terça-feira, 11 de setembro de 2012

Contra o tempo, sempre

Essa vida de trabalho com as corridas é bastante aprazível, quanto a isso ninguém com algum apreço pelo automobilismo e pela motovelocidade tem dúvida. Mas é bastante cansativa, também. Às vezes submete-nos a uma correria quase besta.

Estando cá em Cascavel, bem longe do eixo onde as coisas costumam acontecer e ser decididas, essa agenda contempla muitas horas em hotéis e aeroportos, o que faz uma diferença e tanto naquela cotinha de 168 horas semanais. Esta semana, por exemplo, no que diz respeito à pilha de papel esperando alguma atenção na minha mesa aqui na agência, terá durado escassas oito horas. É, uma semana de oito horas.

O lido com as corridas traz algumas atribuições, também. Muita gente ligada ao automobilismo tomou este modesto blog como fonte para acompanhar o processo de revitalização do autódromo de Cascavel, missão que penso ter cumprido com alguma dose de esmero e eficácia. E na hora H, no momento do grand finale, que foi a reativação prática com o movimentadíssimo evento da Fórmula Truck no início de agosto, lá estava eu bem longe de Cascavel, vivendo uma experiência inédita na minha ainda curta carreira como narrador de corridas, na transmissão do Copa Petrobras de Marcas em Jacarepaguá. Não vi e não vivi as coisas que aconteceram por aqui.

Domingo agora teremos outro momento histórico, a volta da Stock Car a Cascavel depois de 20 anos, um feito que mereceu meus pitacos lá no blog também, mesmo antes de sua confirmação – confirmação que aconteceu no exato instante em que eu voava para algum lugar, honestamente não lembro qual, para cumprir atribuições em algum evento de automobilismo. A cidade, ou a parte dela que vive o automobilismo, já está há alguns dias no clima da Stock Car e de suas categorias de suporte. Não tenho vivido essa expectativa. Passei os últimos seis dias envolvido com a inédita corrida da Fórmula Truck lá no interior da Argentina, em Córdoba, um evento do qual trouxe, para minha bagagem de vida pessoal, muitos fatores interessantes e positivos.

Cheguei em casa ontem, já tarde da noite. E amanhã cedo já encaro outro voo para São Paulo, Interlagos recebe a etapa brasileira do Mundial de Endurance organizada pelo Emerson Fittipaldi, e um dos eventos que atendo, o Porsche GT3 Cup Challenge Brasil, estará na programação de suporte à da corrida dos velocíssimos protótipos. Stock Car, Copa Montana e Mini Challenge terão seus pilotos e carros na pista de Cascavel já a partir da sexta-feira, não vou participar de nada disso.

De quase nada, na verdade. Consegui costurar uma agenda um tanto complicada – já é rotina... – para estar de volta a Cascavel no sábado à noite. No domingo, convite irrecusável do Jorjão Guirado, narro para a CATVE as etapas da Copa Montana e do Mini Challenge, o Ângelo Giombelli é quem estará ao meu lado nessa transmissão, que será disponibilizada não só aos dezenas de municípios abrangidos pela emissora, mas para qualquer ser humano que disponha de uma conexão de internet e disposição para acompanhar a corrida aqui pelo site.

E no meio da semana que vem já virá outra viagem, a Santa Cruz do Sul, de onde vou narrar para a Record News as corridas da terceira etapa do Moto 1000 GP. Mas com essa eu me ocupo a partir de segunda-feira. Antes disso, meus poucos neurônios serão compartilhados entre as causas e coisas de Porsche Cup, Porsche Challenge, Copa Montana e Mini Challenge. Além, é claro, da corrida histórica da Stock Car, onde minha única atribuição será assistir, acompanhar e, por que não?, torcer.

Tenho uma boa equipe na Stock Car, afinal.

0 comentários: