quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Diferença entre as bolhas?

Diogo Pachenki, piloto da Copa Vicar Stock Car, comentou algo curioso, hoje. Sem qualquer tom de denúncia ou de reclamação, mas de estranheza, com cara de quem tenta entender o que se passa.

Diogo, recordista de vitórias da categoria, disse que os Peugeot 307 têm rendido bem mais que os Chevrolet Astra nesta temporada. Ele pilota um Astra.

Claro que a diferenciação de marcas na categoria é puramente visual – todos os carros consistem em conjuntos iguais de chassi tubular, motor e parafernálias mecânicas. As carrocerias é que imitam um ou outro dos dois modelos que patrocinam o evento.

O piloto não soube indicar possíveis causas para sustentar o que apontou. Apenas testemunhou que o motor de seu carro foi submetido a testes em dinamômetro antes e depois da corrida de 10 dias atrás em Curitiba. Garantiu estar tudo normal, o que não condiz com a alegada diferença de entre 2 e 3 km/h em velocidade final na comparação com os carros cobertos com a bolha do 307.

Dos 15 primeiros colocados no campeonato, 11 correm com o leãozinho da Peugeot no capô. Em sete corridas, os representantes da Chevrolet ganharam apenas duas vezes – Pachenki, em Interlagos, e Sérgio Jimenez, em Jacarepaguá.

Se a aerodinâmica da carroceria afeita ao modelo da Peugeot oferecer, de fato, alguma vantagem para rendimento em retas, Pachenki e vários outros pilotos terão bastante trabalho na etapa deste fim de semana, em Brasília. É no anel externo de Brasília, traçado mais veloz do calendário.

1 comentários:

Stringa disse...

Belo post... se tivéssemos "jornalismo" na cobertura da Stock isso daria pano pra manga...