domingo, 30 de setembro de 2012

A mais rápida e a melhor

CASCAVEL – A rivalidade foi lançada, da forma mais sadia, e teve esse reforço aqui no “Globo Esporte” de ontem. Afinal, qual é a pista mais rápida do Brasil? A de Cascavel ou a de Tarumã? As duas últimas etapas da Stock Car facilitam a conclusão.

Já havia dado Cascavel pelos resultados de treinos classificatórios. Átila Abreu foi pole-position aqui com uma volta em 1min02s487, com média de 176,177 km/h para o traçado cascavelense que, embora inalterado, teve sua extensão ampliada de 3.032 para 3.058 metros como efeito do alargamento da pista – a medição é feita pelo eixo central, que acabou deslocado para o lado externo. Nada disso importa agora.

A pole do japa-turco-libanês Allam Khodair em Tarumã, ontem, veio com 1min03s770. Segundo a indicação da cronometragem da Stock Car, a média da volta foi de 171,56 km/h – e aí há uma querela, porque a gauchada confirma que não houve mudança na extensão da pista, de 3.016 metros, e com esses elementos as fórmulas matemáticas apontam para 170,261 km/h de média na volta de Khodair. De jeito ou outro, mais lento que Cascavel.

A volta mais rápida da etapa cascavelense foi do vencedor Valdeno Brito, que marcou 1min03s523 na 28ª das 37 voltas – e sem ter trocado pneus durante a prova. A média dele foi de 173,304 km/h. Hoje em Tarumã, a melhor volta foi do Vitor Meira, 1min05s787 na 24ª passagem, média de 165 km/h.

Os números mostram, pois, que Cascavel tem uma pista mais rápida que a de Tarumã. Essa conclusão o #DataLuc pode avalizar. Agora, quer ver como se joga fogo na discussão dos mais fanáticos defensores de cada pista? É só desafiá-los a comparar a curva do Bacião, aqui, com a Um, de lá. Qual das duas é melhor?

Eu abro o arranca-rabo entre tarumânicos e cascavelistas votando no Bacião.

ATUALIZANDO EM 30 DE SETEMBRO, ÀS 10h38:

Os anéis externos dos autódromos de Brasília e de Curitiba, ambos já tendo recebido corridas da Stock Car, apresentam médias de velocidade bem mais altas que as de Cascavel e Tarumã e foram desconsiderados no levantamento de ora justamente por serem traçados opcionais de autódromos que têm seus traçados mistos como circuitos originais.

1 comentários:

Anônimo disse...

Pelo que observei na tv, depois de pilotar no Bacião, o cara faz a curva um de ré.
abçs
Osires