sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

A Liga Nacional do Desporto Automobilístico

No autódromo de Londrina, cruzo com Rogério Silveira e sua esposa Luciana Milczevsky, promotores do Campeonato Paranaense de Endurance e também da Copa Turismo Show, competição das categorias Stock 5000 e Marcas & Pilotos, esta com subdivisões em vários grupos técnicos e de graduação. A 18ª edição das 500 Milhas, amanhã, também vai contar pontos, com peso dobrado, pela etapa final da competição estadual de longa duração.

Rogério e Lu, como todos se referem a eles, fazem parte de uma lista de promotores de eventos insatisfeitos com os rumos dados ao automobilismo pelos dirigentes da CBA e das federações. Por isso, sem que tentem manter qualquer segredo a respeito, vão tratar de colocar suas categorias, em 2010, sob o guardachuva da LNDA. Que vem a ser a Liga Nacional do Desporto Automobilístico. Segundo Rogério, é uma entidade já constituída. "Não é nada pirata. É uma entidade com todo o amparo jurídico", explicou.

"Eu não entrei nisso pra fazer número, o que quero é fazer automobilismo. É do que eu gosto, é do que eu vivo", ele argumenta. Para o próximo ano, os planos são, digamos, ousados. Competições nacionais estão na pauta. "Nós não vamos usar o nome Campeonato Brasileiro para nenhuma delas. Campeonatos brasileiros são os da CBA. Os nossos terão o nome Campeonato Nacional", antecipou-me.

Podem estar movidos por devaneios, Rogério e Lu. Torço para que não. Os campeonatos nacionais que planejam contemplam categorias com os antigos Omega da Stock Car - estes já integram sua Copa Turismo Show - e de Marcas & Pilotos. Contemplam, também, a Fórmula V, que devolveria às pistas os carros da antiga Fórmula A, dos anos 80 e 90. São monopostos que utilizavam motores Volkswagen de 1.600cc e pneus radiais. Rogério garantiu que já há sete unidades prontas para competição.

E, a menina dos meus olhos, há planos também, por parte da LNDA, do Campeonato Nacional de Speed Fusca. Nunca entendi porque entidade nenhuma dignou-se a promover uma competição de grande âmbito com os Speed.

Sonhar não custa. Trabalhar pelo sonho custa, e é para quem tem disposição. E, depois de ouvir sobre a Speed Fusca e a Fórmula A que virou Fórmula V, vou sonhar junto com Rogério e Lu.

4 comentários:

Pedro Rodrigo disse...

Faço votos para que Rogerio e Luciana, tenham sucesso, Nunca gostei das ligas, mais porem com o rumo que a CBA está tomando, não temos para onde fugir.

Unknown disse...

Saiu do poder, muda de opinião. Muito fácil!

Angelo Gomes disse...

Liga o flashhh Luc!!!!

LIGAS DE DESPORTO - UNIDAS NINGUÉM NOS PARA! disse...

Agradecemos pelas considerações, e é uma pena que se tratando de automobilismo, estejamos falando em divisão e não soma de esforços... Uma visão totalmente retrograda para um país com um povo trabalhador e democrático...
Felizmente ou infelizmente para alguns é necessário concorrência, a tal SOBERANIA, como disse nosso Diretor de Prova - Bento Tino no briefing da nossa última etapa em Curitiba (Nós somos Soberanos), é realmente uma forma de poder a qualquer custo, ou custe o que custar...
Nós trabalhamos 24hs com automobilismo e não estamos brincando de casinha... precisamos de pessoas que acreditem em nosso trabalho, como foi até hoje... não queremos ficar na história do automobilismo e sim fazer uma nova história. Em diversos países as LIGAS são muito mais fortes que as federações... sabe qual a diferença aqui é termos apoio forte de pessoas esclarecidas usando a "Lei" a nosso favor, ou vocês acham que a Confederação e as Federações são "SOBERANAS", como bang-bang, os fora da lei...
É parar para pensar e começar a mudar os conceitos... parar o tempo, enfrentar a realidade, ou se preparar para a nova era, sem soberamos e nomopólio...
Qualquer dúvida estou deixando a disposição meus contatos.

Luciana Milczevsky
Presidente - L.N.D.A.
Luciana@paranavelocidade.com.br
(041) 9634 5761