quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Quem já correu lá

SÃO PAULO - Vou arriscar uns chutes sem qualquer embasamento técnico, científico ou filosófico sobre a experiência dos pilotos da Stock Car na pista de Cascavel, que recebe a oitava etapa da temporada neste domingo - a foto aí de cima, feita hoje cedo pelo Duda Bairros, mostra o trabalho final de preparação da pista para a festa. E mostra, também, a antiga torre, mantida a título de, hã, preservação do contexto histórico do autódromo, e tal.

Claro que, com a reforma do autódromo, que manteve o traçado mas mudou algumas de suas características, todos os 32 pilotos vão abrir os treinos de amanhã em pretensa igualdade de condições. Alguns deles, acho que a maior parte, já tiveram experiências no traçado cascavelense. Vamos aos que eu lembro.

Cacá Bueno, líder, já correu lá, na época do Superturismo Sudam. Seu parceiro na Red Bull Racing, Daniel Serra, nunca. Ricardo Maurício, vice, já até ganhou corrida em Cascavel, em 1995, ano em que foi campeão da Fórmula Ford. Um ano antes, seu atual companheiro na Eurofarma-RC, Max Wilson, havia disputado a etapa cascavelense do Sul-Americano de Fórmula 3, num episódio que ele requentou meses atrás à mesa de um bom bar em Portugal, vale um post qualquer dia desses.

Sem maiores delongas, Valdeno Brito, Ricardo Zonta, os gêmeos Rodrigo e Ricardo Sperafico, Duda Pamplona, Vitor Meira e Xandinho Negrão já participaram de etapas da F-3 em Cascavel – Vitor, inclusive, conquistou lá o título de 2000, com dois segundos lugares, nas vitórias de João Paulo Oliveira e Néstor Furlan. David Muffato praticamente não conta, disputou várias categorias em Cascavel, inclusive ganhou lá pela Fórmula 3 Light em 1996.

Nonô Figueiredo, salvo improvável engano, estava em pelo menos um dos grids cascavelenses da Fórmula Uno ou da Fórmula Palio, no início dos anos 90. Cláudio Ricci, que participa da etapa pela Bassani Racing, teve experiências na Pick-up Racing. Acho que fez provas de Endurance lá, também, não é certeza. Não sei se deveria ter contato que o Ricci vai correr pela Bassani, mas agora já foi. Amanhã ele vai estar na pista e todo mundo vai saber, mesmo.

Não tenho lembrança de participações de Thiago Camilo, Luciano Burti, Júlio Campos, Allam Khodair, Marcos Gomes, Denis Navarro, Lico Kaesemodel, Antonio Pizzonia, Galid Osman, Diego Nunes, Pedro Boesel, Popó Bueno, Tuka Rocha, Eduardo Leite, Giuliano Losacco, Diego Freitas, Patrick Gonçalves, Pedro Nunes e Felipe Maluhy – esse já competiu em Cascavel, mas no Brasileiro de Rali.

E, para quem me questiona sobre horários, a programação da Stock Car para Cascavel está aqui.

ATUALIZANDO EM 13 DE SETEMBRO, ÀS 19h33:
O catedrático Rodrigo Mattar, cá em Interlagos, revela sua suposição de que Popó Bueno e Giuliano Losacco possam ter disputado corridas da Fórmula Uno ou da Fórmula Palio em Cascavel. Como o DataMattar também tem lá sua credibilidade, observação frisada. Quem tiver a resposta à pendenga estatística que se manifeste.

0 comentários: