quatro baterias teria de ser descartada. Fez com Adriano Reisdorfer, vencedor de uma corrida, a dobradinha da equipe Stumpf.

Extravasando bem mais do que é seu costume na comemoração pelo título, na volta de desaceleração depois da etapa final, esmurrou tanto o teto do carro que chegou aos box com a mão em frangalhos. Meio enigmático, o Romanini. O piloto. Marcão Romanini, o pai, é da pá virada.

Dos cinco pilotos que foram ao pódio, quatro são de Cascavel - além dos dois "stumpfianos", Luiz Pielak, terceiro com o carro da Ferrari & Ferrari, e Ingmar Biberg, da Sorbara, quinto. O quarto foi o gaúcho Luciano Cardoso, que deixou Cascavel antes mesmo do pódio elevado à condição de persona non grata, pelos episódios de pista e também extra-pista dos quais foi apontado como culpado por vários pilotos. Os de pista, vi alguns. Mas nem sei que cara tem o meu xará gaúcho.

Campeonato Brasileiro, diga-se, a que muitos dirigiram críticas por acontecer em dois dias, espaço para quatro corridas, e aqui em Cascavel. O autódromo estava aqui, a pista estava liberada, quem quis vir participar, veio. Vieram 20 pilotos de Pernambuco, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, além, claro, dos paranaenses. Quem não quis, pode esperar a próxima edição.

Cleyton Pinteiro, o mandachuva da CBA - na foto entregando o troféu simbólico do título a Romanini -, já avisou que vai ser em Tarumã em novembro do ano que vem, o que leva a crer que o formato será repetido. Dos que participaram, muitos gostaram. A grande maioria, acho.

Ah, sim, houve também as polêmicas. Como a catimba de vários pilotos na quarta etapa, pelo fim da corrida sob a pressuposta alegação de falta de condições de segurança - que se seguiram da relargada a uma volta do final. Ou ainda a controversa série de punições aplicadas na última etapa, sete no total, aos pilotos que ultrapassaram o líder na largada depois de cinco voltas com o safety car na pista. Mais tarde, se o humor melhorar, darei aqui uns pitacos a respeito desses dois temas.

2 comentários:

Angelo Gomes disse...

Quero saber essas historias do Luciano Cardoso!!

Anônimo disse...

Luciano Cardoso já é pendurado no Gaucho de Marcas por bater em todo mundo....