sábado, 12 de dezembro de 2009

Xandinho, as impressões e a chuva

Em se tratando de automobilismo, ter quilômetros rodados em treinos e corridas não faz diferença só na batalha contra o cronômetro. Vale, também, para atitudes extrapista, como testemunhei há poucos instantes aqui em Londrina.

As 500 Milhas, com 38 carros no grid, terá 86 pilotos em ação. No briefing obrigatório de ontem, o diretor de prova Bento Tino Cesca recomendou aos pilotos que manifestassem suas impressões sobre as condições de competição em caso de continuidade da chuva.

Xandinho Negrão, piloto de vasto currículo no Brasil e no exterior, foi o único a procurar a direção de prova para tratar do assunto. Ninguém mais. Esteve há pouco, durante o warm up, aqui no terceiro andar da torre. Procurou alertar Cesca que não haverá condição de largada sem o safety car na pista. Mexendo as mãos e o corpo para imitar as reações de seu Ford GT40, narrou com detalhes sua quase saída de pista.

"Para os carros de turismo, não é tanto o problema. Para o nosso, a Ferrari e os protótipos, que são mais baixos, não há condição de largar sem risco. Safety", recomendou o paulista.

O warm up teve duas interrupções por bandeira vermelha. Uma, pelo acidente com o protótipo de Marcelo Borghesi. Outro, pela saída de pista da Ferrari de Chico Longo, que ficou atolada na brita.

Cesca acaba de consultar a meterologia na internet, na página do Weather Channel. A possibilidade de chuva na hora da corrida é de 60%.

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