Dia desses veio o Juliano Bastos, piloto lá de Cascavel e que anda perdido pelo mundo, me perguntar lá no Twitter se eu também achava absurda a taxa de inscrição nas 24 Horas de Interlagos. É uma taxa respeitável, de R$ 30 mil por carro.
Marcada para entre 28 e 29 de janeiro de 2012, com largada e chegada às quatro da tarde, as 24 Horas de Interlagos chegam à quinta edição. A primeira foi em 1960, essa da foto logo abaixo; a última, essa com largada ao estilo Le Mans da foto acima, que conseguimos extrair do arquivo pessoal do Bird Clemente, em 1970. Na década de 50, é verdade, já havia acontecido uma corrida nesse formato, só para carros da Mercedes-Benz. A do ano que vem vai integrar a programação oficial do aniversário da cidade de São Paulo, e o autódromo vai acolher, durante a semana toda, um sem-número de eventos paralelos. Vai ser muito movimentado, e só posso dizer que vou participar desde o primeiro dia.
Ponderei ao Juliano, quando de sua abordagem, o que sabia até então. Essa taxa inclui praticamente uma semana de pista entre treinos e corridas, o fornecimento de pneus e combustível, box montado e padronizado e, claro, a inscrição dos pilotos, mínimo de quatro e máximo de dez por carro. Falei que estava barato até demais, ele acabou concordando.
Ontem gravei uma entrevista com Toninho de Souza, organizador do evento, e o diretor de provas Sérgio Berti, que vai circular nos próximos dias pela internet. Minha participação, como sempre, foi dispensável, Toninho não precisa de ninguém lhe perguntando nada para dar o serviço completo.
Há mais coisas, além do que falei ao Juliano. Também incluídos na inscrição por carro estão o tanque de combustível de todos os carros, que terá revestimento interno de borracha e foi desenvolvido por uma empresa de aviação – e incorpora um sistema que evita vazamentos em caso de acidente –, o bocal de abastecimento que será instalado na lateral de cada carro participante, a torre que vai armazenar o combustível nos boxes, com a mangueira e o engate rápido, a entrega do combustível no box da equipe no horário solicitado (acabou aquela correria de mandar um mecânico com o vale-etanol ao posto para trazer mais um galão) e a cessão e a instalação em todos os carros do safety light. Esse é um sistema que já usam na Stock Car, que indica por luzes coloridas no painel as ocorrências na pista, uma eventual bandeira amarela, ou a ordem de entrar para o box para reparos no carro ou cumprimento de punição, coisas assim.
A edição de 2012 resgata um dos princípios que Barão Fittipaldi e Eloy Gogliano deenderam quando conceberam as 24 Horas de Interlagos há mais de meio século, que é a adoção de carros nacionais. Assim, o grid será composto apenas por modelos fabricados no Brasil – ou noutros países do Mercosul, notadamente a Argentina –, com motores 1.6. São, basicamente, os carros que integram as competições regionais de Marcas & Pilotos, o que vai facilitar a participação de equipes de todos os cantos do país. Não é figura de linguagem.
A organização do evento abriu vagas para 60 carros, e depois desses primeiros dias de comentários a respeito já há 30 fichas preenchidas na Interlagos Eventos Esportivos. É de se supor que as 60 vagas sejam preenchidas bem antes de 2011 terminar. Além dessas, haverá uma cota de nove vagas para convidados especiais
Juliano Bastos, aliás, ganhou a primeira corrida que narrei ao vivo na televisão. Foi a terceira etapa do Regional de Marcas & Pilotos de Cascavel, em 2006. Transmiti pela CATVE, do Jorge Guirado, e meu comentarista foi o ex-piloto Flávio Poersch. A foto aí abaixo é do Juliano em ação naquela corrida com um Voyage do grupo N. Atuou como parceiro do Thiago Dalla Vale, que sumiu. No grupo A, quem ganhou aquela corrida foi Mário César Bonilha, que hoje está fazendo história no Trofeo Linea.
Será que Juliano e Cesinha vão estar no grid das 24 Horas?
3 comentários:
Fala Luc, tranquilo? poisé achei caro, mas como todo brasileiro só li o começo e depois vi que compensa sim.
Referente a ida, se depender da minha vontade já lavo o "pijama" hoje rs..
Este final de semana estive com alguns pilotos de Curitiba, e a equipe POliservice do Cazun/ Serman vão.
Gastão Weigerth é outro que procura pilotos para levar seu carro.
Um Abraço.
Muito legal este evento. Não seria de interesse geral, o site divulgar, não somente o regulamento, mas também estas equipe e pilotos já inscritos?
abs.
Dú
É uma ideia com a qual concordo, Dú. E que acabo de compartilhar com o Pedro Rodrigo.
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