quarta-feira, 20 de junho de 2012

Lucas

CASCAVEL - Enquanto a gente vem às redes sociais pra sortear e concorrer a mimos do automobilismo, ou pra insistir no óbvio com acusações à corrupção da corja política que dita o ritmo, ou pra reclamar do trânsito carregado, ou pra postar fotos de gatinhos, ou pra gritar “goooooooooool” e “chupa, Neymar”, há quem busque essas ferramentas de hoje por causas que realmente fazem sentido.

É o caso de um grupo que busca auxílio aos familiares do garoto Lucas, de quatro anos, é possível que já tenha completado cinco. “Compartilhe solidariedade, doe mais um dia de vida” é o título da campanha trazida a efeito nesse perfil aqui do Facebook. O Luquinhas nasceu com uma doença chamada epidermólise bolhosa, uma doença que o impede de levar uma vida normal. Tem todo o corpo corroído por lesões, não tem os dedinhos nas mãos. Sofre o Lucas, sofrem seus familiares.

Naveguei um pouco, no Facebook, pelos vários campos do perfil indicado. Zilhões de internautas manifestam pedido de orações ao Lucas, o que sempre é bom, claro. Mas a família do garoto, que vive em Montes Claros, cidade do interior mineiro, precisa de dinheiro para o tratamento. Segundo informa a reportagem, aparentemente feita por uma equipe do SBT, que é de cortar o coração, são cerca de mil reais por mês gastos com pomadas, soro fisiológico e os medicamentos capazes de diminuir o sofrimento do garoto. A doença não tem cura.

Mil reais. Não é uma fortuna para a maioria dos que passam os olhos por aqui vez ou outra, todos pimpões e com filhos lindos e sadios. É de se supor que as campanhas motivadas pela comoção causada pelo caso de Lucas levantem sem maiores dificuldades esse valor. Por outro lado, se todo mundo supuser e ninguém contribuir, o tratamento não anda.


As lágrimas de Lucas, resultado de sua dor enquanto lhe são tiradas as ataduras dos bracinhos para o banho, fazem verter as minhas, não é vergonha admitir. Algum de nós, diante do drama do menino, vê mesmo motivo pra reclamar da vida?

A reportagem da televisão apela ao ensaiar Lucas a agradecer a Jesus por mais um dia, embora alguns escritos que vasculhei na internet façam menção ao fato do menino agradecer a Deus todos os dias pela ajuda que recebe. Imagino que Lucas não tenha a mínima ideia de quem tenha sido Jesus, ou o que possa representar em seu sofrimento, é um assunto a que cada um, com sua fé ou sua convicção sobre as coisas da religião, tem sua própria verdade. Não vem ao caso. Como não vêm ao caso teores apelativos na linha “faça um sacrifício pela causa”. Não.

A reportagem que reproduzi aí acima não é tão recente. Foi veiculada no começo do ano pelo programa “TV Verdade”. Rendeu, segundo informou o site da TV Alterosa, R$ 37 mil em doações após sua veiculação.














Quanto à campanha, haverá quem acuse ser mais um golpe via internet, já que indica-se uma conta bancária para absorção de donativos. Haverá os que entendem ter suas próprias querelas a dar solução. Ou os que consideram que os R$ 37 mil auferidos na matéria, por uma matemática simples, são suficientes para três anos de tratamento do garoto e que por isso a questão está resolvida. Haverá, igualmente, os pré-dispostos a ajudar. Com um real. Com dez, ou duzentos.

Aos desse último grupo, transcrevo aqui os dados bancários divulgados pela campanha. A conta-poupança 86668-5/500, registrada na agência 0238 do banco Itaú, está em nome de Vanessa Alves da Costa, mãe de Lucas. Ela tem o CPF 052.411.296-77.

E, claro, é de se esperar que os que têm algum tipo de fé usem-na com o Lucas, também. Vale quase tanto quanto um sorriso ou um gesto de carinho que se possa despender ao garoto.

1 comentários:

Bob disse...

como eu consigo falar com ele? queria muito poder ouvir a voz dele,