sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Especial: da Fórmula 1 para a Stock Car

Ingo Hoffmann, maior de todos os vencedores da história da Stock Car, também tem sua carreira marcada por uma passagem pelo Mundial de Fórmula 1

Quando um piloto começa sua carreira fora do kart, seu pensamento normalmente fica em se tornar um piloto de Fórmula 1 algum dia. O caminho é árduo, duro e às vezes injusto, pois a vaga nem sempre depende do talento. E quem pode contar muito bem como é esse caminho são os três pilotos que já passaram por lá e hoje fazem parte do esquadrão da Stock Car: Antonio Pizzonia, Luciano Burti e Ricardo Zonta.

Dos três, o amazonense Pizzonia foi o último a fazer parte da F-1. Pilotando pela Williams numa época em que a equipe começava um descenso, o "Jungle Boy", apelido que tinha na Europa, entrou substituindo o lesionado Ralf Schumacher após seu acidente no GP dos Estados Unidos em 2004. Após a F-1, além de correr em categorias paralelas como a Champ Car, A1 GP e GP2, estreou na Stock Car em 2007 pela Win Motorsport. Mas foi pela equipe de Amir Nasr foi onde os resultados começaram a surgir, em 2009.

Pizzonia comentou que não é só porque já pilotou na Fórmula 1 que o caminho é fácil. "Claro, um piloto que atinge a Fórmula 1 tem um talento alto, mas o contrário também é verdadeiro. Não é porque um piloto que não foi para Fórmula 1 que ele é ruim, muito pelo contrário, a grande maioria dos pilotos da Stock Car tem um nível muito alto. A categoria, sem sombra de dúvidas, tem um dos grids com os melhores pilotos do mundo", disse Pizzonia, que completou comentando como foi a adaptação aos carros de turismo.

"Antes da Stock, eu nunca tinha realmente disputado um campeonato em carros de turismo. É um baque, pois o comportamento e o peso do carro é muito diferente. Gasta-se muito tempo praticamente reaprendendo a pilotar, tamanha a mudança", revelou Pizzonia, piloto da Comprafacil.com/JF Racing, que na temporada de 2012 está com 42 pontos no campeonato ocupando a 15ª posição.

Burti, que entrou na F-1 e na Stock Car antes de Pizzonia, mantém um posicionamento semelhante ao colega no quesito diferença de pilotagem. Para o piloto da Itaipava Racing Team, apesar de toda eletrônica embarcada num Stock Car, a dificuldade de manter um carro desse na pista é bem mais complicado que com um monoposto. “Se tem uma palavra que pode definir o carro da Stock, essa é a expressão “bruto”. Arisco, acelerar esse carro em condições adversas, como na chuva, é uma verdadeira complicação. São 500 cavalos distribuídos em um chassi tubular de quase 2 toneladas”, diz.

Zonta foi o único que já pilotou categorias de monocoque fechado, como o Mundial de GT1 e as 24 Horas de Le Mans. Desde 2007 na Stock Car, está tendo um ano complicado e soma 33 pontos, suficientes para ocupar a 20ª posição no campeonato.

A lista de ex-pilotos de Fórmula 1 que passaram pela Stock Car é extensa. Além de Pizzonia, Zonta e Burti, foram outros sete nomes. Raul Boesel tem uma história singular com a categoria. Disputou a primeira temporada, em 1979, foi eleito revelação do ano e partiu para a Europa. Correu na Fórmula 1 em 1982, pela March, e em 1983, pela Ligier. Depois de anos de destaque na Fórmula Indy, voltou à Stock em 2001 e ficou até 2008.

Ingo Hoffmann teve uma trajetória inversa. Participou de seis GPs de F-1 pela Copersucar-Fittipaldi, entre 1976 e 1977, e sem sucesso na Europa voltou ao Brasil. Na Stock, construiu uma carreira de sucesso, com 12 títulos e 76 vitórias até a aposentadoria, em 2008.

Chico Serra correu na F-1 em 1981 e 1982 pela Fittipaldi e fez três corridas pela Arrows em 1983. Na Stock Car, foi tricampeão na transição dos anos 90 para a década passada. Competiu até 2007 e voltou em 2009 para mais um campeonato.

Piloto da F-1 de 1992 a 1994, com passagens pelas equipes Minardi e Footwork, Christian Fittipaldi foi outro que teve passagem pela Stock Car. Teve várias participações entre 2004 e 2011.
Enrique Bernoldi, que participou do Mundial de F-1 em 2001 e em parte do campeonato de 2002 pela Arrows, disputou duas temporadas na Stock Car. Em 2007, o paranaense defendeu a equipe Action Power. Em 2009, foi piloto da RCM.

Também paranaense, Tarso Marques participou de 24 GPs em 1996, 1997 e 2001, sempre pela Minardi. Na Stock, competiu de 2006 a 2009. Outro ex-Fórmula 1 com passagem pela categoria nacional é Jacques Villeneuve. Campeão mundial em 1996, o canadense participou no ano passado, como convidado especial, da “Corrida do Milhão”, em Interlagos.






































Em sentido horário, a partir da primeira foto lá em cima, os ex-pilotos de Fórmula 1 que já atuaram ou atuam na Stock Car: Chico Serra, Tarso Marques com Jacques Villeneuve, Christian Fittipaldi, Raul Boesel, Antonio Pizzonia, Luciano Burti, Ricardo Zonta e Enrique Bernoldi


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